por Fabrício Samahá
Freio a disco: vantagens e
adaptação
Adquiri
um Vectra GLS com freio a tambor nas rodas traseiras. Só
descobri que não era a disco depois de efetivado o
negócio. Gostaria de saber qual a diferença, em termos
de segurança e qualidade, do freio a disco sólido
e o freio a tambor.
João Luiz de Lucca Sobrinho
joaodelucca@uol.com.br
Parabéns pelo excelente nível técnico do site. Possuo
um Kadett GLS 2.0 98. Seria viável e seguro trocar os
freios traseiros por discos sólidos ou ventilados? A
operação sairia cara? Há muitos riscos envolvidos na
operação? Quais seriam as dimensões recomendadas?
Ramon Barbosa Dias
rpdias@for.sol.com.br
Fortaleza, CE
A maior vantagem
do freio a disco sobre o sistema a tambor é a facilidade
de dissipação de calor, pois o conjunto (disco e
pastilhas) fica exposto à passagem de ar. O sistema a
tambor, por conter as lonas num compartimento fechado (a
"panela"), está mais sujeito a perda de
eficiência por superaquecimento, conhecida por fading
-- termo erroneamente traduzido como fadiga por alguns,
já que o verbo fade em inglês significa
desaparecer.
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