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CONSULTÓRIO TÉCNICO

por Fabrício Samahá

Freio a disco: vantagens e adaptação


Adquiri um Vectra GLS com freio a tambor nas rodas traseiras. Só descobri que não era a disco depois de efetivado o negócio. Gostaria de saber qual a diferença, em termos de segurança e qualidade, do freio a disco sólido e o freio a tambor.

João Luiz de Lucca Sobrinho
joaodelucca@uol.com.br


Parabéns pelo excelente nível técnico do site. Possuo um Kadett GLS 2.0 98. Seria viável e seguro trocar os freios traseiros por discos sólidos ou ventilados? A operação sairia cara? Há muitos riscos envolvidos na operação? Quais seriam as dimensões recomendadas?

Ramon Barbosa Dias
rpdias@for.sol.com.br
Fortaleza, CE



A maior vantagem do freio a disco sobre o sistema a tambor é a facilidade de dissipação de calor, pois o conjunto (disco e pastilhas) fica exposto à passagem de ar. O sistema a tambor, por conter as lonas num compartimento fechado (a "panela"), está mais sujeito a perda de eficiência por superaquecimento, conhecida por fading -- termo erroneamente traduzido como fadiga por alguns, já que o verbo fade em inglês significa desaparecer.