Tacada certeira

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Criado para o segmento de entrada, o VW Polo amadureceu, ganhou
equipamentos e passou a figurar entre os compactos superiores

Texto: Thiago Mariz - Fotos: divulgação

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Quase igual na aparência, o Audi 50 precedeu o Polo em um ano, mas oferecia melhor acabamento e motor superior por preço também maior

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A primeira geração do modelo da Volkswagen: concepção moderna, 3,65 metros, motor transversal de apenas 900 cm3 e tração dianteira

Na década de 1970 a Volkswagen alemã resolveu que era hora de mudar seus conceitos. Até então seus carros seguiam o esquema de motor traseiro e arrefecimento a ar, uma receita que fez tanto sucesso com o lendário Fusca que ficava difícil buscar a modernidade nos projetos seguintes. Mas ela veio com o Passat, em 1973, o primeiro modelo desenvolvido e lançado pela VW com motor dianteiro e arrefecido a água — antes dele existiu o K 70, um projeto herdado da NSU que não teve sucesso. Logo em seguida apareceu o Golf, com a mesma proposta mecânica e um dos carros mais vendidos de todos os tempos.

Nesse contexto, a marca do "carro do povo" percebeu a necessidade de um veículo menor, mais simples e barato — um carro de entrada. Estava lançada a pedra fundamental do Polo. Apresentado em Hanover em março de 1975, apenas um ano depois do Golf, o modelo mantinha a ideia de batismo com um nome relacionado ao esporte. No jogo de Polo, quatro jogadores por equipe montados em cavalos golpeiam uma bola com um taco, tentando marcar gols no arco da equipe adversária. A tacada de mestre trouxe familiaridade à linha, pela semelhança com o Golf, e agregou um valor despojado ao modelo. E a ideia era essa mesma. Como acontecera dois anos antes com o Passat, que era praticamente uma versão de dois volumes do Audi 80 de 1972, o Polo era baseado no primo mais rico Audi 50 — na verdade tinha carroceria idêntica, mas era mais simples no acabamento e oferecia a opção de motores de menor desempenho. Cumpria bem seu papel como carro para começar a vida sobre rodas.

Em termos estéticos, o Polo trazia grande semelhança com os irmãos Golf e Passat. A parte dianteira era muito parecida com a deste último, mas com balanço mínimo, permitido pelo uso de motor transversal como no Golf (no Passat era longitudinal). Um farol circular de cada lado era aplicado sobre a grade simples de frisos horizontais. As linhas retas tinham na lateral apenas um vinco e a traseira, inclinada, contava também com balanço reduzido e lanternas retangulares e discretas. Por dentro, o ambiente espartano estava em consonância com os VW mais simples da época, incluindo os brasileiros. O volante tinha aro fino e grande diâmetro, típico alemão, e o painel mostrava linhas retas com os instrumentos essenciais.

Em um carro diminuto e de entrada, e em meio à primeira crise do petróleo, o motor só poderia ser modesto. Com apenas 900 cm³ de cilindrada, a pequena unidade de quatro cilindros fornecia potência de 40 cv e torque de 5,8 m.kgf, o que resultava em agilidade mediana e exigia paciência ao encarar uma rodovia. Mas isso não impedia o pequeno Polo de usufruir uma suspensão moderna, com conceito McPherson e raio de rolagem negativo à frente, eixo traseiro de torção e molas helicoidais — mais uma vez, seguindo o caminho de Passat e Golf. Frugal no consumo e seguro, menor e mais espaçoso que o Fusca, o novo carro logo mostrou a que veio.

Pesava apenas 700 kg e media 3,65 metros de comprimento, 1,58 m de largura, 1,35 m de altura e entre-eixos de 2,33 m. Havia duas versões de acabamento, a Normal e a L. Na primeira até o servo-freio era suprimido e o controle de nível de combustível se resumia a uma luz-piloto. Mas custava e consumia pouco, e isso era tudo em sua categoria, que passava pelos compatriotas alemães Ford Escort e Opel Kadett; os italianos Autobianchi A112 e Fiat 127; os franceses Renault 5, Simca 1000, Peugeot 104 e Citroën 2CV e o inglês Mini. Continua

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Data de publicação: 20/6/09

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