Ao lado do bom desempenho, esse Toyota conquistava pela grande estabilidade, em que o limite de aderência estava muito acima do usual

Cedido pelo Celica, o motor de 1,6 litro e 16 válvulas fornecia potência entre 112 e 130 cv, conforme o mercado e o uso ou não de catalisador

O modelo 1986 ganhava elementos externos na cor do carro e a opção de bancos de couro; o teto removível T-Top era alternativa ao teto solar

A aplicação de um compressor levou o motor 1,6 a 145 cv, o que deu ao MR2 Supercharged novo potencial diante de rivais como o Pontiac Fiero

Já o transeixo formado pela caixa de câmbio de cinco marchas e o diferencial, na traseira, era o do sedã Corolla de tração dianteira adaptado à nova posição. Alguns mercados contavam com a opção de caixa automática de quatro marchas e de um motor menor, de 1,5 litro e 83 cv. Ele tinha suspensões independentes McPherson, pneus 185/60 R 14 e freios a disco.

O primeiro teste da revista norte-americana Popular Mechanics com o MR2 descreveu-o, com bom humor, como "tão estonteante de dirigir que você quase pode perdoar seu visual". De fato, comportamento era seu ponto alto: "Você tem de ir muito longe — mais que qualquer pessoa sã iria — antes de atingir o limite de aderência dos pneus. Mesmo lá, você tem avisos o bastante, porque ao se aproximar da escapada você primeiro nota algum subesterço, depois uma rápida transição ao sobresterço e, se continuar além desse ponto, você força os quatro pneus a sair ao mesmo tempo".

Outros atributos, também relacionados ao prazer de dirigir com vigor, eram "as respostas rápidas de direção, em que assistência não é oferecida nem necessária, e os freios suaves, positivos e livres de fade [perda de eficiência por aquecimento]. Quanto ao motor, a revista opinava: "Parece relativamente fraco em baixa rotação, mas vem muito forte acima de 4.500 rpm". A fábrica anunciava aceleração de 0 a 96 km/h em 8,7 segundos.

Também nos EUA, a Car and Driver selecionou o modelo entre seus 10 prediletos para 1986 e 1987. E justificou-se: "A ideia de usar componentes de chassi de tração dianteira como base para um carro esporte de motor central não é inovadora, mas a execução da Toyota avança o conceito a um novo patamar. Seu coração é um quatro-cilindros cheio de alma que pensa que qualquer avenida é um grid de Fórmula 1. Ajudando o motor de 7.500 rpm está uma das caixas de uso mais macio do lado de cá de um McLaren. E o chassi é tão equilibrado que um bom par de mãos no volante pode fazer mágicas com esse carro".

Na Inglaterra, a revista What Car? colocava-o frente a frente ao Fiat X 1/9. Os dois foram muito bem avaliados em estabilidade, sendo a do japonês assim descrita: "Ele oferece limites de aderência que a maioria dos motoristas jamais vai atingir. A combinação de direção precisa, um chassi com soberbo equilíbrio e uma suspensão bem elaborada faz do MR2 um carro controlável e de comportamento seguro. Ele não se inclina, não tenta abrir a curva ou faz sua traseira sair: apenas esterça nas curvas em um modo estável, neutro".

Com potência bem maior (122 contra 85 cv), o Toyota ficou bem à frente em aceleração e venceu também em velocidade máxima e retomada. A revista o considerou ainda o mais confortável de usar, com melhores espaço, visibilidade e nível de ruído. Sua conclusão: "Cada um que dirigia o MR2 voltava com os olhos brilhando sobre o que é, sem dúvida, o melhor carro esporte do Japão até hoje. É um carro tão refinado sob qualquer aspecto que, no momento, é difícil ver quem possa superá-lo".

De volta aos EUA, a Popular Science colocou o MR2 lado a lado com o Pontiac Fiero GT, também de motor central, e o Mazda RX-7 GSL-SE com a unidade rotativa Wankel. E aprovou o pequeno Toyota: "Ele percorreu o teste de troca de faixa da pista com um dos melhores tempos já registrados. (...) Embora não seja o mais rápido, o MR2 ainda é ágil e oferece estabilidade superior. Excelente economia, fáceis acesso e saída, e um cinco-marchas suave são outros fatores a favor do Toyota. Seu motor de alta rotação, os bons freios e o excelente equilíbrio do chassi são convincentes".

Fôlego renovado  
Poucas alterações de monta foram feitas no MR2 nos primeiros anos. O modelo 1986 vinha com para-choques, molduras laterais e defletores à frente das rodas traseiras pintados na cor da carroceria, em vez de pretos, e ganhava a opção de revestimento dos bancos em couro. Na linha seguinte o carro recebia novas lanternas traseiras, aparelho de rádio maior (padrão duplo DIN), volante de três raios e a opção do teto chamado de T-Top, em que painéis sobre os ocupantes podiam ser removidos para dar a sensação de um conversível, mantendo uma barra longitudinal ligando o para-brisa à seção traseira para maior rigidez estrutural. Continua

Nas telas
As aparições do MR2 no cinema foram em geral discretas, apesar de muitas vezes ele estar personalizado e em cores chamativas. Da primeira geração há poucos registros, mas um modelo 1985 branco era visto na bem-sucedida série de TV Miami Vice, exibida de 1984 a 1990, que mostrava as aventuras de investigadores da polícia de Miami, com Don Johnson, Philip Michael Thomas e Saundra Santiago no elenco.

Mais frequente nas telas é o segundo MR2. Um laranja modificado está no documentário norte-americano Mischief Street Racing, de 2002; um verde também personalizado aparece no filme de ação feito para TV Fast Track: No Limits (Alemanha, 2008); e um vermelho faz rápida presença na ação Velozes e Furiosos (The Fast and the Furious, 2001), com Vin Diesel, Paul Walker e Michelle Rodriguez — filme considerado um dos grandes divulgadores da onda de personalização na década passada.

Da terceira geração são os esportivos da Toyota presentes, na cor vermelha, na ação Trancers 6 (EUA, 2002) e na comédia American Pie - O Casamento (American Wedding, 2003). Um modelo amarelo, personalizado, é visto no documentário Grip Video Volume 1 (2003), enquanto um prata aparece em Chai Lai (2006), filme de ação tailandês.
 
  Mischief Street Racing Miami Vice
 
  Fast Track: No Limits Trancers 6

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade