O czar dos Urais
Rústico e
competente, o Lada Niva cumpriu seu potencial |
|
|
Utilitários esporte — denominação ainda não usada à época — eram um
segmento restrito nos anos 70. Esse universo surgiu quando o
Jeep Willys definiu o que é um jipe
e, já no pós-guerra, sofreu as primeiras mutações para dar origem a
peruas fora-de-estrada, mais próximas dos carros de passeio. Após três
décadas, praticamente só havia o inglês
Range Rover e os americanos
Jeep Wagoneer e Cherokee e o
International Scout. Apesar do gigantesco território e da notável
variedade de paisagens inóspitas da antiga União Soviética, era
improvável que um utilitário criado num país sem grande tradição na
indústria automobilística vingasse. Isso até que em 1977 nasceu o Lada
Niva. |
Os sedãs e peruas 1200, 1300 e 1500, baseados no Fiat 124, foram os principais modelos da Lada junto do Niva; em versões posteriores eles chegariam ao mercado brasileiro como Laika |
Uma nova cidade erguida nos arredores da fábrica seria chamada
Togliatti, em homenagem ao líder comunista italiano Palmiro
Togliatti. Dessa sinergia entre os soviéticos e os italianos da Fiat
vieram carros como os Ladas 1200, 1300 e 1500, todos derivados do
Fiat 124, entre outros modelos
posteriores que propiciaram a um número bem maior de russos ter
acesso a um carro próprio. As más condições das vias e o inverno de
temperaturas muito rigorosas no país, porém, pediam uma opção de
veículo fechado para todo tipo de terreno. |
Em 1976 era apresentado o pequeno jipe russo: estrutura monobloco, linhas simples e retas, desenho da própria Lada e motor de 1,6 litro a gasolina |
Um
deles era o LUMZ-969-A, fabricado desde 1967 e equipado com um motor V4
de apenas 39 cv. O outro, mais tradicional, era o UAZ-469. Lançado em
1972, tinha quatro portas e seu motor de quatro cilindros em linha
rendia 75 cv. As paisagens naturais russas, amplas e rudimentares para o
trânsito de automóveis, marcadas por planícies, tundras e formações
rochosas como os montes Urais, já tinham seus soldados desbravadores.
Faltava um veículo capaz de fazer o mesmo com mais conforto e boas
maneiras também no asfalto e nos cenários urbanos. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 4/8/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |