O carro modelo

No centenário do Ford T, o Carro do Século XX, a revolução histórica
de sua produção em massa segue como padrão na indústria

Texto: Fabiano Pereira - Fotos: divulgação

Henry Ford em seu primeiro automóvel, o Quadricycle, e o pioneiro Ford Modelo A de 1903, que deu início ao empreendimento desse americano

Coupe de dois lugares e o conversível Touring, duas das muitas versões do carro que foi responsável pela popularização do automóvel

Nenhum século alterou mais o curso da história da humanidade que o XX. Da navegação ao homem na lua, do rádio à internet, da segregação aos direitos civis, das mulheres que nem votavam às presidentes de companhias, da influência da cultura francesa à globalização americana... Inúmeras e profundas transformações se processaram numa velocidade sem precedentes que revolucionou a economia, as cidades, a vida das pessoas. Ao usar a linha de montagem na produção de seu Modelo T, lançado há 100 anos, Henry Ford alcançou outra proeza inédita: deu acesso para milhões de pessoas à independência proporcionada pelo automóvel.

Foi um conquista gradual para o empresário americano (leia boxe sobre ele), que havia concluído seu primeiro automóvel, o Quadricycle, em 1896. Com o Modelo A de 1903, fundou a Ford Motor Company e tentou desde cedo tornar seu produto mais simples e acessível para um público mais amplo. Afinal, desde 1886, quando surgiu na Alemanha o Benz Patent-Motorwagen, o automóvel era um meio de transporte restrito a um público de maior poder aquisitivo, fosse ele equipado com motor a combustão a gasolina ou com propulsão elétrica, também já existente.

Nos Estados Unidos, o automóvel passou a ser produzido em 1893 com o Buggyaut de J. Frank e Charles Duryea, mas a primeira tentativa bem-sucedida de um carro vendido em maior escala seria o Oldsmobile Curved Dash. Levaria cinco anos para a Ford conseguir criar um modelo de baixo custo e confiável como seu fundador sonhava. Ainda no início de 1907, o empresário separou uma área em sua fábrica no número 254 da Piquette Avenue, em Detroit, para se dedicar ao que ele chamava de "carro universal".

Entre o Ford Modelo A de 1903 e o Modelo S de 1908, uma sucessão de automóveis mais modernos havia sido lançada, sempre com foco na praticidade e em um preço que, nas palavras do empresário, "qualquer pessoa com um bom salário pudesse pagar". Foram vendidos 20 mil carros da Ford nesse período. Em 1º de outubro de 1908 Henry apresentava, para o ano-modelo 1909, o carro com o qual gravaria seu nome definitivamente na história, o Modelo T. O lançamento oficial só se daria no dia 31 de dezembro no Grand Central Palace de Nova York.

A preços a partir de 825 dólares, o novo Ford ainda era produzido de maneira artesanal. A princípio a idéia de um carro popular era vista por muitos como piada, um negócio sem futuro. Contudo, ainda era cedo para prever até onde Henry pretendia chegar com o projeto. Como os métodos fabris da Ford literalmente dependiam de manufatura — os carros eram feitos a mão —, a fábrica da Piquette Avenue não dava conta da demanda. Só 11 carros foram concluídos no primeiro mês, dando razão aos pessimistas inicialmente. Mal sabiam eles o que estava por vir...

Precursor dos flexíveis   O motor dianteiro e refrigerado a água era atípico por ter os quatro cilindros em linha num bloco só, quando o usual na época era a disposição individual para cada um deles. Os cabeçotes removíveis eram outros recursos modernos do Ford T. As válvulas eram laterais. Com cilindrada de 2.896 cm³ (177 pol³), ele produzia a potência de 20,2 cv a 1.600 rpm e o torque máximo de 11,4 m.kgf a 900 rpm. Podia chegar a velocidades entre 64 e 72 km/h, dependendo da versão, com consumo que variava de 5 a 9 km/l.

É o combustível que escondia um dos mais curiosos e pouco comentados talentos do Modelo T. Ele funcionava tanto com gasolina quanto com etanol, mas a redução no custo do primeiro e a introdução da Lei Seca nos EUA enfraqueceriam o apelo do álcool como combustível. Se essa habilidade não pôde ser aproveitada, não faltaram outras que tornavam o T um compêndio de soluções técnicas da época. Continua

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Data de publicação: 26/7/08

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