Ele já tinha no currículo a criação de um Fiat pequeno e muito
popular, o Topolino. Projetar o Nuova 500 foi só a comprovação
de seu talento. O romano Dante Giacosa nasceu em 3 de janeiro de
1905 em uma família originária da região do Piemonte. Formado
engenheiro mecânico pela Politécnica de Turim em 1927, logo
ingressou na Fiat ao se candidatar a uma vaga anunciada em
jornal.
Não demorou para o talento do jovem engenheiro sobressair. Já em
1933 era promovido a gerente de engenharia de automóveis da
empresa. Após mais 22 anos de casa, a engenharia de veículos da
Fiat passou a ser comandada por ele, durante o projeto do novo
500. Depois viriam os cargos de diretor da divisão e membro do
comitê executivo em 1966. |
Giacosa também atuou no
desenho dos carros, como o do próprio 500, que lhe rendeu o
prêmio Golden Compass (Bússola de Ouro) em 1959.
Ao deixar a Fiat, em 1970, ele se tornou um consultor do
fabricante. A lista de seu legado é enorme: além do Topolino e
do Nuova 500, carros como 1400/1900,
Campagnola, 1100, 600/600 Multipla,
1800/2100/2300 (incluindo o cupê),
124/125, 126,
128, Autobianchi Bianchina,
Primula e
A112 tiveram a participação de
Giacosa no projeto, sem falar na colaboração com Pio Manzù para
criar o 127. O engenheiro
faleceria em 31 de março de 1996, quando suas obras já não eram
mais fabricadas. Já a força e a vitalidade de seu trabalho são
atemporais, como prova a recriação do 500 no modelo agora
lançado. |