O mais veloz dos puros-sangues

Como resposta ao Miura da Lamborghini, a Ferrari lançou um esportivo
que se tornaria referência por muito tempo: o 365 GTB/4 Daytona

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: RM Auctions e divulgação

Fotos: RM Auctions

Uma aparência leve, esguia, foi o que o projetista Leonardo Fioravanti buscou ao desenhar o 365 GTB/4 quando trabalhava para a Pininfarina

No arranjo original de faróis, quatro unidades circulares vinham atrás de lentes de plástico, mas a exportação aos EUA logo exigiu mudança

Na década de 1960, tempo em que a Porsche ainda começava uma longa ascensão em termos de potência, duas marcas italianas representavam o supra-sumo em carros esporte de alto desempenho: Ferrari e Lamborghini. Enzo e Ferruccio, seus fundadores, mantinham uma rivalidade pessoal que se refletia na busca incansável por superar o oponente, fosse o tema estilo, velocidade, técnica ou aceleração.

Ao lançar em 1966 o Miura, com motor V12 central-traseiro de 4,0 litros e 350 cv, a Lamborghini lançava uma questão ao mercado de supercarros: seria aquela posição de motor obrigatória, dali em diante, para os automóveis que oferecessem o máximo em esportividade? Afinal, eram notórias as vantagens da disposição central-traseira, tais como melhor distribuição de massas entre os eixos e menor momento polar de inércia, com reflexos diretos sobre o comportamento dinâmico ao acelerar, frear e — sobretudo — fazer curvas.

Enquanto isso, no estúdio Pininfarina — então, como hoje, responsável por desenhar a maior parte dos Ferraris —, o projetista Leonardo Fioravanti analisava um chassi do modelo 330 GTC da marca de Maranello, imaginando uma nova "roupa" para trazer de volta os olhares de admiração que o oponente de Sant'Agata Bolognese havia conquistado.

"Eu queria seguir a forma e as dimensões do 330, mas prestar muita atenção à aerodinâmica", contaria mais tarde Fioravanti. Uma vez elaborados os esboços, ele os apresentou a Sergio Pininfarina, que gostou do que viu. O dono do estúdio havia tempos sugeria à Ferrari um esportivo de motor central, ideia sempre recusada pelo comendador Enzo. Pois a proposta de Fioravanti o agradou justamente por sugerir, mantendo o motor dianteiro, as proporções de um carro com propulsor atrás da cabine. "O objetivo fundamental era obter uma aparência leve, esguia, como se tivesse motor central", conta Pininfarina.

Enzo, convencido pela sugestão, ordenou que se construíssem alguns protótipos no fim de 1967 para um possível sucessor do 275 GTB. Usando componentes mecânicos desse cupê e parte de sua frente, os carros traziam novas linhas na seção traseira. O chassi mantinha o padrão da marca, com tubos de seção oval e distância entre eixos de 2,40 metros — o que trazia óbvias vantagens em redução de custos —, mas adotava bitolas mais largas. O 275 havia sido o primeiro Ferrari com suspensão traseira independente, melhoria que foi mantida no sucessor.

Para impulsionar o novo carro, Maranello decidiu-se pelo motor V12 de 4.390 cm³ da série Colombo, assim chamada por ter sido concebida por Gioacchino Colombo — diferenciava-se, assim, de outras unidades de mesma arquitetura assinadas por Aurelio Lampredi. Sua cilindrada unitária, 365 cm³ por cilindro, era a origem da designação 365, já em uso desde 1966 no modelo California. Mas decidiu-se pela inédita combinação dessa unidade ao duplo comando de válvulas nos cabeçotes e à lubrificação com cárter seco, recursos que já equipavam o 275 GTB.

No Salão de Paris de 1968 a Ferrari apresentava o carro que ocuparia o destaque de sua linha pelos próximos anos. O nome oficial era 365 GTB/4, com o número de significado já conhecido, a sigla para Gran Turismo Berlinetta (cupê em italiano) e o algarismo 4 para o número de árvores de comando de válvulas. Mas a própria marca criou a associação com Daytona, para destacar a conquista dos três primeiros lugares por seus carros na prova de 24 horas dessa pista na Flórida, Estados Unidos, em 1967 — e o apelido se consagrou. Continua

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Data de publicação: 22/10/11

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