O motor V6 de 3,0 litros, com
belos dutos de admissão cromados, era o topo de linha entre três opções,
todas com máxima acima de 200 km/h |
À
frente os faróis trapezoidais, quase retangulares, incluíam as luzes de
direção. O famoso triângulo da Alfa estava presente, destacando um
ressalto no capô e invadindo parte do parachoque. Faróis de neblina
retangulares completavam o conjunto. Um vinco pronunciado marcava toda a
lateral e unia os faróis às belas lanternas traseiras, elevadas,
horizontais e de perfil muito baixo. Cromados eram comedidos e formavam
detalhes interessantes, sem excessos.
O interior refletia o refinamento que a marca almejava para seu sedã.
Linhas retas predominavam, com um painel original e repleto de botões.
Atrás do volante de quatro raios, o painel de instrumentos incluía
contagiros, voltímetro e manômetro de óleo, além de luzes-piloto que
indicavam anormalidades nos níveis de fluidos e portas abertas. O
acabamento era esmerado e com materiais de qualidade. Bancos com
regulagem elétrica (até mesmo a posição longitudinal dos traseiros, de
forma separada), computador de bordo e ar-condicionado digital faziam
parte do menu apresentado ao cliente.
O Alfa 164 foi o primeiro da marca a ter sua estrutura criada com
extensivo uso de computadores, o que permitiu uma plataforma rígida e
relativamente leve. A suspensão independente nas quatro rodas incluía
subchassi dianteiro e, em algumas
versões, sistema de correção automática de altura da traseira de acordo
com a carga. Os freios eram a disco e os câmbios disponíveis podiam ter
cinco (manual) ou quatro marchas (automático da marca ZF).
Inicialmente quatro motores estavam disponíveis, todos aptos a fazer o
modelo romper a casa dos 200 km/h. O primeiro, um quatro-cilindros a
gasolina com 1.962 cm³, desenvolvia potência de 146 cv e torque de 19
m.kgf, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 10
segundos. Apesar do pico de torque a altas 4.700 rpm, 16 m.kgf já
estavam disponíveis a 2.000 rpm. Esse bloco faz parte da história da
Alfa, sendo usado em diversos modelos.Continua
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