Esportivos com sabor britânico

A inglesa TVR caracteriza-se, há quase seis décadas, pelo
estilo peculiar e o desempenho de seus carros esporte

Texto: Marcelo Ramos - Fotos: divulgação

A história da TVR Engineering teve início em 1947 (mesmo ano em que o comendador Enzo Ferrari abriu sua fábrica), quando o engenheiro Trevor Wilkinson resolveu construir carros esporte de forma artesanal na cidade de Blackpool, no interior da Inglaterra.

Embora no Brasil a marca seja pouco conhecida (sua maior repercussão ficou por conta da possível instalação de uma unidade no sul do País, que não se concretizou — saiba mais), ganhou fama na Europa e Estados Unidos por seus modelos despojados e de alta tecnologia, sempre utilizando materiais leves como plástico reforçado com fibra-de-vidro em suas carrocerias, combinado a um chassi tubular. Os TVRs proporcionam desempenho e dirigibilidade e chamam a atenção por onde passam. Atualmente a marca produz quatro modelos — Tamora, Tuscan, T440R e T350 — que são sinônimo de esportividade e tradição, já que mantêm as mesmas características essenciais dos primeiros modelos, produzidos há mais de meio século.

O primeiro modelo de chassi próprio da TVR, em 1949: estilo de "baratinha" e carroceria de alumínio  

O início   O nome TVR remetia às consoantes do primeiro nome do engenheiro Trevor. O primeiro modelo da empresa utilizava chassi e motor Ford; o segundo já deu início ao desenvolvimento de chassis próprios. Com estilo que lembrava o dos famosos monopostos leves (conhecidos por "baratinhas"), faróis e pára-lamas separados da carroceria, assim como no Lotus Super Seven, tinha uma carroceria construída em chapas de alumínio que reduzia bastante seu peso.

Dali para frente, muita água passou por baixo da ponte da TVR. Ainda nos anos 1950 seus carros ganharam provas de respeito em circuitos como Sebring, Bridgehampton e Lime Rock. Nesta época a fábrica era vendida para empresários americanos, que atuavam no ramo de fibra-de-vidro, e mudava seu nome para Grantura Engineering — que se manteve até 1959, quando a empresa trocou de dono novamente. 

O Grantura, lançado em 1957: um pequeno cupê com motor Coventry Climax atrás do eixo dianteiro

O compósito de plástico e fibra-de-vidro acabou sendo empregado na construção de todas as carrocerias da marca. Os americanos então desenvolveram os primeiros modelos de rua, o Jomar e o Grantura. O primeiro era um roadster com desenho limpo, com pretensão para as pistas. Já o Grantura tinha como propósito o uso em rua, mas também era apto a encarar competições.

Apresentado no Salão de Nova York em 1957, junto com o Jomar, o Grantura era um pequeno cupê de dois lugares, construído sobre um leve e robusto chassi tubular, que tinha sua seção central reforçada para maior rigidez e abrigava o câmbio e o cardã. Trazia um pequeno motor Coventry Climax, instalado atrás do eixo dianteiro, que equipava carros de outros fabricantes britânicos como Rover e Lotus. Além disso, utilizava tambores de freio da famosa marca inglesa Girling.
Continua

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Data de publicação: 8/1/05

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