Ecos de um trovão

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Há meio século a Ford lançava o Thunderbird, um carro
marcante, mas fadado a contraditórias metamorfoses

Texto: Fabiano Pereira - Fotos: divulgação
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O primeiro Thunderbird, de linhas suaves e esportivas; o interior de dois lugares, que não deixava a desejar em conforto; e o projetista George Walker, que reagiu rápido para atender ao gerente

Enquanto os Estados Unidos passavam por grande euforia após a Segunda Guerra Mundial, Louis D. Crusoe, gerente geral da divisão Ford, e o projetista George Walker passeavam pelo Salão de Paris de 1951. E viam ali uma tendência da Europa daquele tempo: carros esporte de dois lugares, mais comuns nas ruas inglesas. Em certo momento Crusoe apontou para um deles e perguntou a Walker, "Por que não podemos ter algo assim?".

O desenhista respondeu, "Temos um trabalho como esse em elaboração". Não era a exata verdade... O projeto só surgiria depois que Walker conseguiu contatar sua equipe em Dearborn, no estado de Michigan, sede da marca. Quando retornaram aos EUA, o "trabalho em elaboração" já existia.

Alguns daqueles carros esporte chegaram a ser importados para a América, o que levou Detroit a considerar o potencial do mercado local para esse tipo de automóvel. Os mais famosos modelos desse período foram o MG TC e o Jaguar XK 120, mas houve outros como o Austin-Healey 3000 e o Triumph TR2/TR3. Em 1953 a General Motors oficializava o interesse americano por esses automóveis com o Chevrolet Corvette.

A marca da gravata borboleta oferecia, pela primeira vez, algo além de seu modelo padrão em variados tipos de acabamento e de utilitários. Era também inédito o fato de um grande fabricante americano produzir um carro com legítimo caráter esportivo, sem pretensões de ostentar luxos e excessos. Se não começou com todo o fôlego que poderia em 1953, o Corvette logo tratou de mostrar a que veio, nos anos seguintes, e se tornou um ícone que dura até hoje no panorama mundial do automóvel.

Mal ele chegou às ruas, já fez a Ford se agitar para lançar o quanto antes o modelo equivalente que desenvolvia desde 1951. A resposta de Dearborn, cidade-sede da empresa, surgia no Salão de Detroit em fevereiro de 1954. Tinha um nome que parecia troar imponência e respeito: Thunderbird, ou pássaro-trovão. É como os índios do oeste americano chamam o espírito guardião com poderes para gerar, além de raios e trovões, chuva e granizo. Continua

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Data de publicação: 10/7/04

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