Pesados que venceram o tempo

Desde a década de 1910, os picapes da Chevrolet americana
cativam pela robustez, imponência e variedade de opções

Texto: Fabrício Samahá - Colaboração: Francis Castaings - Fotos: divulgação

No princípio do século passado, quando a indústria automobilística começava a se diversificar e a produção em série se firmar, surgiram os primeiros picapes nos Estados Unidos, derivados de automóveis. A inspiração veio dos caminhões, mas estes eram muito grandes e não atendiam àqueles que precisavam transportar pequenas cargas, na cidade ou no campo. Nasciam então os primeiros utilitários Ford e Chevrolet, com carrocerias de madeira.

A marca da gravata borboleta — a Chevrolet Motor Company — havia surgido em novembro de 1911, fundada por William "Billy" Durant e Louis Chevrolet, e ainda não fazia parte da General Motors. Durant havia fundado a GM em 1908, mas foi colocado de lado pelos banqueiros. Sua intenção era retomar a corporação, objetivo atingido em 1916, quando ele assumia 54,5% das ações da GM e declarava-se presidente.

O começo de tudo: o 490 Light Delivery de 1918, à direita, e o 490 Roadster
Pickup de 1921 mostram como eram os picapes Chevrolet há mais de 80 anos

O primeiro utilitário Chevrolet teve a produção iniciada em 1918, utilizando a plataforma do automóvel 490, desenvolvido para concorrer com o Ford Modelo T. Denominado 490 Light Delivery (entrega leve), era entregue ao comprador apenas com chassi, mecânica, painel e a parte frontal da carroceria: a cabine e a parte traseira deveriam ser fornecidas por empresas especializadas ou construídas sob medida para as necessidades do cliente.

O motor era um quatro-cilindros de 2,8 litros (171 pol³), com potência bruta (como todas as citadas neste artigo até 1971) de 21,7 cv. Com distância entre eixos de 2,59 metros, podia transportar 450 kg, capacidade que logo chegaria a uma tonelada. Não demorou e outras marcas no país, como também no resto do mundo, descobriram o enorme filão que esses úteis veículos conquistariam.

  Um modelo Hercules-Chevrolet de 1928: até dois anos depois, a cabine e a caçamba dos utilitários eram instalados por pequenos fabricantes sobre o chassi fornecido pela GM

O primeiro picape propriamente dito da empresa, com caçamba instalada de fábrica, era lançado em 1930. A marca havia introduzido no ano anterior seu primeiro motor de seis cilindros, com 3,2 litros (194 pol³) e 46 cv a 2.400 rpm, dotado de válvulas no cabeçote. Em 1931 a cabine passava a ser construída em aço, abandonando a madeira, e no ano seguinte o câmbio de três marchas ganhava segunda e terceira marchas sincronizadas, o que dispensava o processo de dupla-embreagem. Um ano depois já havia um milhão deles pelos EUA. Continua

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Data de publicação: 29/5/04

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