Orgulho francês
Com uma técnica muito à
frente de seu tempo, o Traction |
|
Situada no Cais de Javel,
em Paris, na França, a Societé Anonyme Automobiles Citroën, fundada por
André Citroën, começou a produzir em 1905 engrenagens helicoidais duplas
com dentes em ângulos opostos, que se tornaram o símbolo da fábrica.
Entre 1915 e 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, fabricou
armamentos; 80% dos operários eram mulheres. Os automóveis só começaram
a ser produzidos em 1919 e, desde então, sempre surpreenderam o mundo
com sua técnica avançada. Foi assim desde a década de 1930. |
O pioneiro 7A: resultado de um projeto que previa um modelo pequeno, mas passou a um quatro-portas com motor de 1,3 litro |
Em 1931, o engenheiro
André Lefèbvre deixava de trabalhar para Gabriel Voisin, que também
fabricava carros, para ser empregado de Louis Renault. Ele levava
debaixo do braço um projeto, o P.V. (Petite Voiture), de um pequeno
carro com tração dianteira. O sr. Renault não era entusiasta de novas
tecnologias e não aprovou suas novas idéias. Lefèbvre então foi bater
nas portas da empresa de André Citroën, que logo se interessou pela
ousadia dos desenhos. |
O anúncio do
7A (à esquerda), destacando suas numerosas inovações técnicas, e um Dois anos depois, decidiu-se que o novo carro seria maior, com quatro portas, sendo que as dianteiras tinham abertura para trás, conhecida como suicida. Com maior cilindrada, por volta de 1.300 cm³, atingiria 100 km/h e teria um consumo por volta de 10 km/l. Teria também câmbio automático (veja boxe), mas na fase de testes este apresentou problemas e foi abandonado. André Citroën mandou construir um novo galpão para abrigar a linha de produção. Por isso, e por uma expansão de suas unidades na Europa, estava endividado. Mesmo assim não quis interromper o novo e audacioso projeto. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Fotos: divulgação - Data de publicação: 29/11/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |