Best Cars Web Site
Carros do Passado

Os Fords para toda obra

Robustos e imponentes, os picapes F-100 e F-1000
representaram a marca no segmento por quatro décadas

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Fundada no Brasil em 24 de abril de 1919, a Ford foi nossa primeira montadora de automóveis — o impróprio termo, tão usado atualmente, justifica-se neste caso, pois só passaria a fabricante 38 anos mais tarde. Iniciou suas atividades em um armazém na rua Florêncio de Abreu, no centro da capital paulista, montando Modelos T que chegavam dos EUA desmontados. A marca já era conhecida por aqui desde 1904, quando haviam desembarcado seus primeiros carros importados.

Já em 1920 transferia-se para um antigo rinque de patinação, na Praça da República, também no centro, e um ano depois para o bairro do Bom Retiro. Em 17 de abril de 1953 era inaugurada uma fábrica na Av. Henry Ford, no bairro do Ipiranga, ainda na capital paulista. E a 26 de agosto de 1957, com o surgimento da Ford Motor do Brasil S.A., saía da linha de produção o primeiro Ford brasileiro.

O primeiro Ford brasileiro depois do caminhão, lançado em 1957: linhas arredondadas, pára-lamas salientes, motor V8 de 4,5 litros

Era um caminhão F-600, com conteúdo 40% nacional e motor V8 a gasolina de 4,5 litros, 167 cv de potência a 4.400 rpm e torque máximo de 35,9 m.kgf a 2.200 rpm (valores brutos), importado dos EUA (já em 1959, porém, seria nacionalizado). O mesmo propulsor equiparia, a partir de 1967, o Galaxie. Dois meses depois era colocado no mercado o picape F-100, utilizando a mesma cabine e o motor do caminhão.

Similar ao modelo produzido nos Estados Unidos na época, o F-100 tinha formas arredondadas, com o capô mais alto e estreito que os pára-lamas dianteiros, dois faróis circulares e caçamba de perfil baixo. Media 3,30 metros entre eixos e pesava 1.780 kg. A suspensão utilizava eixo rígido na frente e na traseira. Seu concorrente direto era o Chevrolet da série 3100, também conhecido como Chevrolet Brasil, com motor de seis cilindros e 4,2 litros.

Em 1962 chegava o modelo Styleside, com capô da mesma largura dos pára-lamas, cabine mais larga e quatro faróis

As primeiras alterações ocorriam em 1959, com pára-brisa envolvente de área 20% maior e novo painel de instrumentos. Três anos depois a cabine ficava mais larga e o capô era integrado em estilo aos pára-lamas, o chamado Styleside. Havia agora quatro pequenos faróis circulares e bancos com espuma de borracha no assento e no encosto, para maior conforto — uma palavra que, de qualquer modo, não definia com exatidão o uso desses veículos. Continua

Carros do Passado - Página principal - e-mail

Data de publicação: 6/9/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados