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Carros do Passado

Família na lama

O pioneiro Wagoneer e seus descendentes Cherokee e Grand
Cherokee foram parte importante da trajetória dos SUVs

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A história dos utilitários esporte (SUVs) está intimamente relacionada à da linha Wagoneer/Cherokee da Jeep. Tudo começou logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando os combatentes americanos voltaram do conflito reivindicando da indústria automobilística um veículo que pudesse, sem prejuízo do espaço para a família, trafegar em qualquer terreno como o Jeep que lhes havia servido tão bem nos campos de batalha.

A perua Jeep Station Wagon, então produzida pela Willys-Overland, foi uma pioneira. Pouco depois era lançada no Brasil como Rural Willys. Com a aquisição da marca pela Kaiser, em 1953, iniciavam-se pesquisas para um veículo familiar fora-de-estrada mais moderno e confortável, que chegaria ao mercado na década seguinte.

O Wagoneer 1963: linhas sóbrias e retilíneas, grade vertical, motor de seis cilindros e 3,8 litros

Em outubro de 1962 os Estados Unidos conheciam o primeiro modelo a que se pode chamar utilitário esporte: o Jeep Wagoneer, pertencente à série J de veículos, que também incluía o picape Gladiator (leia boxe). Era uma ampla perua de três ou cinco portas, com carroceria sobre chassi de longarinas, 4,66 metros de comprimento e 2,79 m de distância entre eixos. Seu estilo mostrava o predomínio de linhas retas, quatro faróis circulares e uma ampla grade de motivos verticais.

O motor do Wagoneer era o primeiro em um "carro" americano com comando de válvulas no cabeçote. Denominado Tornado e derivado do antigo Continental de válvulas laterais usado pela Kaiser, o seis-cilindros em linha tinha cilindrada de 230 pol³ (3,8 litros), potência bruta de 140 cv e torque de 26,3 m.kgf, valores adequados à época.

Além de militares e agricultores, muitas famílias aderiram ao primeiro utilitário esporte da história, por sua versatilidade e aptidão para chegar a lugares de difícil acesso

Podia ter câmbio automático — pela primeira vez no tipo de veículo — ou manual de três marchas e tração apenas traseira ou nas quatro rodas, com freios a tambor. Outra alternativa era entre a suspensão dianteira independente, com barras de torção, e a de eixo rígido e feixe de molas semi-elíticas, não importando a tração escolhida, o que era outra primazia. Existia até uma versão furgão, a Panel Delivery, sem vidros laterais traseiros e com a tampa posterior em duas partes, de articulação vertical. Pesava de 1.640 a 1.715 kg, de acordo com a versão. Continua

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Data de publicação: 6/3/04

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