por Iran Cartaxo Voyage com motor Ford: XR3 é o parâmetro
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As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Voyage AE a álcool original, com a preparação aspirada leve (em verde) e com preparação aspirada média (em vermelho) |
O carro que deve ser
usado como parâmetro para preparações aspiradas leves
é realmente o Escort XR3, que representou o topo de
desenvolvimento de fábrica para esse motor. Desta forma,
tanto comando (ou o cabeçote como um todo) como o
carburador podem ser aproveitados deste modelo, o que
aliado a um coletor de escapamento dimensionado
resultará em uma preparação aspirada leve, bem
equilibrada, com um torque adequado e consumo
relativamente baixo. A vantagem de trabalhar com esse motor é que ele responde de forma considerável a qualquer mudança, por ser um motor de pouca eficiência original. Isso fica patente na potência específica de seu motor, menos que 46 cv/l. Por outro lado existem desvantagens: é um motor de concepção antiga e por isso possui certas limitações construtivas, o que impede que se atinja com uma preparação aspirada grande eficiência volumétrica ou regimes de giros elevados. Portanto, caso deseje realmente ter grandes aumentos de potência sobre esse motor, o melhor será pensar em alguma forma de sobrealimentação, como óxido nitroso (nitro) ou turbo. Contudo, pode-se avançar bastante sobre o desempenho original com preparação somente aspirada e sem perder o objetivo de uso diário. Pode-se ir além da simples cópia do motor do XR3 e lançar mão das inúmeras receitas que foram desenvolvidas para este motor -- comandos, válvulas, cabeçotes etc. Mas as peças já estão ficando um pouco raras de encontrar, pois com o término do uso deste motor pelos Escort e VW a procura por essas peças praticamente acabou, e sua fabricação reduziu-se bastante. Algo ainda fácil de fazer é localizar um comando com 30° de duração a mais e levantamento 1,3 mm maior que a original, combinado ao carburador original do XR3, com a regulagem devidamente refeita, ou mesmo a um carburador 2E, adaptado com uma flange ou um novo coletor de admissão; taxa de compressão elevada em 1 ponto e coletor de escapamento dimensionado. Isso, apesar de se tratar de uma preparação média, representa o limite do recomendável em termos de veneno aspirado para uso em rua neste motor. Acima desse patamar, o regime de giros ultrapassa demais os 6.000 rpm, o que não é o ideal neste caso. Simulou-se o desempenho de seu veículo equipado com comando e carburador do Escort XR3 e escapamento dimensionado, como preparação aspirada leve; e a preparação aspirada citada acima, como média. Observe os resultados. |
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Caso se interesse em ir
além dos 98 cv obtidos com a preparação aspirada
média, deve-se optar por alguma forma de
sobrealimentação, tipo de preparação que não altera
significativamente o regime de giros, ponto crítico
neste motor. A opção pelo nitro seria a mais fácil de implementar. Instalação simples e baixo custo inicial são as vantagens. A desvantagem fica por conta do alto custo e da freqüência de recarga do cilindro com óxido nitroso. Com ele pode-se partir de ganho iniciais de 40 cv até exagerados (neste caso) 80 cv, facilmente obtidos. Um kit turbo para esse motor ainda é fácil de encontrar usado, e talvez novo, caso se disponha de paciência, já que foram vendidos em larga escala na época para equipar Escort e Gol. As desvantagens são o custo inicial mais elevado, mas as vantagens serão baixo custo de funcionamento e potência disponível continuamente, ao contrário do nitro, que somente a fornece por cerca de 15 segundos após o acionamento da injeção. Isso é de grande valia em viagens, em que as retomadas e ultrapassagens melhoram muito. Os ganhos para uso em rua, sem grandes modificações no motor, vão de 20 cv a surpreendentes 90 cv, mas podem ser obtidos bem mais, desde que se esteja disposto a arcar com o custo das modificações. Com as preparações aspiradas citadas, não seriam necessárias grandes alterações. O encurtamento do câmbio é a mais importante, já que um motor com regime de giros elevado exige um câmbio curto. Substituir a caixa original (com quinta marcha 0,73:1) por uma das versões GTS e GTI (com quinta 0,8:1) já representa 9,5% de encurtamento, mas ainda não é o ideal. Quanto aos pneus, podem ser mantidos os atuais que estão calçados em suas rodas aro 15 pol. Nos freios podem-se utilizar pastilhas mais macias, mas só se for sentida a falta de maior capacidade de frenagem, o que dependerá neste caso de seu estilo de direção. |
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