Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Tempra 16V com nitro e o simulador de preparação


Gostei desta página. Tenho um Tempra 16V; gostaria de saber como ficaria uma preparação com óxido nitroso. Gostaria também de saber mais detalhes sobre o programa de simulação.

Fabrício Rangel
fateus@gold.com.br



A preparação por óxido nitroso tem a vantagem de ser bem simples e relativamente barata se comparada a venenos de resultado equivalente. Mas também tem suas desvantagens: pouca autonomia do cilindro de gás, cara recarga do mesmo e o desgaste que a súbita elevação de potência e esforços produz no motor. Trata-se de uma forma de sobrealimentação, pois o óxido nitroso, ao se despressurizar, resfria o ar admitido e aumenta sua densidade. Além disso, ao entrar na câmara de combustão se dissocia, liberando oxigênio. A dissociação do óxido nitroso ainda consome calor da câmara, o que concorre para evitar a detonação, e o nitrogênio formado aumenta a pressão e a eficiência do sistema. O maior volume de oxigênio disponível permite ampliar a quantidade de combustível injetada, e portando a potência produzida.

Simples de instalar, mais cara de manter, a preparação com óxido nitroso permite bons resultados para quem não utiliza sempre a potência adicional


No Tempra 16V os resultados produzidos pelo sistema padrão para motores 2-litros, com 4 injetores de óxido nitroso de 0,018 pol. e 4 injetores extras de combustível de 0,022 pol., um para cada cilindro, serão semelhantes a um turbo operando com 0,6 kg/cm² (clique aqui para ver), suficientes para superar por larga margem a maioria dos esportivos.

O simulador usado em nossas consultas de preparação foi desenvolvido pelo consultor e Engenheiro Mecânico Iran Cartaxo. É um algoritmo que compila muitas equações de mecânica de fluidos e máquinas térmicas, além de equações auxiliares. Tem uma grande carga de coeficientes de correção obtidos de forma empírica, que visam a adaptar à realidade as equações teóricas, produzindo resultados mais confiáveis. O ponto de partida da simulação é sempre o carro original, que servirá de parâmetro para as modificação efetuadas. São inseridos os dados da preparação efetuada e então o algoritmo calcula as novas curvas de potência e torque, que vão ditar o comportamento do automóvel preparado. A partir dos dados de desempenho originais são efetuadas correções para as novas curvas de potência e torque, calculando-se então o desempenho esperado com a preparação.

Como toda simulação esta também possui uma margem de erro. O resultado simulado é sempre o máximo a ser obtido por um preparador experiente, em um serviço muito bem-executado e em um carro em perfeitas condições. O simulador também considera que a eficiência na transmissão de potência ao solo pelo conjunto (motor, câmbio, suspensão, rodas e pneus) seja mantida, ou seja, o proprietário deverá efetuar as modificações necessárias para que o carro desenvolva o desempenho simulado. O algoritmo ainda indica quais estas mudanças que permitirão obter o máximo do carro preparado. Dentro destes parâmetros ainda há um desvio possível de 5% para mais ou para menos.



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