Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Tempra 16V com nitro e o
simulador de preparação
Gostei desta página. Tenho um Tempra
16V; gostaria de saber como ficaria uma preparação com óxido
nitroso. Gostaria também de saber mais detalhes sobre o programa
de simulação.
Fabrício Rangel
fateus@gold.com.br
A preparação por óxido nitroso tem a vantagem de ser bem
simples e relativamente barata se comparada a venenos de
resultado equivalente. Mas também tem suas desvantagens: pouca
autonomia do cilindro de gás, cara recarga do mesmo e o desgaste
que a súbita elevação de potência e esforços produz no
motor. Trata-se de uma forma de sobrealimentação, pois o óxido
nitroso, ao se despressurizar, resfria o ar admitido e aumenta
sua densidade. Além disso, ao entrar na câmara de combustão se
dissocia, liberando oxigênio. A dissociação do óxido nitroso
ainda consome calor da câmara, o que concorre para evitar a
detonação, e o nitrogênio formado aumenta a pressão e a
eficiência do sistema. O maior volume de oxigênio disponível
permite ampliar a quantidade de combustível injetada, e portando
a potência produzida.
Simples de instalar, mais cara de manter, a preparação com óxido nitroso permite bons resultados para quem não utiliza sempre a potência adicional
No Tempra 16V os resultados produzidos pelo sistema padrão para
motores 2-litros, com 4 injetores de óxido
nitroso de 0,018 pol. e 4 injetores extras de combustível de
0,022 pol., um para cada cilindro, serão semelhantes a um
turbo operando com 0,6 kg/cm² (clique
aqui para ver), suficientes para superar por larga margem a
maioria dos esportivos.
O simulador usado em nossas consultas de preparação foi
desenvolvido pelo consultor e Engenheiro Mecânico Iran Cartaxo.
É um algoritmo que compila muitas equações de mecânica de
fluidos e máquinas térmicas, além de equações auxiliares.
Tem uma grande carga de coeficientes de correção obtidos de
forma empírica, que visam a adaptar à realidade as equações
teóricas, produzindo resultados mais confiáveis. O ponto de
partida da simulação é sempre o carro original, que servirá
de parâmetro para as modificação efetuadas. São inseridos os
dados da preparação efetuada e então o algoritmo calcula as
novas curvas de potência e torque, que vão ditar o
comportamento do automóvel preparado. A partir dos dados de
desempenho originais são efetuadas correções para as novas
curvas de potência e torque, calculando-se então o desempenho
esperado com a preparação.
Como toda simulação esta também possui uma margem de erro. O
resultado simulado é sempre o máximo a ser obtido por um
preparador experiente, em um serviço muito bem-executado e em um
carro em perfeitas condições. O simulador também considera que
a eficiência na transmissão de potência ao solo pelo conjunto
(motor, câmbio, suspensão, rodas e pneus) seja mantida, ou
seja, o proprietário deverá efetuar as modificações
necessárias para que o carro desenvolva o desempenho simulado. O
algoritmo ainda indica quais estas mudanças que permitirão
obter o máximo do carro preparado. Dentro destes parâmetros
ainda há um desvio possível de 5% para mais ou
para menos.
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