Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Turbo, intercooler e
aerofólio no Tempra 16V
Tenho um Tempra 16V 97 e gostaria
de turbiná-lo. Quais os equipamentos que devo instalar? Turbo
apenas ou turbo e intercooler? Devo recalibrar a suspensão?
Mudar a relação de marcha? Mudar aros e talas de rodas e pneus?
Alterar o sistema de freios? Alterar sistema de injeção? O uso
de um aerofólio ajudaria na estabilidade? O motor 16V da Fiat
aguenta um turbo sem problemas como um motor AP da VW? O
acionamento do turbo se daria a 3.000 rpm, assim como nos Tempra
com turbo de fábrica? O uso do turbo é legal no novo código de
trânsito? Existe o perigo de flutuação das válvulas usando um
sistema de sobrealimentação, e perigo de quebra dos bicos
injetores? Qual o melhor equipamento (marca)? E o
custo-benefício? Gostaria de receber indicações de oficinas
especializadas.
Rafael Sime Parra
rafael.parra@persocom.com.br
Brasília, DF
Para que o custo da instalação de um turbo em seu carro valha
realmente a pena, é necessário usar uma pressão de no mínimo
0,6 kg/cm². Com essa pressão é muito recomendável a
instalação conjunta de intercooler, que trará vantagens em
termos de potência e proteção para o motor.
O sistema de injeção deve ser recalibrado para funcionar com o
turbo. Opte preferencialmente por um remapeamento da central de
injeção, mas há outros métodos que também podem ser usados (clique aqui para saber mais).
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Tempra 16V original (em azul), com turbo a 0,6 kg/cm2 (em verde) e com turbo a 1 kg/cm2 (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
O motor do Tempra 16V é capaz de suportar um turbo sem
problemas, desde que a pressão não seja muito alta. A maior
dificuldade é a pouca disponibilidade de kits para este motor,
já que sua preparação não é muito procurada nas oficinas.
A rotação de entrada em funcionamento do turbo é definida
pelas características do turbo aliadas às do motor. Se você
deseja um turbo que entre a baixa rotação, deve optar por uma
turbina de baixa inércia, pequena e leve, mas turbinas assim
geralmente têm a vida útil reduzida quando operam com pressões
superiores a 1,5 kg/cm2 -- o que
nem é recomendado para uso em rua, sobretudo num modelo já
potente como o Tempra 16V. Seu carro pode ser equipado com um
turbo que opere até em 1.800 rpm, de acordo com a turbina
escolhida. Turbos mais reforçados têm durabilidade maior, mas
possuem inércia elevada e entram em operação mais tarde. Os de
compressor de maior raio desenvolvem maior pressão -- chegam a
espantosos 3 kg/cm2 --, mas
também são acionados em regime mais alto.
Uma das vantagens do turbo sobre a preparação aspirada é
justamente inexistir o risco de flutuação de válvulas, que só
ocorre quando o motor é submetido a altas rotações. O turbo,
como você confere nas curvas de potência e torque, mantém o
regime de giros inalterado. Não há também risco de quebra de
injetores com uma instalação correta. Contudo, uma instalação
feita com técnica ultrapassada pode causar esse risco (clique aqui para saber mais).
Simulamos para o Tempra 16V um turbo a 0,6 kg/cm2
com intercooler, com um custo-benefício de R$ 19,00 por cv
ganho; e um turbo a 1 kg/cm2 com
intercooler e redução da taxa de compressão em 1,5 ponto,
custo-benefício de R$ 15,50 por cv ganho. O desempenho estimado
é o seguinte:
Original | Turbo média | Turbo pesada | |
Potência máxima | 127 cv | 212 cv | 256 cv |
Rotação de potência máxima | 5750 rpm | 5750 rpm | 5600 rpm |
Velocidade máxima | 192 km/h | 228 km/h | 243 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 5660 rpm | 6750 rpm | 7200 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,2 s | 6,6 s | 5,6 s |
Torque máximo | 18,4 mkgf | 30,7 mkgf | 37,2 mkgf |
Rotação de torque máximo | 4750 rpm | 4750 rpm | 4650 rpm |
Alongamento recomendado na relação de transmissão | - | 17,4 % | 28,4 % |
Aumento recomendado na injeção de combustível | - | 50,0 % | 83,3 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo | 0,61 g | 1,01 g | 1,23 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
A preparação com turbo a 1 kg/cm2
exigirá alterações no câmbio e pneus. A transmissão deve ser
alongada, pois a relação atual não permite que o carro atinja
a velocidade máxima obtida na simulação (clique aqui para saber mais). Para
transmitir a potência disponível ao solo é preciso trocar a
embreagem por uma reforçada e colocar pneus mais largos. Como
você usa os 195/55 R 15 V, uma alternativa são os 205/50 R 15
V, cuja largura permite manter as rodas originais com o off-set
correto para o Tempra (clique aqui
para saber mais). A pressão de 0,6 kg/cm2
não exigirá maiores providências, mas podem-se fazer as mesmas
alterações para aumentar a eficiência e durabilidade do
conjunto.
Os aerofólios utilizados em modelos de tração dianteira
costumam surtir pouco efeito em estabilidade, servindo mais como
elemento decorativo. Se for colocá-lo, procure utilizar o
original do Tempra Turbo i.e. ou um de boa qualidade, sob risco
de prejudicar a aerodinâmica e até piorar a aderência.
É um princípio do Best Cars não indicar marcas ou
oficinas. Quanto à legalidade do turbo, veja em nosso
Consultório Técnico (clique aqui para
ler). Já havíamos publicado uma consulta sobre a
adaptação de turbo no Tempra 16V (clique
aqui para ler), cuja leitura também recomendamos.
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