Consultório de Preparação


por Alexandre Makoto


Tempra Stile: nitro e maior pressão no turbo


Tenho um Tempra Stile 95. Gostaria de saber o que é melhor, colocar uma injeção de nitro ou aumentar a pressão do turbo... ou os dois, se possível.

Thiago Cazes
cazes@uol.com.br



Comprei um Tempra Stile 95 e gostei da sugestão de aumentar a pressão e remapear a injeção. Onde é que altero a válvula de alívio? Qual a referência da válvula que devo comprar para aumentar a pressão de alívio? O ponteiro de pressão do turbo constantemente topa no 1 kg/cm2 em esticadas em 3a. e 4a. Isso é desajuste no medidor? É normal? Como identifico se a válvula de alívio foi trocada por uma variável? O aditivo STP Octane Booster reduziria o perigo de um carro com pressão elevada "bater pino"? Devo usar gasolina aditivada ou normal? Fantásticas as considerações sobre preparações! É difícil ler algo sobre isso escrito por alguém que realmente entenda, inclusive de carros importados, sabendo da teoria e não só de receitas pré fabricadas. Valeu!

André Farkatt
farkatt@virtual3d.com.br

Natal, RN


O aumento de pressão do turbo no Tempra Stile é uma boa opção de veneno, pois resulta em aumento considerável de potência e torque. O kit nitro também é viável, mas deve ser usado com critério, pois provoca desgaste mais acentuado no motor que o turbo devido à mudança brusca de rotação quando é injetado. Também apresenta a desvantagem de necessitar de (cara) recarga após esgotada a capacidade do cilindro de gás nitro.

No caso do aumento de pressão, pode ser adotada a de 1,2 kg/cm² com a taxa de compressão original, sem riscos de detonação, desde que seja feito o ajuste correto da curva de avanço da ignição. Acima disto é recomendável reduzir a taxa de compressão, para que seja possível um ajuste mais apurado da curva de avanço da ignição. Se a taxa fosse a mesma, o consumo seria muito elevado em função do atraso necessário no ponto de ignição -- e ainda assim o controle de detonação não seria eficaz.

Injeção de nitro e aumento de pressão do turbo: ambas boas opções para o Tempra Stile


O que pode estar acontecendo com o carro de André deve ser verificado com certa urgência, pois se por qualquer motivo a pressão de trabalho desregulou-se, há sérios riscos de danos ao motor. A mistura pode tornar-se pobre demais, dando margem à detonação. Procure verificar se o dono anterior aumentou a pressão do turbo e se este serviço foi feito de maneira correta, pois o prejuízo pode ser grande.

As modificações necessárias para o aumento de pressão são as seguintes:

- Remapeamento da injeção, visando aumento do volume injetado onde a pressão for maior que a original, mas mantendo a mistura estequiométrica em qualquer condição.

- Reajuste da curva de avanço da ignição, que deve ser mais atrasada em relação à original, tendo em vista o aumento de pressão. A regulagem deve ser feita sempre no limite da detonação para que consumo e desempenho sejam otimizados. Se a curva estiver muito atrasada, o consumo aumenta muito e o desempenho diminui.

- Opcionalmente, o remapeamento e o reajuste da curva de ignição podem otimizar também o torque em baixos giros, antes do funcionamento efetivo do turbocompressor.

- Se não for possível ou desejável o remapeamento, deve ser utilizado um módulo extra que gerencie bicos injetores adicionais de combustível e que controle também o ponto de ignição, atrasando-o quando necessário. Não aumente apenas a pressão da linha de combustível, medida inadequada que aumenta o consumo e as emissões de poluentes, podendo danificar o catalisador.

- Troca da válvula de alívio por uma similar com haste regulável, que pode ser encontrada em fornecedores de turbos.

- Caso a pressão de trabalho seja maior que 1,2 kg/cm², a taxa de compressão deve ser reduzida.

- Não adotar álcool como combustível, pois seu uso só é justificável com pressões acima de 1,8 kg/cm² neste motor, cuja taxa de compressão é tão baixa.

- Manter o limitador de giros. Não é recomendável atingir rotações mais altas que a de potência máxima, pois a partir daí a potência diminui e as chances de quebras e danos ao motor são grandes.

Para evitar detonação neste motor, use sempre combustível de qualidade. A gasolina Premium e os aditivos que elevam seu índice de octanas não são necessários para a preparação sugerida, mas podem ser utilizados sem problemas. A vantagem em se utilizar combustível aditivado está nos detergentes nele contidos, que evitam ou reduzem a carbonização das válvulas e o gradual entupimento dos bicos injetores. Não confunda, porém, a gasolina aditivada (com detergentes) à Premium, de alta octanagem.



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