Consultório de Preparação
por Alexandre Makoto
Tempra Stile: nitro e
maior pressão no turbo
Tenho um Tempra Stile 95. Gostaria de
saber o que é melhor, colocar uma injeção de nitro ou aumentar
a pressão do turbo... ou os dois, se possível.
Thiago Cazes
cazes@uol.com.br
Comprei um Tempra Stile 95 e gostei da sugestão de aumentar a
pressão e remapear a injeção. Onde é que altero a válvula de
alívio? Qual a referência da válvula que devo comprar para
aumentar a pressão de alívio? O ponteiro de pressão do turbo
constantemente topa no 1 kg/cm2 em esticadas em 3a. e 4a. Isso é
desajuste no medidor? É normal? Como identifico se a válvula de
alívio foi trocada por uma variável? O aditivo STP Octane
Booster reduziria o perigo de um carro com pressão elevada
"bater pino"? Devo usar gasolina aditivada ou normal?
Fantásticas as considerações sobre preparações! É difícil
ler algo sobre isso escrito por alguém que realmente entenda,
inclusive de carros importados, sabendo da teoria e não só de
receitas pré fabricadas. Valeu!
André Farkatt
farkatt@virtual3d.com.br
Natal, RN
O aumento de pressão do turbo no Tempra Stile é uma boa opção
de veneno, pois resulta em aumento considerável de potência e
torque. O kit nitro também é viável, mas deve ser usado com
critério, pois provoca desgaste mais acentuado no motor que o
turbo devido à mudança brusca de rotação quando é injetado.
Também apresenta a desvantagem de necessitar de (cara) recarga
após esgotada a capacidade do cilindro de gás nitro.
No caso do aumento de pressão, pode ser adotada a de 1,2 kg/cm²
com a taxa de compressão original, sem riscos de detonação, desde que seja feito o
ajuste correto da curva de avanço da ignição. Acima disto é
recomendável reduzir a taxa de compressão, para que seja
possível um ajuste mais apurado da curva de avanço da
ignição. Se a taxa fosse a mesma, o consumo seria muito elevado
em função do atraso necessário no ponto de ignição -- e
ainda assim o controle de detonação não seria eficaz.
Injeção de nitro e aumento de pressão do turbo: ambas boas opções para o Tempra Stile
O que pode estar acontecendo com o carro de André deve ser
verificado com certa urgência, pois se por qualquer motivo a
pressão de trabalho desregulou-se, há sérios riscos de danos
ao motor. A mistura pode tornar-se pobre demais, dando margem à
detonação. Procure verificar se o dono anterior aumentou a
pressão do turbo e se este serviço foi feito de maneira
correta, pois o prejuízo pode ser grande.
As modificações necessárias para o aumento de pressão são as
seguintes:
- Remapeamento da injeção, visando aumento do volume injetado
onde a pressão for maior que a original, mas mantendo a mistura
estequiométrica em qualquer condição.
- Reajuste da curva de avanço da ignição, que deve ser mais
atrasada em relação à original, tendo em vista o aumento de
pressão. A regulagem deve ser feita sempre no limite da
detonação para que consumo e desempenho sejam otimizados. Se a
curva estiver muito atrasada, o consumo aumenta muito e o
desempenho diminui.
- Opcionalmente, o remapeamento e o reajuste da curva de
ignição podem otimizar também o torque em baixos giros, antes
do funcionamento efetivo do turbocompressor.
- Se não for possível ou desejável o remapeamento, deve ser
utilizado um módulo extra que gerencie bicos injetores
adicionais de combustível e que controle também o ponto de
ignição, atrasando-o quando necessário. Não aumente apenas a
pressão da linha de combustível, medida inadequada que aumenta
o consumo e as emissões de poluentes, podendo danificar o
catalisador.
- Troca da válvula de alívio por uma similar com haste
regulável, que pode ser encontrada em fornecedores de turbos.
- Caso a pressão de trabalho seja maior que 1,2 kg/cm², a taxa
de compressão deve ser reduzida.
- Não adotar álcool como combustível, pois seu uso só é
justificável com pressões acima de 1,8 kg/cm² neste motor,
cuja taxa de compressão é tão baixa.
- Manter o limitador de giros. Não é recomendável atingir
rotações mais altas que a de potência máxima, pois a partir
daí a potência diminui e as chances de quebras e danos ao motor
são grandes.
Para evitar detonação neste motor, use sempre combustível de
qualidade. A gasolina Premium e os aditivos que elevam seu
índice de octanas não são necessários para a preparação
sugerida, mas podem ser utilizados sem problemas. A vantagem em
se utilizar combustível aditivado está nos detergentes nele
contidos, que evitam ou reduzem a carbonização das válvulas e
o gradual entupimento dos bicos injetores. Não confunda, porém,
a gasolina aditivada (com detergentes) à Premium, de alta
octanagem.
© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos
reservados