Consultório de Preparação


por Alexandre Makoto e Iran Cartaxo


Diplomata com comando e 3 Webers vai a 240 cv


Parabéns pelo trabalho, é muito importante para quem gosta de automobilismo e mecânica. Tenho dúvidas sobre dois carros meus, um Santa Matilde 4.1 álcool e um Diplomata 92 4.1 gasolina. Qual receita de veneno leve ou médio vocês sugerem para o SM para uso em rua? Taxa de compressão, comando, carburação (uso o H34 e gostaria de continuar usando se possível). Sobre o Diplomata, gostaria de saber sua opinião sobre o veneno: cabeçote rebaixado, tuchos mecânicos, molas de válvulas e polia de Stock Car, comando importado 290, carburador 446, escapamento 6x2, rodas aro 15 originais e pneus P6000 205/60. Acredito que o 0-100 esteja em torno de 8,5 segundos, final em torno de 200 km/h e potência em torno de 170 cv. Estou certo? Gostaria de alcançar entre 200 e 250 cv com sua sugestão.

Alexandre Sepúlveda
alexx@ssa.nutecnet.com.br

Salvador, BA


Antes de mais nada, parabéns pela precisão nas estimativas, Alexandre. O desempenho de seu Diplomata aproxima-se muito das marcas citadas, como se vê na tabela de simulação. A preparação sugerida para o Santa Matilde seria praticamente a mesma realizada no Diplomata, pois é uma receita muito equilibrada e adequada para uso em rua. A única alteração fica por conta da adoção de três carburadores Weber 40 horizontais, que resultariam em alimentação mais eficiente. Apesar da dificuldade em regular com perfeição os três carburadores, equalizando os cilindros, e em fazer sua manutenção, o resultado será com certeza bastante bom.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Diplomata original (em azul), com a preparação atual (em verde) e com 3 carburadores Weber 40 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


A correta dosagem da mistura, que deve ser estequiométrica, bem como uma curva de avanço da ignição bem acertada e feita no limite da detonação, garantem bons resultados e um consumo compatível, além de ótimo torque obtido com a regulagem da curva de avanço bem feita. A adoção de três carburadores permite ao motor melhores condições na admissão de ar, além de admitir a quantidade ideal de mistura para cada cilindro. Não devem ser adotados carburadores maiores que o Weber 40, sob risco de perda de dirigibilidade em baixos regimes e marcha-lenta instável. Procure adotar velas de grau térmico compatível com a nova taxa de compressão adotada (mais "frias"), pois se forem muito "quentes" podem causar detonação.

A qualidade do ar admitido no motor influi muito na durabilidade do mesmo, pois partículas sólidas aliadas ao óleo lubrificante causam o efeito de uma pasta abrasiva nas partes móveis do motor -- por isso, o uso de filtro de ar de boa qualidade é imprescindível. É preciso ter cuidado também ao usinar o cabeçote para aumentar a taxa de compressão, pois este é de concepção antiga e fica mais sujeito à detonação quando o serviço não é bem executado.

Este é o desempenho estimado para a preparação atual do Diplomata e para a adoção de três carburadores Weber 40 horizontais:

  Original Preparação atual Com 3 carburadores
Potência máxima 121 cv 192 cv 240 cv
Rotação de potência máxima 3800 rpm 4800 rpm 5350 rpm
Velocidade máxima 173 km/h 202 km/h 217 km/h
Rotação à velocidade máxima 4250 rpm 4660 rpm 5020 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,3 s 8,7 s 7,4 s
Torque máximo 29,0 mkgf 25,3 mkgf 25,3 mkgf
Rotação de torque máximo 2000 rpm 2500 rpm 2800 rpm
Encurtamento recomendado
na relação de transmissão
- 2,6 % 6,2 %
Aceleração longitudinal
no interior do veículo
0,51 g 0,72 g 0,84 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


A escolha dos pneus 205/60 R 15 foi correta, sendo esta medida uma alternativa à 195/65 R 15 que equipava os últimos Diplomatas. O único inconveniente é que a relação entre a largura das rodas originais (6 pol.) e a dos novos pneus se afasta do fator ideal para uso esportivo, que gira em torno de 90%. Em seu caso obtêm-se 74%, proporção mais adequada a uma condução comportada e que reduz um pouco a estabilidade e precisão de direção. Um ligeiro aumento na pressão dos pneus pode, porém, compensar essa perda. Observe também se o código de velocidade dos pneus é V, para 240 km/h, necessário para a utilização integral da velocidade máxima estimada. Seria interessante ainda otimizar o funcionamento dos freios e da suspensão, com o emprego de pastilhas mais macias, molas e amortecedores de carga mais alta.



Volta ao Consultório de Preparação

Volta à página principal


© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados