Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Pontiac V8 com blower e
nitro: 700 cv e 300 km/h!
Possuo um Pontiac Formula 400 (1976)
com câmbio manual e gostaria de saber qual é o melhor blower.
Ele está com um Big Block 427, carburação dupla (Weber 50) e
comando 282. Como ficaria com a blower e injeção de óxido
nitroso? Meu amigo Marcos, que mandou a consulta do Omega 3.0,
realizou todas as modificações indicadas e está levando meu
carro fácil... Gostaria de deixá-lo comendo poeira.
José Luiz Silva
jl-silva@uol.com.br
A consulta citada do Marcos (clique aqui
para ler) foi uma das primeiras atendidas no Consultório de
Preparação e realmente resultou em um carro muito forte nas
receitas mais pesadas. Seu Pontiac, Luiz, apesar do Big Block de
427 polegadas cúbicas -- quase 7 litros, exatos 6997 cm3 -- e da preparação já efetuada,
não é realmente capaz de superar o desempenho previsto para o
Omega do Marcos, em função da baixa potência específica, pior
aerodinâmica e principalmente o elevado peso de seu carro, mesmo
contando com um motor de tal tamanho.
Apesar da desvantagem atual, o motor 427 sempre terá um maior
potencial, porque é muito mais fácil fazer um motor de grande
cilindrada atingir determinada potência do que trabalhar com um
de pequena capacidade cúbica. Por isso, apesar de subir de giro
facilmente e sustentar rotações mais elevadas sem problemas, o
motor VW AP 1,6 é preterido pela maioria dos preparadores em
favor do motor 1,8 ou 2-litros, pois estes sempre terão mais
"força bruta" e maior capacidade de desenvolver
potência. E força bruta não falta a seu motor, Luiz, pois com
7 litros disponíveis para trabalho não se brinca!
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Pontiac Fórmula 400 com a preparação atual (em azul), com blower (em verde) e com blower e óxido nitroso (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
Partindo do motor-padrão 427, pode-se concluir através da simulação que seu motor desenvolve
atualmente cerca de 321 cv líquidos. Observe que não se trata
de potência bruta, muitas vezes exagerada nos antigos V8,
criando uma lenda de que são insuperáveis. Exemplo disso era o
V8 do Maverick, que alardeava potência bruta de 199 cv mas na
realidade produzia somente 135 cv úteis (líquidos) -- isso no
volante do motor, pois a potência disponível nas rodas seria
ainda menor. Mas isso não deve desanimá-lo, pelo contrário:
deve ser um estímulo, pois a baixa potência específica atual
(46 cv/l), mesmo após preparado, é sinal de que o motor suporta
ainda muito veneno e de que responderá bem a eles.
O blower é uma boa escolha para seu carro. O motor possui
potência de sobra para movimentá-lo, e ao contrário de uma
preparação aspirada, a sobrealimentação não prejudica o
torque nem altera os regimes de rotação, não dificultando
portanto a condução em trânsito. Seriam obtidos melhores
resultados com um compressor centrífugo de acionamento
mecânico, que permitiria ainda lançar mão de um intercooler.
Este equipamento é mais leve, menor e mais discreto (cabe sob o
capô, não sendo necessário recortá-lo e alterar o visual
externo do carro), e ainda absorve menor potência para
funcionar. Mas fica em desvantagem com relação ao blower em
preço -- é cerca de R$ 1.000 mais caro, em média -- e no
charme que o visual agressivo do blower e dos carburadores saindo
pelo capô proporciona.
Para fazer seu carro superar o Omega do Marcos, em qualquer das
preparações citadas naquela consulta, bastaria lançar mão do
blower. Um de 350 cm3 e
relação de polia de 1:2 resultaria em pressão no coletor de
0,6 kg/cm3 e faria seu carro
superar o desempenho de seu colega, como pode-se observar na
tabela de simulação. Apesar de o blower ser suficiente não
resistimos à tentação de fazer seu carro "descascar"
o asfalto e desenterrar poeira para seu colega "comer",
e simulamos também uma preparação combinando óxido nitroso e
o blower sugerido.
Pode-se usar tanto oito pares injetores de 0,018 NOS e 0,020 GAS,
um para cada cilindro, como um número menor de pares com maior
diâmetro ou maior pressão de injeção. Mas não se deve
exagerar na redução do número de pares, para que o diâmetro
ou a pressão não fiquem muito elevados prejudicando a injeção
do gás, a não ser que se deseje menor acréscimo de potência
com o nitro. Tal preparação resulta em um desempenho tão forte
que será necessário reforçar o motor com bielas, pistões,
pinos e outras peças internas apropriadas. Essa preparação,
contudo, não atrapalhará o uso de rua do carro, pois o nitro
só entra em operação quando solicitado, e por ser uma forma de
sobrealimentação, também não prejudica o torque ou altera os
regimes de rotação.
Atual | Blower | Blower e nitro | |
Potência máxima | 321 cv | 512 cv | 704 cv |
Rotação de potência máxima | 4800 rpm | 4800 rpm | 4800 rpm |
Velocidade máxima | 231 km/h | 269 km/h | 301 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 7,5 s | 5,3 s | 4,2 s |
Torque máximo | 49,0 mkgf | 78,4 mkgf | 107,8 mkgf |
Rotação de torque máximo | 2500 rpm | 2500 rpm | 2500 rpm |
Aumento
recomendado na injeção de combustível |
- | 50,0 % | 100,0 % |
Aceleração
longitudinal no interior do veículo |
0,83 g | 1,18 g | 1,47 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
Qualquer das receitas exige modificações no veículo para um
desempenho seguro, pois com potência, velocidade e peso não se
deve brincar. É importante redimensionar os freios, colocar
molas e amortecedores mais firmes, barras estabilizadoras mais
grossas, rodas e pneus mais largos. Os reforços em câmbio
também não devem ser deixados de lado, principalmente na
preparação mais forte. Serão providenciais embreagem,
diferencial e engrenagens de câmbio reforçados.
O torque e a potência produzidos por seu carro, no caso da
preparação mais forte, serão absurdos e dignos de dragsters ,
e o comportamento do motor permitirá o uso de toda essa
cavalaria em rua. Basta certo cuidado do motorista para não
atropelar outros carros ou fazer coisas mais apropriadas a cães
e gatos, como cavar buracos ou subir em árvores, pois os mais de
100 mkgf de torque quase lhe permitirão fazer isso...
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