Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Polo Classic: turbo ou comando bravo


Gostaria de parabenizá-los pelo site, pois é bem-feito e de grande utilidade para quem sabe apreciar. Gostaria de saber o desempenho estimado para o Polo Classic com turbo ou com a troca do comando de válvulas (qual a sugestão?), e quanto ficaria cada uma. Seria necessária alguma modificação na suspensão ou no câmbio?

Clêver Vasconcelos Júnior
dedea@virtualhouse.com.br
Goiânia, GO



A preparação do motor de 1,8 litro do Polo é simplificada por sua semelhança com o da linha Gol. A montagem transversal utilizada no modelo requer o desenvolvimento de itens específicos, como o coletor de escapamento, e pode exigir modificações no posicionamento de alguns componentes. Mas nada que uma boa oficina não possa fazer.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Polo original (em azul), com preparação aspirada (em verde) e com turbo a 0,4 kg/cm2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Para evitar a necessidade de mudanças mais extensas no automóvel, que envolvem suspensões e câmbio, o ideal é fazer uso de preparações mais leves, em que a troca dos pneus por outros mais largos resolve bem a questão. Duas receitas são ideais para atingir este objetivo:

- Aspirada com comando de 15° a mais de duração e 1 mm a mais de levantamento de válvulas, escapamento dimensionado e remapeamento da central de injeção e ignição, para recuperar um pouco o torque e ajustá-la à nova configuração do motor. Custo estimado: R$ 650.

- Turbo a 0,4 kg/cm², com o devido remapeamento e intercooler. Apesar da pequena vantagem em desempenho trazida pelo uso do intercooler com esta pressão -- neste caso apenas 4 cv --, sua adição se justifica pela proteção que traz ao motor (menor tendência à detonação). Custo estimado: R$ 1.450.

Confira o desempenho do Polo com estas preparações:

  Original Aspirado Turbo
Potência máxima 99 cv 121 cv 143 cv
Rotação de potência máxima 5500 rpm 6100 rpm 5500 rpm
Velocidade máxima 183 km/h 196 km/h 207 km/h
Rotação à velocidade máxima 5500 rpm 5880 rpm 6210 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,4 s 9,3 s 7,9 s
Torque máximo 15,1 mkgf 15,6 mkgf 21,8 mkgf
Rotação de torque máximo 3500 rpm 3900 rpm 3500 rpm
Alteração recomendada
na relação de transmissão
- 3,3 %
mais curto
12,9 %
mais longo
Aumento recomendado
na injeção de combustível
- - 33,3 %
Aceleração longitudinal
no interior do veículo
0,54 g 0,67 g 0,78 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


Substituir as rodas de 6 x 14 pol. pelas de 15 pol. e os pneus 185/60 por 195/50 será suficiente para manter o padrão de segurança do Polo envenenado. Observe que o acerto da transmissão original, que "casa" as rotações de potência e velocidade máximas (clique aqui para saber mais), é perdido com qualquer das preparações. Retomar este acerto é possível com peças originais Volkswagen, mas manter o câmbio atual não traz problemas. Você sentirá a necessidade de esticar um pouco mais as marchas, no veneno aspirado, ou a possibilidade de trocá-las mais cedo, com turbo.



Volta ao Consultório de Preparação

Volta à página principal


© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados