Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Polo Classic: turbo ou
comando bravo
Gostaria de parabenizá-los pelo site,
pois é bem-feito e de grande utilidade para quem sabe apreciar.
Gostaria de saber o desempenho estimado para o Polo Classic com
turbo ou com a troca do comando de válvulas (qual a sugestão?),
e quanto ficaria cada uma. Seria necessária alguma modificação
na suspensão ou no câmbio?
Clêver Vasconcelos Júnior
dedea@virtualhouse.com.br
Goiânia, GO
A preparação do motor de 1,8 litro do Polo é simplificada por
sua semelhança com o da linha Gol. A montagem transversal
utilizada no modelo requer o desenvolvimento de itens
específicos, como o coletor de escapamento, e pode exigir
modificações no posicionamento de alguns componentes. Mas nada
que uma boa oficina não possa fazer.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Polo original (em azul), com preparação aspirada (em verde) e com turbo a 0,4 kg/cm2 (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
Para evitar a necessidade de mudanças mais extensas no
automóvel, que envolvem suspensões e câmbio, o ideal é fazer
uso de preparações mais leves, em que a troca dos pneus por
outros mais largos resolve bem a questão. Duas receitas são
ideais para atingir este objetivo:
- Aspirada com comando de 15° a mais de
duração e 1 mm a mais de levantamento de válvulas, escapamento
dimensionado e remapeamento da central de injeção e ignição,
para recuperar um pouco o torque e ajustá-la à nova
configuração do motor. Custo estimado: R$ 650.
- Turbo a 0,4 kg/cm², com o devido remapeamento
e intercooler. Apesar da pequena vantagem em desempenho trazida
pelo uso do intercooler com esta pressão -- neste caso apenas 4
cv --, sua adição se justifica pela proteção que traz ao
motor (menor tendência à detonação). Custo estimado: R$
1.450.
Confira o desempenho do Polo com estas preparações:
Original | Aspirado | Turbo | |
Potência máxima | 99 cv | 121 cv | 143 cv |
Rotação de potência máxima | 5500 rpm | 6100 rpm | 5500 rpm |
Velocidade máxima | 183 km/h | 196 km/h | 207 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 5500 rpm | 5880 rpm | 6210 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,4 s | 9,3 s | 7,9 s |
Torque máximo | 15,1 mkgf | 15,6 mkgf | 21,8 mkgf |
Rotação de torque máximo | 3500 rpm | 3900 rpm | 3500 rpm |
Alteração recomendada na relação de transmissão |
- | 3,3
% mais curto |
12,9
% mais longo |
Aumento recomendado na injeção de combustível |
- | - | 33,3 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo |
0,54 g | 0,67 g | 0,78 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
Substituir as rodas de 6 x 14 pol. pelas de 15 pol. e os pneus
185/60 por 195/50 será suficiente para manter o padrão de
segurança do Polo envenenado. Observe que o acerto da
transmissão original, que "casa" as rotações de
potência e velocidade máximas (clique
aqui para saber mais), é perdido com qualquer das
preparações. Retomar este acerto é possível com peças
originais Volkswagen, mas manter o câmbio atual não traz
problemas. Você sentirá a necessidade de esticar um pouco mais
as marchas, no veneno aspirado, ou a possibilidade de trocá-las
mais cedo, com turbo.
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