por Iran Cartaxo
Palio 16V turbo pode ir de
0 a 100 em 7,1 segundos
Tenho um Palio 16V e gostaria de saber quais alterações
mecânicas e/ou eletrônicas fazer no carro para que
andasse mais sem comprometer muito a durabilidade do
conjunto. Gostaria de uma opção que mexesse pouco nas
características originais e outra que fizesse
alterações maiores, para que possa avaliar o
custo/benefício das modificações.
Rubens Romano Junior
romanos@mandic.com.br
São Paulo, SP
Apesar de seu desempenho original bastante bom, o Palio
16V também se presta à preparação. Uma boa e
acessível opção para melhorar ligeiramente o
rendimento, sem comprometer a vida útil e nem mesmo
abrir a tampa de válvulas, é associar um remapeamento
da central de injeção e ignição a um coletor de
escapamento dimensionado. O primeiro procedimento, desde
que bem-feito (o ideal é reprogramar o chip, ou
programar um novo, para seu motor e condições de uso
específicos), trará ganho importante no torque em
baixos regimes, compensando a ligeira perda trazida pelo
escapamento dimensionado. Este, por outro lado, melhora a
potência em alta rotação. O resultado será um motor
ágil e de respostas rápidas em qualquer regime.
|
As
curvas de potência (as mais altas) e de torque
estimadas para o Palio 16V original (em azul);
com remapeamento e coletor de escapamento
dimensionado (em verde); e com turbo a 0,6 kg/cm2
e intercooler (em vermelho)
Veja as curvas ampliadas
|
|
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Outra opção recomendada é
um turbocompressor. Apesar da boa distribuição de
torque do motor original, seu ponto máximo já ocorre em
rotações muito elevadas (4.500 rpm) para se conseguir
expressivos resultados com veneno aspirado. Comandos de
válvulas mais bravos poderiam prejudicar o torque e o
consumo sem trazer grande benefício em alta rotação --
além do custo elevado, pois são dois eixos-comando. Por
isso o turbo aparece como opção ideal, mesmo porque sua
associação ao cabeçote multiválvula costuma ser muito
positiva. Uma boa pressão para manter a taxa de
compressão e o combustível originais é de 0,6 kg/cm2,
com uso de intercooler. Completa a operação um reajuste
da injeção e ignição, que pode ser feito com a
adição de caixa de gerenciamento (com ou sem bicos
adicionais) ou com remapeamento.
Confira o desempenho esperado das preparações: |
|
Original |
Remapeado |
Turbo
a 0,6 Kg/cm² |
Potência máxima |
106 cv |
117 cv |
177 cv |
Rotação de
potência máxima |
5750
rpm |
6050
rpm |
5750
rpm |
Velocidade máxima |
181
km/h |
187
km/h |
215
km/h |
Rotação à
velocidade máxima |
5400
rpm |
5645
rpm |
6475
rpm |
Aceleração de 0
a 100 km/h |
10,4 s |
9,6 s |
7,1 s |
Torque máximo |
15,1
mkgf |
16,7
mkgf |
25,2
mkgf |
Rotação de
torque máximo |
4500
rpm |
4750
rpm |
4500
rpm |
Alteração
recomendada na relação de transmissão |
- |
6,6%
mais curta |
12,6%
mais longa |
Aumento
recomendado na injeção de combustível |
- |
- |
50,0 % |
Aceleração
longitudinal no interior do veículo |
0,60 |
0,65 |
0,88 |
A margem de erro é de 5% (para
cima ou para baixo), considerando-se instalação
bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100
km/h e a aceleração longitudinal máxima
(sentida no interior do automóvel) a partir da
eficiência de transmissão de potência ao solo
do carro original. Para atingir os resultados
estimados pode ser necessária a recalibragem da
suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego
de pneus mais largos. A velocidade máxima
estimada só será atingida com o ajuste
recomendado da relação final de transmissão.
Os resultados de velocidade são para velocidade
real, sem considerar eventual erro do
velocímetro. A rotação à velocidade máxima
é calculada considerando a relação atual de
transmissão. |
Algoritmo de simulação de
preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
|
A primeira preparação é
bastante leve e dispensa maiores intervenções no
veículo. Câmbio, freios e suspensão podem ser mantidos
originais. Como o leitor já utiliza pneus 185/60 R 14 H,
talvez valha a pena substituir as rodas originais de 5
pol por outras de 5,5 pol, que se ajustam melhor àquela
largura, evitando excessiva flexibilidade da carcaça.
A preparação turbo requer modificações mais extensas.
A transmissão vai ficar um pouco curta para o novo
desempenho, mas, como o 16V já é o Palio de diferencial
mais longo, apenas engrenagens especiais -- ou
eventualmente algum conjunto importado, pouco provável
de se encontrar em nossas lojas de preparação --
poderiam ajustar a relação às necessidades do motor
turbo. Melhor se ater à segurança: amortecedores de
carga mais alta, freios redimensionados (pastilhas e
lonas mais macias), rodas e pneus mais largos. A medida
195/50 R 15 V é a correspondente à original em aro 15
pol, mas o leitor pode preferir um conjunto mais
conservador -- e mais resistente a valetas e buracos --
com rodas 5,5 x 14 pol e pneus 185/60. |
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