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CONSULTÓRIO DE PREPARAÇÃO

por Iran Cartaxo

Palio 16V turbo pode ir de
0 a 100 em 7,1 segundos


Tenho um Palio 16V e gostaria de saber quais alterações mecânicas e/ou eletrônicas fazer no carro para que andasse mais sem comprometer muito a durabilidade do conjunto. Gostaria de uma opção que mexesse pouco nas características originais e outra que fizesse alterações maiores, para que possa avaliar o custo/benefício das modificações.

Rubens Romano Junior
romanos@mandic.com.br
São Paulo, SP


Apesar de seu desempenho original bastante bom, o Palio 16V também se presta à preparação. Uma boa e acessível opção para melhorar ligeiramente o rendimento, sem comprometer a vida útil e nem mesmo abrir a tampa de válvulas, é associar um remapeamento da central de injeção e ignição a um coletor de escapamento dimensionado. O primeiro procedimento, desde que bem-feito (o ideal é reprogramar o chip, ou programar um novo, para seu motor e condições de uso específicos), trará ganho importante no torque em baixos regimes, compensando a ligeira perda trazida pelo escapamento dimensionado. Este, por outro lado, melhora a potência em alta rotação. O resultado será um motor ágil e de respostas rápidas em qualquer regime.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Palio 16V original (em azul); com remapeamento e coletor de escapamento dimensionado (em verde); e com turbo a 0,6 kg/cm2 e intercooler (em vermelho)

Veja as curvas ampliadas

Outra opção recomendada é um turbocompressor. Apesar da boa distribuição de torque do motor original, seu ponto máximo já ocorre em rotações muito elevadas (4.500 rpm) para se conseguir expressivos resultados com veneno aspirado. Comandos de válvulas mais bravos poderiam prejudicar o torque e o consumo sem trazer grande benefício em alta rotação -- além do custo elevado, pois são dois eixos-comando. Por isso o turbo aparece como opção ideal, mesmo porque sua associação ao cabeçote multiválvula costuma ser muito positiva. Uma boa pressão para manter a taxa de compressão e o combustível originais é de 0,6 kg/cm2, com uso de intercooler. Completa a operação um reajuste da injeção e ignição, que pode ser feito com a adição de caixa de gerenciamento (com ou sem bicos adicionais) ou com remapeamento.

Confira o desempenho esperado das preparações:
  Original Remapeado Turbo a 0,6 Kg/cm²
Potência máxima 106 cv 117 cv 177 cv
Rotação de potência máxima 5750 rpm 6050 rpm 5750 rpm
Velocidade máxima 181 km/h 187 km/h 215 km/h
Rotação à velocidade máxima 5400 rpm 5645 rpm 6475 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,4 s 9,6 s 7,1 s
Torque máximo 15,1 mkgf 16,7 mkgf 25,2 mkgf
Rotação de torque máximo 4500 rpm 4750 rpm 4500 rpm
Alteração recomendada na relação de transmissão - 6,6% mais curta 12,6% mais longa
Aumento recomendado na injeção de combustível - - 50,0 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,60 0,65 0,88
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF.
A primeira preparação é bastante leve e dispensa maiores intervenções no veículo. Câmbio, freios e suspensão podem ser mantidos originais. Como o leitor já utiliza pneus 185/60 R 14 H, talvez valha a pena substituir as rodas originais de 5 pol por outras de 5,5 pol, que se ajustam melhor àquela largura, evitando excessiva flexibilidade da carcaça.

A preparação turbo requer modificações mais extensas. A transmissão vai ficar um pouco curta para o novo desempenho, mas, como o 16V já é o Palio de diferencial mais longo, apenas engrenagens especiais -- ou eventualmente algum conjunto importado, pouco provável de se encontrar em nossas lojas de preparação -- poderiam ajustar a relação às necessidades do motor turbo. Melhor se ater à segurança: amortecedores de carga mais alta, freios redimensionados (pastilhas e lonas mais macias), rodas e pneus mais largos. A medida 195/50 R 15 V é a correspondente à original em aro 15 pol, mas o leitor pode preferir um conjunto mais conservador -- e mais resistente a valetas e buracos -- com rodas 5,5 x 14 pol e pneus 185/60.

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