Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo e Fabrício
Samahá
Monza 1,8 sem turbo pode
superar um 3000 GT?
Pretendo instalar um Weber 45 em um
Monza SL 1.8 1990 a gasolina, e gostaria de saber quanto vai
aumentar a potência, qual será a velocidade final, se não
prejudicará o motor (com 100.000 km), e se colocasse comando,
quanto aumentaria na potência (usando o Weber).
Ederson Rafael Wagner
wagner@sepe.urisan.tche.br
Santo Ângelo, RS
Qual a preparação adequada para que um Monza 2.0 carburado
possa superar em aceleração e velocidade final um Mitsubishi
3000 GT VR4, se possível sem a utilização de turbo, blower,
compressor, etc.? Estou disposto a gastar R$ 20.000 em toda a
preparação. Minha real vontade é superar uma Ferrari F355.
Isso é possível?
Gleidsson da Silva Pereira
gspdgs@zaz.com.br
Brasília, DF
Bastante conhecidos dos preparadores brasileiros, os motores da
Família II da GM -- os de 1,6, 1,8, 2 e 2,2 litros do Monza,
Kadett, Omega e Vectra -- apresentam boa robustez, certa
facilidade de preparação e grande disponibilidade de kits e
equipamentos para ganho substancial em desempenho.
Ambos os leitores demonstraram preferência pela preparação
aspirada. Embora prejudique o torque em baixa rotação, não
sacrificado quando se opta pela superalimentação (turbo,
compressor mecânico, blower -- saiba mais sobre cada um no Consultório Técnico), o veneno
aspirado traz bons resultados num carro de relação peso-torque
interessante como o Monza.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Monza carburado de 1,8 litro original (em azul), com preparação aspirada leve (em verde) e com preparação aspirada média (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
Simulamos duas opções de preparação aspirada para o Monza
1,8-litro a gasolina do Ederson, podendo o Gleidsson aplicar os
resultados a seu carro (um 2-litros a álcool) com uma correção
de cerca de 12% nos valores de potência máxima:
- Preparação aspirada leve com um carburador
Weber duplo 40 e comando com 10° a mais de duração e 0,8 mm a
mais de abertura das válvulas.
- Preparação aspirada média com um Weber
duplo 45 e um comando com 23° a mais de duração e 1 mm a mais
de abertura.
Ambas as receitas poderiam ser complementadas por um coletor de
escapamento dimensionado, que não foi incluído nas
simulações. Cabe lembrar ao Ederson a importância de aliar o
uso do Weber a um comando mais bravo, sob pena de aproveitar
apenas parcialmente a capacidade de alimentação e o ganho de
desempenho possíveis com o novo carburador.
Quanto aos anseios do Gleidsson de superar um 3000 GT sem
recorrer à sobrealimentação, lamentamos informar que se
afastam bastante do razoável. O esportivo japonês tem motor de
seis cilindros, dois turbocompressores com intercooler e 320 cv,
além de contar com ótima aerodinâmica, câmbio de seis marchas
e a motricidade (capacidade de transferir potência ao solo) que
só a tração integral pode proporcionar. Um integrante da
equipe ironizou, ao ler seu e-mail, que nem mesmo derrubando os
dois carros de um prédio o Monza chegaria na frente, pois a
melhor aerodinâmica do Mitsubishi lhe daria a vitória...
Humor à parte, em preparação tudo é possível: desenvolvemos
uma receita que permitiria ao Monza 2-litros atingir desempenho
superior ao do Ferrari F355 -- ainda mais potente que o 3000 GT,
com motor V8 de 380 cv. A simulação envolve injeção de óxido
nitroso, que apesar de ser uma forma de sobrealimentação, é
muito relacionada a preparações aspiradas e acreditamos que
não feriria seus princípios. O problema é que motor e carro
vão durar muito pouco e requerer constante manutenção, como
num carro que disputasse provas de arrancada. Além disso serão
necessárias extensas modificações no conjunto, de embreagem de
cerâmica a pneus extremamente largos, que -- aliadas ao torque
comprometido em baixa rotação -- tornarão o Monza bastante
desagradável de dirigir no trânsito urbano.
A receita pesadíssima é composta por válvulas de 3 mm a mais
de diâmetro, mesmo comando e carburador que a preparação
média e um nitro equivalente a um turbo com 2,5 kg/cm2. Haja
diâmetro dos bicos e pressão de injeção para dar tudo isso!
Seriam dois pares de injetores para cada cilindro, no total de 8,
com 0,020 pol. para óxido nitroso e 0,024 pol. para
combustível. Os resultados estimados: potência máxima de 506
cv a 6.650 rpm, torque máximo de 48,7 mkgf a 4.150 rpm,
velocidade final de 301 km/h (com rotação de 8.775 rpm) e 0 a
100 km/h em 4,6 segundos. Seria recomendado alongamento da
transmissão em 32% e a aceleração no interior do veículo
atingiria 1,36 g.
Este é o desempenho estimado do Monza 1,8-litro a gasolina com
as preparações leve e média sugeridas:
Original | Aspirada leve | Aspirada média | |
Potência máxima | 98 cv | 119 cv | 132 cv |
Rotação de potência máxima | 5800 rpm | 6400 rpm | 6750 rpm |
Velocidade máxima | 174 km/h | 186 km/h | 192 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 5080 rpm | 5415 rpm | 5610 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 12,9 s | 11,1 s | 10,2 s |
Torque máximo | 14,6 mkgf | 14,1 mkgf | 13,4 mkgf |
Rotação de torque máximo | 3600 rpm | 3950 rpm | 4200 rpm |
Encurtamento recomendado na relação de transmissão |
- | 15,2 % | 16,7 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo |
0,48 g | 0,56 g | 0,61 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
Observa-se nas preparações simuladas a necessidade de encurtar
a transmissão, originalmente dotada de relações de marcha
muito espaçadas (wide ratio). O emprego de câmbio do
Monza S/R e Kadett GS (similar ao dos últimos Kadetts 2-litros),
com a quinta 0,89:1 em vez de 0,71:1, representaria encurtamento
de 25%, o mesmo que se obtém passando a quarta marcha no câmbio
atual. O benefício seria a menor queda de giros nas trocas de
marcha, importante num motor com torque em alto regime como o que
simulamos.
Valem aqui os cuidados citados em outras consultas: revisar com
critério todo o conjunto mecânico do carro e adequar os
componentes de segurança, com pastilhas de freio mais macias,
rodas e pneus mais largos. As medidas 195/60 R 14 H, 195/55 R 15
V e 205/50 R 15 V, para aros de 14 e 15 pol., são adequadas ao
Monza em termos de perímetro dos pneus (clique
aqui para saber mais).
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