Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo e Fabrício Samahá


Monza 1,8 sem turbo pode superar um 3000 GT?


Pretendo instalar um Weber 45 em um Monza SL 1.8 1990 a gasolina, e gostaria de saber quanto vai aumentar a potência, qual será a velocidade final, se não prejudicará o motor (com 100.000 km), e se colocasse comando, quanto aumentaria na potência (usando o Weber).

Ederson Rafael Wagner
wagner@sepe.urisan.tche.br

Santo Ângelo, RS


Qual a preparação adequada para que um Monza 2.0 carburado possa superar em aceleração e velocidade final um Mitsubishi 3000 GT VR4, se possível sem a utilização de turbo, blower, compressor, etc.? Estou disposto a gastar R$ 20.000 em toda a preparação. Minha real vontade é superar uma Ferrari F355. Isso é possível?

Gleidsson da Silva Pereira
gspdgs@zaz.com.br

Brasília, DF


Bastante conhecidos dos preparadores brasileiros, os motores da Família II da GM -- os de 1,6, 1,8, 2 e 2,2 litros do Monza, Kadett, Omega e Vectra -- apresentam boa robustez, certa facilidade de preparação e grande disponibilidade de kits e equipamentos para ganho substancial em desempenho.

Ambos os leitores demonstraram preferência pela preparação aspirada. Embora prejudique o torque em baixa rotação, não sacrificado quando se opta pela superalimentação (turbo, compressor mecânico, blower -- saiba mais sobre cada um no Consultório Técnico), o veneno aspirado traz bons resultados num carro de relação peso-torque interessante como o Monza.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Monza carburado de 1,8 litro original (em azul), com preparação aspirada leve (em verde) e com preparação aspirada média (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Simulamos duas opções de preparação aspirada para o Monza 1,8-litro a gasolina do Ederson, podendo o Gleidsson aplicar os resultados a seu carro (um 2-litros a álcool) com uma correção de cerca de 12% nos valores de potência máxima:

- Preparação aspirada leve com um carburador Weber duplo 40 e comando com 10° a mais de duração e 0,8 mm a mais de abertura das válvulas.

- Preparação aspirada média com um Weber duplo 45 e um comando com 23° a mais de duração e 1 mm a mais de abertura.

Ambas as receitas poderiam ser complementadas por um coletor de escapamento dimensionado, que não foi incluído nas simulações. Cabe lembrar ao Ederson a importância de aliar o uso do Weber a um comando mais bravo, sob pena de aproveitar apenas parcialmente a capacidade de alimentação e o ganho de desempenho possíveis com o novo carburador.

Quanto aos anseios do Gleidsson de superar um 3000 GT sem recorrer à sobrealimentação, lamentamos informar que se afastam bastante do razoável. O esportivo japonês tem motor de seis cilindros, dois turbocompressores com intercooler e 320 cv, além de contar com ótima aerodinâmica, câmbio de seis marchas e a motricidade (capacidade de transferir potência ao solo) que só a tração integral pode proporcionar. Um integrante da equipe ironizou, ao ler seu e-mail, que nem mesmo derrubando os dois carros de um prédio o Monza chegaria na frente, pois a melhor aerodinâmica do Mitsubishi lhe daria a vitória...

Humor à parte, em preparação tudo é possível: desenvolvemos uma receita que permitiria ao Monza 2-litros atingir desempenho superior ao do Ferrari F355 -- ainda mais potente que o 3000 GT, com motor V8 de 380 cv. A simulação envolve injeção de óxido nitroso, que apesar de ser uma forma de sobrealimentação, é muito relacionada a preparações aspiradas e acreditamos que não feriria seus princípios. O problema é que motor e carro vão durar muito pouco e requerer constante manutenção, como num carro que disputasse provas de arrancada. Além disso serão necessárias extensas modificações no conjunto, de embreagem de cerâmica a pneus extremamente largos, que -- aliadas ao torque comprometido em baixa rotação -- tornarão o Monza bastante desagradável de dirigir no trânsito urbano.

A receita pesadíssima é composta por válvulas de 3 mm a mais de diâmetro, mesmo comando e carburador que a preparação média e um nitro equivalente a um turbo com 2,5 kg/cm2. Haja diâmetro dos bicos e pressão de injeção para dar tudo isso! Seriam dois pares de injetores para cada cilindro, no total de 8, com 0,020 pol. para óxido nitroso e 0,024 pol. para combustível. Os resultados estimados: potência máxima de 506 cv a 6.650 rpm, torque máximo de 48,7 mkgf a 4.150 rpm, velocidade final de 301 km/h (com rotação de 8.775 rpm) e 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Seria recomendado alongamento da transmissão em 32% e a aceleração no interior do veículo atingiria 1,36 g.

Este é o desempenho estimado do Monza 1,8-litro a gasolina com as preparações leve e média sugeridas:

  Original Aspirada leve Aspirada média
Potência máxima 98 cv 119 cv 132 cv
Rotação de potência máxima 5800 rpm 6400 rpm 6750 rpm
Velocidade máxima 174 km/h 186 km/h 192 km/h
Rotação à velocidade máxima 5080 rpm 5415 rpm 5610 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,9 s 11,1 s 10,2 s
Torque máximo 14,6 mkgf 14,1 mkgf 13,4 mkgf
Rotação de torque máximo 3600 rpm 3950 rpm 4200 rpm
Encurtamento recomendado
na relação de transmissão
- 15,2 % 16,7 %
Aceleração longitudinal
no interior do veículo
0,48 g 0,56 g 0,61 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


Observa-se nas preparações simuladas a necessidade de encurtar a transmissão, originalmente dotada de relações de marcha muito espaçadas (wide ratio). O emprego de câmbio do Monza S/R e Kadett GS (similar ao dos últimos Kadetts 2-litros), com a quinta 0,89:1 em vez de 0,71:1, representaria encurtamento de 25%, o mesmo que se obtém passando a quarta marcha no câmbio atual. O benefício seria a menor queda de giros nas trocas de marcha, importante num motor com torque em alto regime como o que simulamos.

Valem aqui os cuidados citados em outras consultas: revisar com critério todo o conjunto mecânico do carro e adequar os componentes de segurança, com pastilhas de freio mais macias, rodas e pneus mais largos. As medidas 195/60 R 14 H, 195/55 R 15 V e 205/50 R 15 V, para aros de 14 e 15 pol., são adequadas ao Monza em termos de perímetro dos pneus (clique aqui para saber mais).



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