Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Logus:
veneno aspirado para o motor AP-1800
Tenho um
Logus 1.8 e quero melhorar sua performance sem colocar turbo. O
que devo fazer?
César Augusto Dutra
dutra-laercio@uol.com.br
A preparação aspirada é mais complexa que uma equivalente com
turbo, César: quando não é possível aumentar a cilindrada e
se deseja atingir alta potência, produz muitos efeitos
indesejáveis. Outra desvantagem da preparação aspirada é a
dificuldade de reversão. Mas para um ganho médio de potência
(10 a 20 cv) pode ser uma boa -- e mais barata -- opção.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Logus original (em azul), com preparação leve (em verde) e média (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
A desvantagem da aspirada está basicamente na redução de
torque, que prejudica a dirigibilidade a partir de certo grau de
preparação. Para compensar essa perda pode-se recorrer ao
aumento da cilindrada, da taxa de compressão e do avanço da
curva de ponto de ignição. Mas o ganho em cilindrada é caro e
limitado por características construtivas do motor, enquanto os
outros procedimentos vêem-se limitados pela tendência à
detonação que o motor pode passar a apresentar.
Para o Logus 1,8 duas receitas podem ser seguidas:
- Comando com 10° a mais de duração e 0,6 mm a mais de
levantamento das válvulas, com os devidos reajustes na
carburação e ignição.
- Comando com 15° a
mais de duração e 1,0 mm a mais de levantamento das válvulas e
coletor de escapamento dimensionado, com os devidos reajustes na
carburação e ignição.
Confira o desempenho estimado:
Original | Aspirada leve | Aspirada média | |
Potência máxima | 86 cv | 94 cv | 103 cv |
Rotação de potência máxima | 5400 rpm | 5600 rpm | 5900 rpm |
Velocidade máxima | 168 km/h | 173 km/h | 179 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 4490 rpm | 4635 rpm | 4770 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 13,9 s | 12,6 s | 11,6 s |
Torque máximo | 14,5 mkgf | 14,2 mkgf | 14,5 mkgf |
Rotação de torque máximo | 3000 rpm | 3100 rpm | 3250 rpm |
Encurtamento recomendado na relação de transmissão | - | 17,6 % | 18,7 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo | 0,45 g | 0,49 g | 0,54 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo
de simulação de preparação de motores desenvolvido
pelo consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
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