Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Logus: veneno aspirado para o motor AP-1800


Tenho um Logus 1.8 e quero melhorar sua performance sem colocar turbo. O que devo fazer?

César Augusto Dutra
dutra-laercio@uol.com.br



A preparação aspirada é mais complexa que uma equivalente com turbo, César: quando não é possível aumentar a cilindrada e se deseja atingir alta potência, produz muitos efeitos indesejáveis. Outra desvantagem da preparação aspirada é a dificuldade de reversão. Mas para um ganho médio de potência (10 a 20 cv) pode ser uma boa -- e mais barata -- opção.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Logus original (em azul), com preparação leve (em verde) e média (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


A desvantagem da aspirada está basicamente na redução de torque, que prejudica a dirigibilidade a partir de certo grau de preparação. Para compensar essa perda pode-se recorrer ao aumento da cilindrada, da taxa de compressão e do avanço da curva de ponto de ignição. Mas o ganho em cilindrada é caro e limitado por características construtivas do motor, enquanto os outros procedimentos vêem-se limitados pela tendência à detonação que o motor pode passar a apresentar.

Para o Logus 1,8 duas receitas podem ser seguidas:

- Comando com 10° a mais de duração e 0,6 mm a mais de levantamento das válvulas, com os devidos reajustes na carburação e ignição.

- Comando com 15° a mais de duração e 1,0 mm a mais de levantamento das válvulas e coletor de escapamento dimensionado, com os devidos reajustes na carburação e ignição.

Confira o desempenho estimado:

  Original Aspirada leve Aspirada média
Potência máxima 86 cv 94 cv 103 cv
Rotação de potência máxima 5400 rpm 5600 rpm 5900 rpm
Velocidade máxima 168 km/h 173 km/h 179 km/h
Rotação à velocidade máxima 4490 rpm 4635 rpm 4770 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,9 s 12,6 s 11,6 s
Torque máximo 14,5 mkgf 14,2 mkgf 14,5 mkgf
Rotação de torque máximo 3000 rpm 3100 rpm 3250 rpm
Encurtamento recomendado na relação de transmissão - 17,6 % 18,7 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,45 g 0,49 g 0,54 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.

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