Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Ipanema e Corsa EFI aceitam preparação, sim


Sempre me disseram que carros com injeção EFI não têm jeito para preparação, e que a solução é colocar um carburador. Isso é verdade? Como ficaria uma Ipanema 2.0 EFI e um Corsa 1.4 EFI com 0,8 kg de turbo e intercooler? E com um comando de válvulas mais avançado? Quais são os números de fábrica de arrancada e final desses carros, e como andariam depois de preparados? A página de vocês esta ótima, continuem assim. Parabéns!

Carlos Marcon Junior
marconjr@mandic.com.br


Não há carro que não possa ser preparado, Junior: tudo é uma questão de capacidade técnica e conhecimento para realizar a preparação. A lenda de que carros com injeção não podiam ser retrabalhados surgiu nos primeiros anos em que a injeção desembarcou no Brasil, quando os preparadores ainda não sabiam como ajustá-la para funcionar com o veneno. A troca da injeção por um carburador só trará desvantagens. O carburador exige maior manutenção, é menos confiável e mais sujeito a desgaste e falhas de alimentação que a injeção.

À esquerda as curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para a Ipanema 2-litros original (em azul), com comando bravo (em verde) e com turbo a 0,8 kg/cm2 (em vermelho)


À direita as curvas de potência e de torque estimadas para o Corsa 1,4-litro original (em azul), com comando bravo (em verde) e com turbo a 0,8 kg/cm
2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas de ambos os modelos


Os motores Chevrolet EFI (injeção monoponto) já são bastante conhecidos dos envenenadores brasileiros, que possuem uma diversa gama de desenvolvimentos aspirados, turbo e nitro para esses motores.

Para instalar turbocompressor é necessário remapear a injeção ou recorrer a formas alternativas de adaptação da injeção, como caixas de controle paralelas, bicos injetores adicionais ou "engano" dos sensores da injeção. Com a central eletrônica devidamente adaptada ao turbo, não deve haver problemas de funcionamento do motor e os resultados serão melhores que os obtidos com a troca da injeção pelo carburador. Adotar um comando mais bravo também requer a readaptação da injeção para perfeito funcionamento, mas as alterações serão menores que com o turbo.

Simulamos para ambos os carros a troca do comando por um de 15° a mais de tempo de abertura e 0,5 mm a mais de levantamento das válvulas, assim como um turbo com intercooler e pressão de 0,8 kg/cm². Este é o desempenho estimado:

Ipanema 2 litros Original Comando Turbo
Potência máxima 110 cv 120 cv 208 cv
Rotação de potência máxima 5600 rpm 5850 rpm