Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Ipanema e Corsa EFI
aceitam preparação, sim
Sempre me disseram que carros com
injeção EFI não têm jeito para preparação, e que a
solução é colocar um carburador. Isso é verdade? Como ficaria
uma Ipanema 2.0 EFI e um Corsa 1.4 EFI com 0,8 kg de turbo e
intercooler? E com um comando de válvulas mais avançado? Quais
são os números de fábrica de arrancada e final desses carros,
e como andariam depois de preparados? A página de vocês esta
ótima, continuem assim. Parabéns!
Carlos Marcon Junior
marconjr@mandic.com.br
Não há carro que não possa ser preparado, Junior: tudo é uma
questão de capacidade técnica e conhecimento para realizar a
preparação. A lenda de que carros com injeção não podiam ser
retrabalhados surgiu nos primeiros anos em que a injeção
desembarcou no Brasil, quando os preparadores ainda não sabiam
como ajustá-la para funcionar com o veneno. A troca da injeção
por um carburador só trará desvantagens. O carburador exige
maior manutenção, é menos confiável e mais sujeito a desgaste
e falhas de alimentação que a injeção.
À esquerda as curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para a Ipanema 2-litros original (em azul), com comando bravo (em verde) e com turbo a 0,8 kg/cm2 (em vermelho)
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Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas de ambos os modelos
Os motores Chevrolet EFI (injeção monoponto) já são bastante
conhecidos dos envenenadores brasileiros, que possuem uma diversa
gama de desenvolvimentos aspirados, turbo e nitro para esses
motores.
Para instalar turbocompressor é necessário remapear a injeção
ou recorrer a formas alternativas de adaptação da injeção,
como caixas de controle paralelas, bicos injetores adicionais ou
"engano" dos sensores da injeção. Com a central
eletrônica devidamente adaptada ao turbo, não deve haver
problemas de funcionamento do motor e os resultados serão
melhores que os obtidos com a troca da injeção pelo carburador.
Adotar um comando mais bravo também requer a readaptação da
injeção para perfeito funcionamento, mas as alterações serão
menores que com o turbo.
Simulamos para ambos os carros a troca do comando por um de 15°
a mais de tempo de abertura e 0,5 mm a mais de levantamento das
válvulas, assim como um turbo com intercooler e pressão de 0,8
kg/cm². Este é o desempenho estimado:
Ipanema 2 litros | Original | Comando | Turbo |
Potência máxima | 110 cv | 120 cv | 208 cv |
Rotação de potência máxima | 5600 rpm | 5850 rpm |