Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Turbo a 1,6 kg/cm2, câmbio, distribuidor...


Tenho um Gol CL 93 1.8 a gasolina, com comando 49G, turbina .63 e carburação Weber 40. Não rebaixei ou aliviei nada. Ando com álcool comum e 1,6 kg/cm2 de pressão. O câmbio é original. Gostaria de saber se posso trocar as engrenagens para melhor desempenho e melhor final. Qual o melhor grau para o distribuidor? O meu está travado em 21 graus. A turbina é proibida ou não? Qual a melhor vela para meu carro? Uso bobina Accel Super Stock. Gostei muito desse site, vou virar viciado. Até que enfim fizeram um site falando de preparação!

Marcelo Mehlich Terrone
rimirand@amcham.com.br
São Paulo, SP


Seu carro está com uma preparação realmente forte para um carro turbo, Marcelo. Uma pressão de 1,6 kg/cm² não é brincadeira e exige especial cuidado com a detonação ("batida de pino"). A regulagem da curva de ignição e o ponto de temperatura de operação das velas são mesmo cruciais, pois influenciam muito na tendência do motor à detonação. Isso justifica sua preocupação com os itens.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol CL 1.800 original (em azul) e rodando com álcool e turbo a 1,6 kg/cm2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Como a taxa de compressão original do motor a gasolina foi mantida, e levando em conta que o combustível usado é o álcool comum, a limitação do avanço final de ignição em 21 graus é uma boa regulagem para evitar a detonação. Contudo, a tendência a detonar não depende só do motor, mas também do desgaste a que foi submetido, das condições climáticas do local e do tipo de uso do motor. Uma dica para uma regulagem de ponto perfeita para seu caso: libere o avanço máximo bem aos poucos até o ponto onde você, testando o veículo, ouvir a primeira detonação; depois reduza um pouco o avanço e pronto. Seu motor já está regulado para desempenho e consumo ótimos. Vale lembrar que a regulagem deve ser feita com o motor aquecido, e o teste deve ocorrer com o turbo fornecendo pressão máxima e com carga máxima (abertura total da borboleta de admissão).

Seu carro precisa usar velas bastante frias, o que também ajuda a evitar a detonação. Utilize velas de grau 10 ou 11. As da moto Yamaha RD 350 servem perfeitamente no motor AP, são baratas, fáceis de encontrar e possuem grau 11. Como você está usando uma bobina de alta potência, pode regular a abertura das velas conforme a regulagem original do carro, sem a necessidade de redução.

Como o carro já está preparado, simulou-se então a preparação atual. Confira o desempenho estimado:

  Original Preparado
Potência máxima 86 cv 220 cv
Rotação de potência máxima 5400 rpm 5150 rpm
Velocidade máxima 167 km/h 229 km/h
Rotação à velocidade máxima 4600 rpm 6295 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,3 s 6,2 s
Torque máximo 14,5 mkgf 37,1 mkgf
Rotação de torque máximo 3000 rpm 2850 rpm
Alongamento recomendado na relação de transmissão - 22,4 %
Aumento recomendado na injeção de combustível - 133,3 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,47 g 1,20 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


O alongamento da transmissão recomendado é de difícil execução com componentes originais Volkswagen. Seu carro já utiliza o mais longo dos câmbios empregados pela marca, com a quinta de relação 0,68. As marchas podem ser alongadas em cerca de 5,6% com a troca do diferencial 4,11 pelo 3,89 do Gol de 1,6 litro atual, o que vai dar tempo ao turbo, entre as trocas de marchas, para que possa retomar o giro e despejar a pressão máxima. As arrancadas também devem melhorar com a menor tendência ao patinamento das rodas. Além disso, você terá um carro muito confortável para viagens nesse aspecto, pois a 120 km/h o motor estará girando a apenas 3.110 rpm.

Quanto à legislação, leia consulta a respeito clicando aqui.



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