Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Turbo a 1,6 kg/cm2,
câmbio, distribuidor...
Tenho um Gol CL 93 1.8 a gasolina, com
comando 49G, turbina .63 e carburação Weber 40. Não rebaixei
ou aliviei nada. Ando com álcool comum e 1,6 kg/cm2 de pressão.
O câmbio é original. Gostaria de saber se posso trocar as
engrenagens para melhor desempenho e melhor final. Qual o melhor
grau para o distribuidor? O meu está travado em 21 graus. A
turbina é proibida ou não? Qual a melhor vela para meu carro?
Uso bobina Accel Super Stock. Gostei muito desse site, vou virar
viciado. Até que enfim fizeram um site falando de preparação!
Marcelo Mehlich Terrone
rimirand@amcham.com.br
São Paulo, SP
Seu carro está com uma preparação realmente forte para um
carro turbo, Marcelo. Uma pressão de 1,6 kg/cm² não é
brincadeira e exige especial cuidado com a detonação
("batida de pino"). A regulagem da curva de ignição e
o ponto de temperatura de operação das velas são mesmo
cruciais, pois influenciam muito na tendência do motor à
detonação. Isso justifica sua preocupação com os itens.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol CL 1.800 original (em azul) e rodando com álcool e turbo a 1,6 kg/cm2 (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
Como a taxa de compressão original do motor a gasolina foi
mantida, e levando em conta que o combustível usado é o álcool
comum, a limitação do avanço final de ignição em 21 graus é
uma boa regulagem para evitar a detonação. Contudo, a
tendência a detonar não depende só do motor, mas também do
desgaste a que foi submetido, das condições climáticas do
local e do tipo de uso do motor. Uma dica para uma regulagem de
ponto perfeita para seu caso: libere o avanço máximo bem aos
poucos até o ponto onde você, testando o veículo, ouvir a
primeira detonação; depois reduza um pouco o avanço e pronto.
Seu motor já está regulado para desempenho e consumo ótimos.
Vale lembrar que a regulagem deve ser feita com o motor aquecido,
e o teste deve ocorrer com o turbo fornecendo pressão máxima e
com carga máxima (abertura total da borboleta de admissão).
Seu carro precisa usar velas bastante frias, o que também ajuda
a evitar a detonação. Utilize velas de grau 10 ou 11. As da
moto Yamaha RD 350 servem perfeitamente no motor AP, são
baratas, fáceis de encontrar e possuem grau 11. Como você está
usando uma bobina de alta potência, pode regular a abertura das
velas conforme a regulagem original do carro, sem a necessidade
de redução.
Como o carro já está preparado, simulou-se então a
preparação atual. Confira o desempenho estimado:
Original | Preparado | |
Potência máxima | 86 cv | 220 cv |
Rotação de potência máxima | 5400 rpm | 5150 rpm |
Velocidade máxima | 167 km/h | 229 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 4600 rpm | 6295 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 13,3 s | 6,2 s |
Torque máximo | 14,5 mkgf | 37,1 mkgf |
Rotação de torque máximo | 3000 rpm | 2850 rpm |
Alongamento recomendado na relação de transmissão | - | 22,4 % |
Aumento recomendado na injeção de combustível | - | 133,3 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo | 0,47 g | 1,20 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
O alongamento da transmissão recomendado é de difícil
execução com componentes originais Volkswagen. Seu carro já
utiliza o mais longo dos câmbios empregados pela marca, com a
quinta de relação 0,68. As marchas podem ser alongadas em cerca
de 5,6% com a troca do diferencial 4,11 pelo 3,89 do Gol de 1,6
litro atual, o que vai dar tempo ao turbo, entre as trocas de
marchas, para que possa retomar o giro e despejar a pressão
máxima. As arrancadas também devem melhorar com a menor
tendência ao patinamento das rodas. Além disso, você terá um
carro muito confortável para viagens nesse aspecto, pois a 120
km/h o motor estará girando a apenas 3.110 rpm.
Quanto à legislação, leia consulta a respeito clicando aqui.