Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Gol 1.000: como passar a
1,3, 1,6 ou 1,8 litro
Em primeiro lugar, parabéns a vocês
pelo site fantástico. Sou proprietário de um Gol 1000 AE 95 com
92.000 km, e gostaria de saber se existe alguma forma de melhorar
seu desempenho sem prejudicar a vida útil do motor e sem
utilizar turbo. Um comando de válvulas mais "bravo"
ajudaria? E a substituição desse motor por um 1.6, é possivel?
Quais modificações precisam ser feitas (em relação a câmbio,
suspensão, freios, etc)? Qual o custo estimado?
Ricardo Bernasconi
e26003@br.ibm.com
São Paulo, SP
O motor AE que equipava o Gol, derivado do CHT de 1,6 litro
utilizado por longo tempo na linha Ford, tem projeto bastante
antigo e vida útil não tão longa quanto a dos motores VW AP.
Seu carro deve estar próximo de precisar de uma retífica,
Ricardo, e por isso pode ser um bom momento para pensar em trocar
o motor ou aumentar sua cilindrada.
A troca de comando de válvulas não é recomendada, pois este
motor tem torque reduzido -- o mais baixo entre os de 1.000 cm3. A colocação de um comando mais
"bravo" tornaria sofrível a direção no dia-a-dia. As
melhores opções para melhorar seu desempenho são o
turbocompressor e o aumento de cilindrada. Como você não
gostaria de utilizar turbo, deve pensar na colocação de um kit
para aumento de cilindrada muito utilizado, que levaria seu motor
de 1.000 para 1.300. O kit pode ser encontrado em diversas lojas
de preparação e sai por volta de R$ 600 já instalado.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol 1.000 AE original (em azul), com kit 1.300 (em rosa), com motor AP-1600 (em verde) e com motor AP-1800 (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
A adaptação de um motor AP de 1,6 litro é também uma
solução viável e exigirá poucas alterações, já bastante
conhecidas dos preparadores. Pela pequena diferença de preço,
pode-se preferir o motor de 1,8 litro. O AP-1.600 completo custa
cerca de R$ 1.000, e o 1.800 sai por R$ 1.200. O preço não
inclui a mão-de-obra de instalação nem outras peças
necessárias à adaptação, que devem acrescer ao preço da
aventura cerca de R$ 500. Apesar do custo, a troca do motor traz
resultados muito melhores em termos de desempenho que a
colocação do kit 1.300, sobretudo se você optar pelo de 1,8
litro.
Será preciso trocar os pneus por outros de maior largura, para
que a transferência de potência ao solo e a estabilidade se
mantenham nos padrões originais. Pneus 175/70 R 13, em
substituição aos 145/80 de fábrica, são apropriados a
qualquer dos motores sugeridos. O kit de motor 1.300 pode ser
aliado a pneus 165/70 R 13. É evidente que os de medida 185/60 R
14, montados em rodas de especificação correta (clique aqui para saber mais), propiciam
maior segurança nas arrancadas, curvas e frenagens -- e são
especialmente recomendados para o motor de 1,8 litro.
Simulamos neste caso a colocação do kit 1.300 e a adaptação
dos motores AP de 1,6 e 1,8 litro, com o carro já dotado de
pneus apropriados: 165/70 R 13, 175/70 R 13 e 185/60 R 14, nesta
ordem. Observe o desempenho estimado:
Original | Kit 1.300 | AP-1.600 | AP-1.800 | |
Potência máxima | 50 cv | 62 cv | 90 cv | 99 cv |
Rotação de potência máxima | 5800 rpm | 5800 rpm | 5600 rpm | 5600 rpm |
Velocidade máxima | 138 km/h |