Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Gol 2.000: sem filtro de ar e gastando muito


Comprei um Gol 86 a álcool com motor AP-2000, o qual tem bobina e cabos Accel, velas frias, comando de válvulas bravo (acho que 288º), carburador Weber 40 sem filtro, escape 4-em-1 e câmbio de Versailles 5 marchas. Gostaria que simulassem a condição atual do carro. Chega a 200 km/h (velocímetro) com sobra de acelerador. O desempenho fica nisto mesmo ou dá para melhorar sem turbinar? Tenho medo de estourar o motor pelo cheiro de óleo que sinto, mas ele não está queimando; o antigo dono fez o motor pois este tinha fundido. O consumo é ruim, em torno de 3 km/l na cidade; como melhorá-lo?

Carlos Henrique Valentim
cvalenti@uol.com.br



A preparação feita em seu carro é correta, tanto na escolha do motor -- original da linha Gol, o que torna simples a adaptação -- quanto no veneno aplicado a ele, que não prejudica muito o torque e mantém a dirigibilidade em nível razoável para uso em rua. O único erro foi a eliminação do filtro de ar, medida que não produz efeitos perceptíveis sobre a potência e só traz desvantagens para manutenção e a durabilidade do motor. O carburador fica sujeito a uma grande carga de impurezas, perdendo a regulagem com rapidez, e pode ter um giclê entupido e deixar o motorista na mão. Ainda pior é a aspiração de impurezas para a câmara de combustão, onde podem provocar sérios danos e desgaste elevado (clique aqui para saber mais).

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para um Gol 2.000 carburado sem preparação, para comparação (em azul), e com a configuração atual do Gol do leitor (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Como se trata de carro preparado, pode-se usar um filtro de ar esportivo, mas o ganho de potência com a menor resistência à admissão de ar -- com adoção de filtro esportivo ou mesmo com a eliminação da filtragem -- não é maior que 2 cv, o que não justifica o risco de entupimento de giclê e o maior desgaste do motor. A melhor alternativa ainda seria o conjunto original, que mantém a pureza do ar admitido.

O cheiro de óleo exalado após o uso em alta rotação por maior período, como na tentativa de chegar à velocidade final, é até certo ponto normal e não indica possibilidade de o motor estourar. Pode ser causado ou acentuado pela eliminação do retorno de vapor de óleo para o carburador. Trata-se do pequeno tubo que liga a tampa de válvulas à entrada do carburador, próximo ao filtro de ar, e tem por objetivo captar o vapor de óleo contido no interior da tampa de válvulas e levá-o à câmara de combustão para queima -- medida que reduz as emissões poluentes. Qualquer que seja o filtro de ar adotado, a recolocação do retorno de vapor de óleo deverá eliminar ou reduzir o cheiro, mas atenção: o retorno deve ser feito entre o filtro de ar e o carburador, nunca antes do filtro, sob pena de inutilizar o filtro em pouco tempo com o vapor de óleo.

Simulamos um Gol equipado com o motor AP-2000 a álcool, mas sem preparações, e a condição atual de seu carro (clique aqui para conferir outras opções de veneno aspirado para este motor). Observe o desempenho estimado:

  Motor 2.000 Motor 2.000 preparado
Potência máxima 112 cv 147 cv
Rotação de potência máxima 5200 rpm 5900 rpm
Velocidade máxima 183 km/h 201 km/h
Rotação à velocidade máxima 5230 rpm 5735 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,1 s 7,7 s
Torque máximo 17,3 mkgf 16,7 mkgf
Rotação de torque máximo 3400 rpm 3900 rpm
Encurtamento recomendado
na relação de transmissão
- 3,9 %
Aceleração longitudinal no
interior do veículo
0,61 g 0,81 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


O consumo de seu carro está um pouco elevado para a configuração atual do motor, mas uma boa regulagem da curva de ponto de ignição, associada à limpeza e regulagem do carburador, deve levá-lo aos níveis esperados, entre 4 e 5 km/l de álcool na cidade.

Como se pode observar na tabela, seu carro é realmente capaz de superar os 200 km/h. A indicação no velocimetro, se você puder levá-lo à velocidade máxima efetiva, deverá ser superior a esta marca. Com este desempenho seu carro pode competir de igual para igual com os Gol equipados com turbo a 0,4 kg/cm².



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