Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Gol 1,8: turbo "fumando" e uso de álcool


Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa do site e pelo alto grau técnico das explicações. Tenho um Gol 95 CLi 1.8 gasolina com um kit turbo Garret. Passaram o combustível para álcool, dizendo que com isso baixaria a taxa de compressão e o risco de detonação. Não foi feito remapeamento da injeção, apenas adicionaram um bico auxiliar comandado pela ligação de 2 pressostatos. A pressão é de 0,7 bar. Notei a sensação de que o bico auxiliar às vezes entrava em ação adiantado, fazendo o carro afogar e perder potência. A medida mostrada na sonda em velocidade final é 910 no multímetro. Recentemente a turbina começou a fumar, principalmente em marcha-lenta. Gostaria de uma avaliação técnica do serviço feito, pois é padrão nas oficinas do Rio. O que poderia fazer para resolver este problema?

Cristiano Rocha
cristian@domain.com.br
Rio de Janeiro, RJ


A preparação feita em seu carro não parece ser das melhores, Cristiano, pois foram cometidos erros que reduzem a potência e podem prejudicar a vida útil de componentes do sistema de injeção. Houve também um engano em informar que o uso do álcool reduz a taxa de compressão: há realmente uma tendência menor para a detonação (pré-igniçao ou batida de pino) que com gasolina, mas a taxa é uma característica mecânica do motor, definida por uma relação matemática entre o volume admitido e o volume da câmara de combustão (clique aqui para saber mais).

O primeiro erro foi a escolha do álcool como combustível, alteração não recomendada para a pressão que você utiliza. O máximo que deveria ter sido feito era uma redução na taxa de compressão, através de retrabalho no cabeçote ou nos pistões, se o preparador se sentisse pouco à vontade em usar uma pressão alta com taxa também alta (clique aqui para saber mais). Este tipo de erro é bastante comum na preparação de carros com injeção, e isso ocorre porque a maioria dos preparadores não sabe ou não tem equipamentos apropriados para reajustar o ponto de ignição e a quantidade de combustível injetada. Seu caso parece ter sido de problemas com o ponto de ignição, já que foram instalados bicos extras, por isso o preparador optou pelo álcool para contornar o problema da detonação -- mas este procedimento deixa o carro menos potente e consumindo e poluindo mais. Há ainda o problema da corrosão provocada pelo álcool, que pode reduzir a vida útil de componentes do sistema de injeção que entram em contato com o combustível e que foram projetados para uso de álcool apenas misturado à gasolina.

O segundo problema está no gerenciamento do bico injeto
r adicional, pois pelo que você descreveu, parece-nos que o aumento da quantidade de combustível injetada está sendo gerenciado pelos pressostatos na forma de escada. Explicando: quando o primeiro pressostato é acionado, o bico injetor passa a injetar certa quantidade de combustível; quando o segundo pressostado é acionado, esta quantidade de combustível extra é aumentada. Não é um modo correto para ajustar a quantidade de combustível injetada: quando o pressostato é acionado passa a existir um excesso de combustível; depois, com o aumento da pressão, ocorre uma falta de combustível; então o segundo pressostato é acionado e o excesso retorna, até que a pressão chega ao máximo e enfim a alimentação se regulariza. Isso explica a sensação que você está sentindo, pois há um excesso no início do acionamento do bico e na entrada do segundo pressostato.

A solução para corrigir ambos os problemas, e ainda aproveitar a instalação feita em seu carro, seria adquirir uma caixa de gerenciamento de injeção e ignição adicional, que conforme sua descrição parece não estar sendo empregada. Ela procederia o atraso necessário na curva de ponto de ignição e o correto gerenciamento do bico injetor extra, evitando excessos de combustível e permitindo o uso de gasolina, o que reduziria o consumo, aumentaria a potência e pouparia o sistema de injeção da corrosão.

O problema da turbina fumando é outro caso e ocorre geralmente quando os mancais do turbo estão gastos e o óleo de lubrificação do eixo da turbina é jogado na turbina (fumando direto) ou no compressor (caso tenha uma válvula de prioridade a fumaça pode aumentar em reduções de marcha, senão ela diminui). Em qualquer caso é necessário remover o turbo para verificação, mas convém observar se não é o motor que está fumando, pois a instalação precária do turbo pode ter danificado o motor e causado o defeito.



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