Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Como melhorar as retomadas
do Mille EP
Sou proprietário de um Uno Mille EP e
gostaria de saber o que fazer para melhorar seu desempenho,
principalmente as retomadas que são muito ruins. Algo que não
tivesse um custo muito alto. É possível envenenar esse motor
mexendo na injeção? Por que a injeção desse modelo apresenta
tantos problemas com engasgos? Por que mesmo depois de mapeado e
aprovado pelo aparelho Kaptor 2.000, o carro continua engasgando
e exalando um forte cheiro de gasolina?
Renato Gonçalves S. Vianna
renatosv@rio.com.br
Rio de Janeiro, RJ
Existe mesmo, Renato, um problema de falta de torque em todos os
carros de 1.000 cm³. As fábricas têm buscado contornar essa
deficiência, causada pelo baixo volume do motor, levando ao
limite todos os sistemas. Os carros 1.000 atingem hoje cerca de
60 cv/l de potência específica, marca respeitável para motores
de duas válvulas por cilindro.
Desta forma seu carro já está bem próximo do limite em termos
de preparação e não se devem esperar grandes resultados de um
remapeamento da central de injeção, mas essa é uma boa medida
para quem quer obter mais torque, pois os regimes de baixa
rotação são mais sensíveis ao remapeamento. É possível
melhorar o desempenho desse motor trabalhando apenas na
injeção, mas pode-se também optar pela colocação de um novo
comando de válvulas e de um coletor de escape especialmente
dimensionado.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Mille EP original (em azul), com remapeamento de injeção (em verde) e com preparação média (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
O que se faz no remapeamento é um reajuste dos valores de
injeção e de ignição para adequá-los ao modo de dirigir mais
usual do motorista, processo semelhante ao que se fazia
reajustando o carburador e o distribuidor. Dois motores, mesmo do
mesmo lote de fabricação, nunca são exatamente iguais. Além
disso, quando em uso sofrem desgastes diferentes e são
utilizados em regiões de propriedades climáticas diferentes. O
fabricante não tem como fazer uma regulagem para cada caso e
deve ainda deixar uma margem de segurança, para caso de
abastecimento com combustível de má qualidade ou de
funcionamento em condições críticas. O programador pode
avançar sobre essa margem de segurança, pois conhece as
condições de funcionamento e exigência do motor, o que permite
obter mais torque e potência, sem contudo fazer milagres.
Simularam-se para seu caso um motor apenas com um (bem-feito)
remapeamento de injeção, e outro no qual a taxa de compressão
foi elevada em 0,5 ponto, trocou-se o comando por um com 15° a
mais de duração de abertura das válvulas e levantamento (lift)
maior em 0,8mm, e colocou-se um coletor de escape dimensionado.
Eis o desempenho obtido na simulação, incluídos os tempos de
retomada de velocidade:
Mille original |
Com
injeção remapeada |
Preparação média |
|
Potência máxima | 58 cv | 62 cv | 74 cv |
Rotação de potência máxima | 6000 rpm | 6200 rpm | 6800 rpm |
Velocidade máxima | 152 km/h | 156 km/h | 166 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 6020 rpm | 6200 rpm | 6220 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h |