Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Como melhorar as retomadas do Mille EP


Sou proprietário de um Uno Mille EP e gostaria de saber o que fazer para melhorar seu desempenho, principalmente as retomadas que são muito ruins. Algo que não tivesse um custo muito alto. É possível envenenar esse motor mexendo na injeção? Por que a injeção desse modelo apresenta tantos problemas com engasgos? Por que mesmo depois de mapeado e aprovado pelo aparelho Kaptor 2.000, o carro continua engasgando e exalando um forte cheiro de gasolina?

Renato Gonçalves S. Vianna
renatosv@rio.com.br
Rio de Janeiro, RJ


Existe mesmo, Renato, um problema de falta de torque em todos os carros de 1.000 cm³. As fábricas têm buscado contornar essa deficiência, causada pelo baixo volume do motor, levando ao limite todos os sistemas. Os carros 1.000 atingem hoje cerca de 60 cv/l de potência específica, marca respeitável para motores de duas válvulas por cilindro.

Desta forma seu carro já está bem próximo do limite em termos de preparação e não se devem esperar grandes resultados de um remapeamento da central de injeção, mas essa é uma boa medida para quem quer obter mais torque, pois os regimes de baixa rotação são mais sensíveis ao remapeamento. É possível melhorar o desempenho desse motor trabalhando apenas na injeção, mas pode-se também optar pela colocação de um novo comando de válvulas e de um coletor de escape especialmente dimensionado.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Mille EP original (em azul), com remapeamento de injeção (em verde) e com preparação média (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


O que se faz no remapeamento é um reajuste dos valores de injeção e de ignição para adequá-los ao modo de dirigir mais usual do motorista, processo semelhante ao que se fazia reajustando o carburador e o distribuidor. Dois motores, mesmo do mesmo lote de fabricação, nunca são exatamente iguais. Além disso, quando em uso sofrem desgastes diferentes e são utilizados em regiões de propriedades climáticas diferentes. O fabricante não tem como fazer uma regulagem para cada caso e deve ainda deixar uma margem de segurança, para caso de abastecimento com combustível de má qualidade ou de funcionamento em condições críticas. O programador pode avançar sobre essa margem de segurança, pois conhece as condições de funcionamento e exigência do motor, o que permite obter mais torque e potência, sem contudo fazer milagres.

Simularam-se para seu caso um motor apenas com um (bem-feito) remapeamento de injeção, e outro no qual a taxa de compressão foi elevada em 0,5 ponto, trocou-se o comando por um com 15° a mais de duração de abertura das válvulas e levantamento (lift) maior em 0,8mm, e colocou-se um coletor de escape dimensionado.

Eis o desempenho obtido na simulação, incluídos os tempos de retomada de velocidade:

  Mille
original
Com injeção
remapeada
Preparação
média
Potência máxima 58 cv 62 cv 74 cv
Rotação de potência máxima 6000 rpm 6200 rpm 6800 rpm
Velocidade máxima 152 km/h 156 km/h 166 km/h
Rotação à velocidade máxima 6020 rpm 6200 rpm 6220 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h