Consultório Técnico


por Fabrício Samahá


Rodas especiais e pneus de perfil baixo


Tenho um Kia Clarus GLX e gostaria de saber se é possível equipá-lo com rodas 7,5 x 16 pol. Em caso positivo, qual a medida de pneu a ser utilizada e qual seria a pressão mais adequada?

Mário Germano Borges Filho
mgborges@nutecnet.com.br
Goiânia, GO


Numa modificação como esta, em que o aro da roda é aumentado em duas polegadas, é necessário utilizar um pneu de perfil bem mais baixo para manter inalterado o perímetro do conjunto roda-pneu (correspondente a uma volta completa da roda). Isso porque pneus de perímetro maior podem interferir com a caixa de roda ou o arco dos pára-lamas, desajustam a calibragem do velocímetro e do hodômetro (que passam a indicar mais) e ainda afetam a geometria de suspensão e direção.

Ilustração: Iran Cartaxo
Com pneus de perfil mais baixo é possível adotar rodas de aro maior sem alterar em muito o perímetro do conjunto


Os pneus originais do Clarus GLX -- 195/65 R 14 em rodas 5,5 x 14 pol. -- possuem perímetro teórico de 1.913 mm. Ao utilizar rodas de 16 pol. recomendamos o pneu 205/50 R 16, que obtém perímetro muito próximo ao daqueles: 1.920 mm. A maior largura e o perfil mais baixo trarão benefícios para os freios e a estabilidade, em troca de menor conforto (diminui a capacidade de absorção das irregularidades do piso), menor resistência a cortes ou à formação de bolhas quando submetido a impactos e maiores aspereza, ruído de rolamento e desgaste em relação aos originais.

Esses pneus não atendem, contudo, a outra regra das modificações em rodas e pneus: a de manter a tala (largura) da roda entre 70% e 90% da largura dos pneus. Para isso seriam necessários pneus de 215 mm, largos demais para o Clarus e de difícil manutenção do perímetro original -- os 215/50 R 16 seriam muito altos, e os 215/45 R 16, baixos demais. Uma opção intermediária entre o conjunto de fábrica e o proposto pelo leitor, e capaz de respeitar esta regra, é a de pneus 205/55 R 15 (utilizados pela versão V6 do Mazda 626, que é um clone do Clarus) em rodas 7 x 15 pol.

Na escolha das rodas é importante respeitar a profundidade de montagem (offset) especificada pelo fabricante, que é de 45 mm para o Clarus. Quanto menor o offset, mais para fora a roda ficará, podendo facear com a linha dos pára-lamas ou até mesmo superá-la, o que é proibido pela legislação. O desajuste da geometria de suspensão e direção é completo, o que altera o comportamento do carro. É comum que surjam reações de esterçamento em freadas e acelerações fortes, que a direção se torne mais pesada, que a precisão de respostas diminua e que, na hipótese de freada sobre pisos de coeficiente de atrito diverso (duas rodas no asfalto e duas na terra, por exemplo), o controle do veículo se torne mais difícil (
clique aqui para saber mais). Também aumenta o desgaste dos rolamentos, o que por si só invalida a garantia de fábrica.

Quanto à pressão de enchimento, deveria ser ligeiramente menor com o uso dos pneus mais baixos. Entretanto, como isso expõe mais as rodas e os pneus a danos em buracos e obstáculos, aconselhamos que mantenha a calibragem original do Clarus.



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