por Fabrício Samahá 

Calço hidráulico: o perigo
dos alagamentos


Atravessei uma rua alagada e o motor morreu. Após várias tentativas de partida, dei um "tranco" e só ouvi um barulho metálico, sem sucesso. Levado à oficina, o mecânico disse ter havido um calço hidráulico. O que é isso e como acontece?

Jorge Alcides Menezes
São Paulo, SP

O fenômeno detectado no motor de seu carro, Jorge, é o mesmo que já condenou muitos motores vítimas de enchentes, lavagens e da manutenção precária. Ocorre o calço hidráulico quando um líquido -- seja água ou combustível -- preenche as câmaras de combustão, formando uma massa que, ao contrário da "névoa" de ar e combustível, não pode ser comprimida. Ao se acionar a partida, os pistões sobem e encontram uma grande resistência. O motor não pega e, se submetido a um tranco, tem avariados componentes como pistão, biela ou até mesmo o virabrequim. Uma biela quebrada também pode resultar numa trinca no bloco. O prejuízo é grande e inevitável - conforme o motor, na casa dos milhares de reais.

O calço pode ocorrer pela absorção de água em enchentes, pela entrada de água em lavagens do motor (se a força conseguir superar o filtro e percorrer o caminho da admissão, o que é pouco comum) e também por descaso com a manutenção nos carros que utilizam carburador. Neste último caso o combustível que deveria permanecer na cuba quando o motor é desligado, por causa de uma agulha defeituosa acaba gotejando para os cilindros e criando uma "parede" de combustível sólido, com o mesmo efeito potencial da água. Esta anormalidade, porém, é evitada se o cânister -- filtro de carvão ativado que reenvia para o tanque o combustível da cuba -- estiver funcionando a contento.

Para evitar o calço hidráulico recomendam-se algumas dicas:

1. Evite atravessar trechos alagados. Se for indispensável, faça-o em baixa velocidade (para evitar que as ondas levem a água à entrada do filtro de ar), em marcha reduzida e com aceleração constante (tirar o pé do acelerador pode deixar a água entrar pelo escapamento e fazer o motor morrer).

2. Ao estacionar o carro em local mais alto para fugir da enchente, procure mantê-lo com a frente mais alta que a traseira. Isso afasta o motor da água.

3. Se não foi possível escapar do alagamento, evite ligar o motor de imediato. Retire as velas e observe com uma lanterna o interior dos cilindros. Um jato de ar comprimido também pode ajudar a detectar e a resolver o problema. Se não tiver como remover a água, reboque o veículo.

4. Cubra a entrada do filtro de ar com um plástico quando lavar o motor.

5. Mantenha o carburador e o cânister em ordem, nos carros que os utilizam. Se desconfiar -- pelo forte cheiro de combustível -- que houve gotejamento, não dê partida: tire o filtro de ar e examine o carburador. Uma entrada do coletor de admissão úmida pode denunciar a entrada de combustível nos cilindros. Nesse caso, solte a agulha com pequenas pancadas e aguarde, mantendo aberta a borboleta, até que o combustível evapore.

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