por Fabrício Samahá
Calço hidráulico: o
perigo
dos alagamentos
Atravessei uma rua alagada e o motor morreu. Após várias tentativas de
partida, dei um "tranco" e só ouvi um barulho metálico, sem sucesso.
Levado à oficina, o mecânico disse ter havido um calço hidráulico. O que
é isso e como acontece?
Jorge Alcides Menezes
São Paulo, SP
O fenômeno detectado no motor de seu carro, Jorge, é o mesmo que já
condenou muitos motores vítimas de enchentes, lavagens e da manutenção
precária. Ocorre o calço hidráulico quando um líquido -- seja água ou
combustível -- preenche as câmaras de combustão, formando uma massa que,
ao contrário da "névoa" de ar e combustível, não pode ser comprimida. Ao
se acionar a partida, os pistões sobem e encontram uma grande
resistência. O motor não pega e, se submetido a um tranco, tem avariados
componentes como pistão, biela ou até mesmo o virabrequim. Uma biela
quebrada também pode resultar numa trinca no bloco. O prejuízo é grande
e inevitável - conforme o motor, na casa dos milhares de reais.
O calço pode ocorrer pela absorção de água em enchentes, pela entrada de
água em lavagens do motor (se a força conseguir superar o filtro e
percorrer o caminho da admissão, o que é pouco comum) e também por
descaso com a manutenção nos carros que utilizam carburador. Neste
último caso o combustível que deveria permanecer na cuba quando o motor
é desligado, por causa de uma agulha defeituosa acaba gotejando para os
cilindros e criando uma "parede" de combustível sólido, com o mesmo
efeito potencial da água. Esta anormalidade, porém, é evitada se o
cânister -- filtro de carvão ativado que reenvia para o tanque o
combustível da cuba -- estiver funcionando a contento.
Para evitar o calço hidráulico recomendam-se algumas dicas:
1. Evite atravessar trechos alagados. Se for indispensável, faça-o em
baixa velocidade (para evitar que as ondas levem a água à entrada do
filtro de ar), em marcha reduzida e com aceleração constante (tirar o pé
do acelerador pode deixar a água entrar pelo escapamento e fazer o motor
morrer).
2. Ao estacionar o carro em local mais alto para fugir da enchente,
procure mantê-lo com a frente mais alta que a traseira. Isso afasta o
motor da água.
3. Se não foi possível escapar do alagamento, evite ligar o motor de
imediato. Retire as velas e observe com uma lanterna o interior dos
cilindros. Um jato de ar comprimido também pode ajudar a detectar e a
resolver o problema. Se não tiver como remover a água, reboque o
veículo.
4. Cubra a entrada do filtro de ar com um plástico quando lavar o motor.
5. Mantenha o carburador e o cânister em ordem, nos carros que os
utilizam. Se desconfiar -- pelo forte cheiro de combustível -- que houve
gotejamento, não dê partida: tire o filtro de ar e examine o carburador.
Uma entrada do coletor de admissão úmida pode denunciar a entrada de
combustível nos cilindros. Nesse caso, solte a agulha com pequenas
pancadas e aguarde, mantendo aberta a borboleta, até que o combustível
evapore.
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