Consultório Técnico
Pistões forjados e queima de
óleo
Tenho um Gol adaptado para 1.9
com pistões (82 mm) e bielas forjadas. Devido à folga nas
camisas (para dilatação do material dos pistões), o carro
tende a "fumar" muito pelo escapamento e pelo respiro
da tampa de válvulas. Já troquei anéis e o cabeçote foi
refeito por completo, mas após 20.000 km começa tudo outra vez.
Sei que fumar um pouco é necessário, mas gostaria de saber se
há uma solução mais coerente.
Márcio Seto
mseto@nutecnet.com.br
A dilatação dos pistões forjados exige maior folga de pistão,
Márcio. Há certas ligas de alumínio usadas em pistões
forjados que apresentam menor coeficiente de dilatação, mas sua
resistência é menor, fato compensado por tornar possíveis
folgas menores. É uma questão de compromisso que fica a cargo
do preparador. O que não se pode esquecer é que folgas maiores
dificultam o controle de óleo, ficando o motor mais suscetível
a consumir lubrificante. Mas isso não implica fumaça pelo
escapamento. Você não mencionou o nível de preparação de seu
Gol, como a pressão de superalimentação, mas podem estar sendo
usados pistões mais resistentes do que necessário, que se
dilatam muito.
Nosso consultor de preparação Iran Cartaxo aponta as seguintes
causas possíveis para o consumo de óleo e a produção de
fumaça: folga nas guias de válvulas (retífica incapacitada),
desgaste nos retentores da turbina (se o carro só
"fuma" quando o turbo entra em funcionamento, ou quando
a borboleta da admissão se fecha), desgaste excessivo das
camisas e anéis pelo excessivo calor nas câmaras de combustão
ou desgaste excessivo das guias de válvulas (mesmo motivo).
Observe ainda se não foi retirado o retorno de vapor de óleo da
tampa de válvulas (não recomendável, pois aumenta o consumo de
óleo), o que pode levá-lo a confundir o vapor de óleo com
"fumo". O consultor recomenda uma verificação da
compressão nas câmaras, para saber se o problema é na turbina
ou no motor.
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