por Fabrício Samahá


Motor a diesel: origem, funcionamento e vantagens


Gostaria de saber se os motores a diesel são mesmo mais econômicos e se a relação custo/benefício dos carros a diesel é realmente boa. Assisti a uma reportagem onde se esclareceu a respeito da origem deles. Dizia que este projeto era de um engenheiro alemão com o sobrenome Diesel. Ainda, sempre que eu ouvia a respeito de motores a diesel, as pessoas falavam sobre o óleo diesel, mas, consoante a reportagem, não se trata de óleo, mas sim de um motor que tem um funcionamento diverso daquele movido a gasolina. Gostaria que você comentasse sobre isso e me fornecesse maiores informações a respeito desses econômicos motores.

Jean Soldi Esteves
jesteves@iconet.com.br
Taubaté, SP


O chamado motor de ciclo Diesel realmente foi criado por um alemão com esse sobrenome, Jean. Rudolf Diesel conseguiu patentear seu projeto em 22 de fevereiro de 1893, mas a apresentação oficial do motor só ocorreu em 1898. Desenvolvia apenas 10 cv de potência e logo passou a ser fabricado em toda a Alemanha. Suas primeiras aplicações foram em fábricas geradoras de energia.

A principal diferença dos motores do ciclo Diesel para os do ciclo Otto (a gasolina ou álcool) consiste na queima do combustível por pressão e não por ignição. Esses motores não possuem velas ou sistema de ignição, logo não há emissão de centelha (faísca). O óleo diesel -- que de fato tem esse nome por causa do criador do motor -- se inflama por causa do calor gerado pela pressão, que varia entre 65 e 130 kgf/cm², contra 60 a 80 kgf/cm² dos motores Otto.

Para melhor ilustrar essa diferença, acompanhe o paralelo do funcionamento dos motores nos quatro ciclos de funcionamento:

 Ciclos de funcionamento