por Fabrício Samahá
Motor a diesel: origem,
funcionamento e vantagens
Gostaria de saber se os motores a diesel
são mesmo mais econômicos e se a relação custo/benefício dos
carros a diesel é realmente boa. Assisti a uma reportagem onde
se esclareceu a respeito da origem deles. Dizia que este projeto
era de um engenheiro alemão com o sobrenome Diesel. Ainda,
sempre que eu ouvia a respeito de motores a diesel, as pessoas
falavam sobre o óleo diesel, mas, consoante a reportagem, não
se trata de óleo, mas sim de um motor que tem um funcionamento
diverso daquele movido a gasolina. Gostaria que você comentasse
sobre isso e me fornecesse maiores informações a respeito
desses econômicos motores.
Jean Soldi Esteves
jesteves@iconet.com.br
Taubaté, SP
O chamado motor de ciclo Diesel realmente foi criado por
um alemão com esse sobrenome, Jean. Rudolf Diesel conseguiu
patentear seu projeto em 22 de fevereiro de 1893, mas a
apresentação oficial do motor só ocorreu em 1898. Desenvolvia
apenas 10 cv de potência e logo passou a ser fabricado em toda a
Alemanha. Suas primeiras aplicações foram em fábricas
geradoras de energia.
A principal diferença dos motores do ciclo Diesel para os do
ciclo Otto (a gasolina ou álcool) consiste na queima do
combustível por pressão e não por ignição. Esses motores
não possuem velas ou sistema de ignição, logo não há
emissão de centelha (faísca). O óleo diesel -- que de fato tem
esse nome por causa do criador do motor -- se inflama por causa
do calor gerado pela pressão, que varia entre 65 e 130 kgf/cm²,
contra 60 a 80 kgf/cm² dos motores Otto.
Para melhor ilustrar essa diferença, acompanhe o paralelo do
funcionamento dos motores nos quatro ciclos de funcionamento:
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