por Fabrício Samahá


A segurança dos freios com BAS


A Mercedes-Benz vem anunciando, na publicidade da classe E, um sistema de freios que denomina BAS. De que se trata?

José Paulo Ramos
São Paulo, SP



Apesar de sua inegável contribuição à segurança, uma vez que evita o travamento das rodas em freadas de emergência, o já conhecido ABS (antilock braking system, ou sistema de freios antitravamento) demonstrou ser ainda passível de aperfeiçoamento. Um dos inconvenientes observados é o reflexo de parte dos motoristas em aliviar a pressão sobre os freios quando ocorre a - normal e, por enquanto, inevitável - pulsação no pedal.

O CLK já conta com o dispositivo que reforça a aplicação dos freios em emergências

Alguns fabricantes, como a Mercedes-Benz, acreditam que melhor do que tentar "educá-los" seria desenvolver um sistema que reconhecesse a necessidade de aplicação intensa dos freios, fazendo-o sem intervenção do usuário. Para tanto foi desenvolvido o BAS - brake assist system, ou sistema de assistência dos freios -, que já equipa modelos como o CLK e os da classe E.

Através de sensores de curso e aplicação de força no pedal, o sistema avalia cada utilização dos freios e envia um sinal ao módulo de comando eletrônico. Quando o motorista frear de modo forte e repentino, o BAS perceberá a necessidade de potência e, por meio de uma válvula solenóide, manterá a máxima aplicação dos freios, mesmo que a pressão no pedal seja reduzida - até o carro parar ou o motorista tirar o pé do freio. Testes demonstraram reduções de até 45% nos espaços de freada em piso seco, em relação a freios dotados apenas de ABS.