Consultório Técnico


por Fabrício Samahá


Os riscos da bolsa inflável


Quais são as vantagens e desvantagens do sistema de airbag? Ele pode ser acionado eventualmente em uma leve batida e, se acionado, poderá lesionar o condutor e passageiro? Soube que sua velocidade de ativação é muito alta e que o gás nitrogênio que há no sistema não é tóxico, vazando logo em seguida ao ser inflado. Devo tomar alguma precaução na condução de veículo equipado com esse sistema de proteção?

Jean Soldi Esteves
jesteves@iconet.com.br
Taubaté, SP



A bolsa inflável ou airbag é considerada um dos mais eficientes recursos de segurança passiva (que visam a minimizar as conseqüências de um acidente) dos automóveis atuais, Jean. Seu uso nos novos carros é obrigatório nos Estados Unidos desde o início deste ano, para motorista e passageiro. Em outros países sua presença é também considerável.

O funcionamento do airbag durante a colisão: tudo em 0,015 segundo, como um piscar de olhos


O disparo da bolsa é ativado por sensores na frente do veículo que detectam brusca desaceleração, como uma colisão frontal ou semifrontal contra obstáculo rígido a 20 km/h ou mais. Se a colisão ocorre contra outro veículo a velocidade mínima é maior. Um sinal elétrico é enviado ao mecanismo de inflação, que num processo de combustão libera nitrogênio e infla a bolsa. O gás, que não é tóxico, então escapa pelos orifícios do próprio airbag -- tudo isso em pouco mais de um décimo de segundo, o tempo de um piscar de olhos.

Embora tenha salvo muitas vidas ao redor do mundo, a bolsa inflável não tem unanimidade. Seus críticos apontam problemas como o alto ruído da detonação, o aumento da pressão no interior do veículo e a alta temperatura dos gases gerados, capaz de provocar queimaduras. Outro risco ocorre se o motorista tiver esterçado o volante e a bolsa disparar com seu braço à frente do rosto: a velocidade de abertura pode causar lesões ao braço ou à face. Além disso, o equipamento não é ativado em colisões laterais ou traseiras; nesses casos, só o uso do cinto de segurança pode aumentar a proteção dos passageiros.

O uso de um carro com bolsa inflável, portanto, requer alguns cuidados:

- segurar o volante nas posições "3 e 9 horas" do relógio, sem dobrar os polegares ao redor do volante;
- não se sentar muito próximo ao volante;
- não utilizar cadeirinhas de bebê próximas ao painel se houver a segunda bolsa inflável;
- o passageiro não deve colocar as pernas sobre o painel se houver a segunda bolsa inflável;
- utilizar, sempre, o cinto de três pontos. O airbag é um sistema complementar, não um substituto do cinto.



Volta ao Consultório Técnico

Volta à página principal


© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados