Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Irmãos querem veneno aspirado para o Gol Atlanta


Gostaria de saber o que é necessário para "aspirar" meu Gol Atlanta 1.6 gasolina (como trocar o comando de válvulas, por exemplo) para que aumente bem seu rendimento. Gostaria de saber também o custo deste serviço.

Mateus Pierre
mpierre@correionet.com.br
Campinas, SP


Meu irmão me perguntou sobre aspiração de motores, mais precisamente se eu estaria interessado em fazê-lo em nosso Gol Atlanta 1.6. Gostaria de saber:

a) o que é aspiração de motores;
b) o que é necessário para aspirar um;
c) se isso pode prejudicar o motor, ou seja, força ou pode causar algum dano;
d) o custo deste serviço.

Marcelo Pierre
mpierre@correionet.com.br

Campinas, SP


Antes da resposta a esta consulta de irmãos vamos passar a limpo uma expressão que vocês usaram erroneamente. Não existe o processo de "aspirar um motor". Todo motor sem sobrealimentação (turbo ou compressor) é chamado atmosférico, naturalmente aspirado ou, simplesmente, aspirado. Isto significa que a admissão de ar é feita sob a pressão atmosférica, ou seja, a válvula de admissão se abre e a mistura ar-combustível entra naturalmente, sem impulso externo.

Vocês se referem à preparação aspirada, aquela que melhora o desempenho sem recorrer à sobrealimentação. Entre os equipamentos substituídos ou otimizados num veneno aspirado estão comandos, válvulas, pistões, bielas, virabrequim, tuchos, molas de válvulas, coletores de escapamento e de admissão, carburador, injeção, escapamento, etc. Por isso, evitem falar em aspirar o motor -- ou vocês correm o risco de convocar uma faxineira com seu aspirador de pó...

O motor Volkswagen AP-1600 que equipa o Gol Atlanta é bastante fácil de preparar, pois é bem conhecido dos preparadores e possui muitos venenos já desenvolvidos.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol original de 1,6 litro (em azul), com preparação média (em verde) e com preparação pesada (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


A preparação aspirada é apropriada para este motor, pois ele tem curso dos pistões reduzido e ótima relação r/l (proporção entre o curso dos pistões e o comprimento das bielas), o que lhe permite subir de giros rapidamente e atingir alta rotação sem vibrações ou desgaste acentuados. Deve-se, contudo, ter atenção ao torque, pois o câmbio usado hoje nos Gol de 1,6 litro utiliza relações bem longas, como a quinta marcha de 0,73:1 e o diferencial de 3,89:1 (clique aqui para saber mais). Uma preparação que sacrifique o torque em demasia pode deixar seu carro lento no tráfego urbano, trabalhoso nas saídas em aclive e perigoso nas ultrapassagens em marcha longa, exigindo reduções freqüentes para "acordar" o motor.

Um aumento considerável de rendimento do motor só é obtido, na preparação aspirada, quando se recorre a comandos mais bravos, mas estes em geral reduzem bastante o torque em baixas rotações. Para recuperar o torque perdido pode-se lançar mão de alguns artifícios, como um remapeamento bem-feito da central de injeção e ligeiro aumento da taxa de compressão.

Simulamos para seu carro as seguintes receitas:

- preparação média com remapeamento, comando de 288° e elevação da taxa de compressão em 1 ponto; custo aproximado de R$ 500;

- preparação pesada
com remapeamento, comando de 295°, elevação da taxa de compressão em 1,5 ponto e coletor de escapamento dimensionado; custo aproximado de R$ 700.

Este é o desempenho estimado:

  Original Preparação média Preparação pesada
Potência máxima 76 cv 98 cv 110 cv
Rotação de potência máxima 5600 rpm 6400 rpm 6750 rpm
Velocidade máxima 161 km/h 175 km/h 182 km/h
Rotação à velocidade máxima 4500 rpm 4910 rpm 5090 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,5 s 11,1 s 10,0 s
Torque máximo 13,4 mkgf 12,7 mkgf 13,1 mkgf
Rotação de torque máximo 3600 rpm 4100 rpm 4350 rpm
Encurtamento recomendado na relação de transmissão - 23,1 % 24,5 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,43 g 0,56 g 0,62 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


Observem na tabela e no gráfico que o Gol de 1,6 litro pode ficar quase tão potente quanto um GTI de 2 litros, mas às custas de grande redução de torque em baixos regimes. Um meio de adequar um pouco a transmissão às novas características do motor é trocar câmbio e diferencial pelos da versão de 1,8 litro, os mesmos do GTI, com quinta marcha de 0,73:1 e diferencial de 4,11:1. O encurtamento será de cerca de 16%, ainda insuficiente para "casar" as rotações de potência e velocidade máxima, mas já o bastante para "animar" o Atlanta e evitar que a quinta marcha se inutilize.

O maior prejuízo em termos de desgaste ao motor é causado por usuários que ultrapassam os limites de rotação originais do motor. Em um motor preparado torna-se mais fácil romper esses limites, até pelo efeito que um motor "alegre" em alta rotação pode despertar em motoristas mais afoitos. Se você puder evitá-lo, o desgaste provocado pelo veneno será bem reduzido e o motor pode durar quase tanto quanto o original. Ou seja, a durabilidade do motor preparado só depende de você.



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