Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Irmãos querem veneno
aspirado para o Gol Atlanta
Gostaria de saber o que é necessário
para "aspirar" meu Gol Atlanta 1.6 gasolina (como
trocar o comando de válvulas, por exemplo) para que aumente bem
seu rendimento. Gostaria de saber também o custo deste serviço.
Mateus Pierre
mpierre@correionet.com.br
Campinas, SP
Meu irmão me perguntou sobre aspiração de motores, mais
precisamente se eu estaria interessado em fazê-lo em nosso Gol
Atlanta 1.6. Gostaria de saber:
a) o que é aspiração de motores;
b) o que é necessário para aspirar um;
c) se isso pode prejudicar o motor, ou seja, força ou pode
causar algum dano;
d) o custo deste serviço.
Marcelo Pierre
mpierre@correionet.com.br
Campinas, SP
Antes da resposta a esta consulta de irmãos vamos passar a limpo
uma expressão que vocês usaram erroneamente. Não existe o
processo de "aspirar um motor". Todo motor sem
sobrealimentação (turbo ou compressor) é chamado atmosférico,
naturalmente aspirado ou, simplesmente, aspirado. Isto significa
que a admissão de ar é feita sob a pressão atmosférica, ou
seja, a válvula de admissão se abre e a mistura ar-combustível
entra naturalmente, sem impulso externo.
Vocês se referem à preparação aspirada, aquela que melhora o
desempenho sem recorrer à sobrealimentação. Entre os
equipamentos substituídos ou otimizados num veneno aspirado
estão comandos, válvulas, pistões, bielas, virabrequim,
tuchos, molas de válvulas, coletores de escapamento e de
admissão, carburador, injeção, escapamento, etc. Por isso,
evitem falar em aspirar o motor -- ou vocês correm o risco de
convocar uma faxineira com seu aspirador de pó...
O motor Volkswagen AP-1600 que equipa o Gol Atlanta é bastante
fácil de preparar, pois é bem conhecido dos preparadores e
possui muitos venenos já desenvolvidos.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol original de 1,6 litro (em azul), com preparação média (em verde) e com preparação pesada (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
A preparação aspirada é apropriada para este motor, pois ele
tem curso dos pistões reduzido e ótima relação r/l
(proporção entre o curso dos pistões e o comprimento das
bielas), o que lhe permite subir de giros rapidamente e atingir
alta rotação sem vibrações ou desgaste acentuados. Deve-se,
contudo, ter atenção ao torque, pois o câmbio usado hoje nos
Gol de 1,6 litro utiliza relações bem longas, como a quinta
marcha de 0,73:1 e o diferencial de 3,89:1 (clique aqui para saber mais). Uma
preparação que sacrifique o torque em demasia pode deixar seu
carro lento no tráfego urbano, trabalhoso nas saídas em aclive
e perigoso nas ultrapassagens em marcha longa, exigindo
reduções freqüentes para "acordar" o motor.
Um aumento considerável de rendimento do motor só é obtido, na
preparação aspirada, quando se recorre a comandos mais bravos,
mas estes em geral reduzem bastante o torque em baixas
rotações. Para recuperar o torque perdido pode-se lançar mão
de alguns artifícios, como um remapeamento bem-feito da central
de injeção e ligeiro aumento da taxa de compressão.
Simulamos para seu carro as seguintes receitas:
- preparação média com remapeamento, comando
de 288° e elevação da taxa de compressão em 1 ponto; custo
aproximado de R$ 500;
- preparação pesada com remapeamento, comando de
295°, elevação da taxa de compressão em 1,5 ponto e coletor
de escapamento dimensionado; custo aproximado de R$ 700.
Este é o desempenho estimado:
Original | Preparação média | Preparação pesada | |
Potência máxima | 76 cv | 98 cv | 110 cv |
Rotação de potência máxima | 5600 rpm | 6400 rpm | 6750 rpm |
Velocidade máxima | 161 km/h | 175 km/h | 182 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 4500 rpm | 4910 rpm | 5090 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 14,5 s | 11,1 s | 10,0 s |
Torque máximo | 13,4 mkgf | 12,7 mkgf | 13,1 mkgf |
Rotação de torque máximo | 3600 rpm | 4100 rpm | 4350 rpm |
Encurtamento recomendado na relação de transmissão | - | 23,1 % | 24,5 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo | 0,43 g | 0,56 g | 0,62 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
Observem na tabela e no gráfico que o Gol de 1,6 litro pode
ficar quase tão potente quanto um GTI de 2 litros, mas às
custas de grande redução de torque em baixos regimes. Um meio
de adequar um pouco a transmissão às novas características do
motor é trocar câmbio e diferencial pelos da versão de 1,8
litro, os mesmos do GTI, com quinta marcha de 0,73:1 e
diferencial de 4,11:1. O encurtamento será de cerca de 16%,
ainda insuficiente para "casar" as rotações de
potência e velocidade máxima, mas já o bastante para
"animar" o Atlanta e evitar que a quinta marcha se
inutilize.
O maior prejuízo em termos de desgaste ao motor é causado por
usuários que ultrapassam os limites de rotação originais do
motor. Em um motor preparado torna-se mais fácil romper esses
limites, até pelo efeito que um motor "alegre" em alta
rotação pode despertar em motoristas mais afoitos. Se você
puder evitá-lo, o desgaste provocado pelo veneno será bem
reduzido e o motor pode durar quase tanto quanto o original. Ou
seja, a durabilidade do motor preparado só depende de você.
© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos
reservados