Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Auto 2000: Mercedes, Audi e Volkswagen
imaginavam os carros de 20 anos mais tarde

Como serão os carros daqui a 20 anos? Esse ousado desafio foi proposto no fim da década de 1970 a fabricantes alemães, pelo Ministério de Pesquisa e Tecnologia daquele país, sob a forma do programa Auto 2000. Três marcas — Audi, Mercedes-Benz e Volkswagen — participaram e desenvolveram estudos que, mais que soluções de estilo, sugeriam meios de atender a padrões rigorosos de segurança e economia de combustível.

O programa estabelecia parâmetros como quatro lugares, capacidade de carga mínima de 400 kg e limites de consumo difíceis de atingir nos carros de produção da época: média mínima de 9,1 km/l para modelos com peso de até 2.150 kg e de 10,5 km/l para automóveis que pesassem entre 1.250 e 1.700 kg.

Como as demais, a Mercedes-Benz apresentou seu Auto 2000 no Salão de Frankfurt de 1981. Por fora ele lembrava o sedã Classe S da geração W126, mas tinha linhas mais suaves, grade menor e mais inclinada (com a estrela dentro dela e não "espetada" acima) e formato hatchback, em que a quinta porta era composta por um vidro amplo e envolvente. Um sulco longitudinal no centro do teto contribuía para disciplinar o fluxo de ar. Tudo somado, o coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,28 era muito bom para seu tempo. Curiosa era a abertura do capô para o lado esquerdo, em vez de para frente ou para trás.

Para a mecânica, Stuttgart estudou três opções. O V8 de 3,8 litros a gasolina trazia desativação automática de quatro dos cilindros em condições que exigissem pouca potência, recurso que entraria em uso no Classe S em 1998. Outra ideia foi um seis-cilindros a diesel de 3,3 litros com dois turbos, que obteve boa aceleração e fez 13,3 km/l à velocidade de 120 km/h. A Mercedes testou ainda uma turbina a gás, que tinha vantagens com peso e dimensões reduzidos e baixas emissões poluentes. Todas as opções vinham associadas a uma caixa automática de quatro marchas.

O Auto 2000 apresentava ainda para-choques com projeto favorável a um pedestre que fosse atropelado, cintos integrados aos bancos dianteiros e cadeira infantil com cintos apropriados na traseira. Continua

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Supercarros - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 24/7/10

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados