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Citroën C4
Pallas
Exclusive
2,0 16V Flex |
4,77 m |
143/151 cv |
R$ 77.125* |
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Fiat Linea
Absolute
Dualogic
1,85 16V Flex |
4,56 m |
130/132 cv |
R$ 70.194* |
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Toyota
Corolla
SE-G
1,8 16V Flex |
4,54 m |
132/136 cv |
R$ 83.643* |
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* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com possíveis
opcionais |
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Na primeira fase da renovação do segmento de sedãs médios, entre 2005 e
2006, o mercado recebeu novas gerações de Chevrolet Vectra, Honda Civic
e Renault Mégane, além do Volkswagen Jetta. Na segunda, em 2007, vieram
Peugeot 307, Citroën C4 Pallas e Nissan Sentra. No último ano foi a vez da
reformulação de Toyota Corolla e Ford Focus e da estréia do Fiat Linea,
com os quais a categoria passa a ser uma das mais atualizadas do País:
todos os fabricantes locais que têm sedãs médios no catálogo oferecem ao
menos um modelo lançado há no máximo três anos.
Focus e Linea são o alvo de maior interesse por
ainda não ter passado por nossa avaliação completa, mas o Best Cars
optou por um comparativo mais amplo. O ainda recente Corolla foi
incluído na versão SE-G, até então não avaliada, enquanto o Pallas
voltou com o motor flexível lançado em outubro. Dois brasileiros, dois
argentinos. E, apesar de algumas diferenças em dimensões, concorrentes
em nossos "quatro Ps".
Sua proposta é a mesma: sedãs de três volumes com espaço para a
família e sua bagagem, aptos tanto ao uso urbano quanto a confortáveis
viagens e dotados de bom desempenho. Em porte o Pallas foge um
pouco à média, pelos 4,77 metros de comprimento, 21 cm a mais que o
segundo mais longo, o Linea. Mas a distância entre eixos varia apenas 10
cm da dupla Linea/Corolla até o C4, com o Focus entre eles. Em
potência também há relativo equilíbrio: 19 cv separam o mais potente
Citroën do mais modesto Fiat, com uso de álcool, enquanto Ford e Toyota
ficam no meio-termo. Os motores entre 1,8 e 2,0 litros usam quatro
válvulas por cilindro e são flexíveis, exceto o do Focus. O Linea traz
caixa manual automatizada de cinco
marchas; os demais têm quatro marchas em câmbios automáticos.
E quanto ao preço? Mais barato dos quatro, o Linea Absolute parte
de R$ 64,8 mil já com caixa automatizada e chega a R$ 70,2 mil com os
itens cobrados à parte. O Focus Ghia fica quase empatado, a R$ 70,8 mil.
O C4 Exclusive começa acima, R$ 75 mil, e passa a R$ 77,1 mil com as
opções do carro em teste. E o Corolla SE-G, sem opções, vem bem-equipado
por R$ 83,6 mil. Embora exista a versão XEi da Toyota a preço mais
baixo, nosso interesse foi pelo acabamento de topo, tanto pelos
equipamentos quanto por ser inédita em nossas avaliações.
Continua
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