Atualização da frota

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Dois brasileiros e dois argentinos, os mais recentes da categoria,
mostram a que estágio chegou a renovação dos sedãs médios

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Citroën C4 Pallas
Exclusive
2,0 16V Flex
4,77 m
143/151 cv
R$ 77.125*
 
 
Fiat Linea Absolute
Dualogic
1,85 16V Flex
4,56 m
130/132 cv
R$ 70.194*
 
 
Ford Focus
Ghia
2,0 16V
4,48 m
145 cv
R$ 70.800*
 
 
Toyota Corolla
SE-G
1,8 16V Flex
4,54 m
132/136 cv
R$ 83.643*
 
* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

Na primeira fase da renovação do segmento de sedãs médios, entre 2005 e 2006, o mercado recebeu novas gerações de Chevrolet Vectra, Honda Civic e Renault Mégane, além do Volkswagen Jetta. Na segunda, em 2007, vieram Peugeot 307, Citroën C4 Pallas e Nissan Sentra. No último ano foi a vez da reformulação de Toyota Corolla e Ford Focus e da estréia do Fiat Linea, com os quais a categoria passa a ser uma das mais atualizadas do País: todos os fabricantes locais que têm sedãs médios no catálogo oferecem ao menos um modelo lançado há no máximo três anos.

Focus e Linea são o alvo de maior interesse por ainda não ter passado por nossa avaliação completa, mas o Best Cars optou por um comparativo mais amplo. O ainda recente Corolla foi incluído na versão SE-G, até então não avaliada, enquanto o Pallas voltou com o motor flexível lançado em outubro. Dois brasileiros, dois argentinos. E, apesar de algumas diferenças em dimensões, concorrentes em nossos "quatro Ps".

Sua proposta é a mesma: sedãs de três volumes com espaço para a família e sua bagagem, aptos tanto ao uso urbano quanto a confortáveis viagens e dotados de bom desempenho. Em porte o Pallas foge um pouco à média, pelos 4,77 metros de comprimento, 21 cm a mais que o segundo mais longo, o Linea. Mas a distância entre eixos varia apenas 10 cm da dupla Linea/Corolla até o C4, com o Focus entre eles. Em potência também há relativo equilíbrio: 19 cv separam o mais potente Citroën do mais modesto Fiat, com uso de álcool, enquanto Ford e Toyota ficam no meio-termo. Os motores entre 1,8 e 2,0 litros usam quatro válvulas por cilindro e são flexíveis, exceto o do Focus. O Linea traz caixa manual automatizada de cinco marchas; os demais têm quatro marchas em câmbios automáticos.

E quanto ao preço? Mais barato dos quatro, o Linea Absolute parte de R$ 64,8 mil já com caixa automatizada e chega a R$ 70,2 mil com os itens cobrados à parte. O Focus Ghia fica quase empatado, a R$ 70,8 mil. O C4 Exclusive começa acima, R$ 75 mil, e passa a R$ 77,1 mil com as opções do carro em teste. E o Corolla SE-G, sem opções, vem bem-equipado por R$ 83,6 mil. Embora exista a versão XEi da Toyota a preço mais baixo, nosso interesse foi pelo acabamento de topo, tanto pelos equipamentos quanto por ser inédita em nossas avaliações. Continua

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Data de publicação: 20/1/09

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