Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Ventos que sopram do Oriente

Clique para ampliar a imagem

Enquanto um fabricante japonês chega ao segmento dos pequenos, um
sul-coreano renova sua proposta: qual merece sua preferência?

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Nissan March S 1,0 16V Flex
3,78 m 74 cv R$ 35.054*
 
 
Kia Picanto 1,0 12V Flex
3,59 m 77/80 cv R$ 38.150*
 
Concepção e estilo
Conforto e conveniência
Mecânica, comportamento e segurança
Comentário técnico
Simulação de desempenho
Preços
Equipamentos de série e opcionais
Custo-benefício
Nossas notas
Ficha técnica

Depois de anos com poucas e esporádicas novidades — um novo Gol aqui, um novo Uno ali —, o segmento de compactos com motor de 1,0 litro do mercado nacional ganha, de uma só vez, dois importantes lançamentos de marcas orientais. Um representa a estreia do fabricante japonês nessa categoria; o outro, embora substitua a antiga geração já à venda aqui pelos sul-coreanos, traz tantas melhorias que vale como um recomeço.

De um lado está o Nissan March, trazido do México sem Imposto de Importação; de outro, o Kia Picanto de segunda geração, feito na Coreia do Sul e por isso penalizado duas vezes — recolhe tal imposto e, a partir de 16 de dezembro, passa a sofrer uma alíquota maior em 30 pontos percentuais do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados. Até lá, mesmo tendo de recolher um tributo que o onera em 35%, a Kia oferece um preço competitivo.

A versão básica do Picanto custa no momento R$ 38.150 mais frete (9% mais que no lançamento, reflexo da alta do dólar), mas vem com maior conteúdo de série que o March em segunda versão (S) como o avaliamos, que sai a R$ 35.054 com frete incluso. Os valores eram ainda mais próximos antes do aumento promovido pela Kia, pois seu carro custava R$ 34.900. A relativa proximidade de preços,  ainda que temporária, confirma o fato de que eles sejam adversários diretos nos quatro "Ps" que norteiam nossos comparativos.

Em proposta  de uso, ambos são hatches pequenos de cinco portas e cinco lugares que sugerem o uso urbano acima de tudo, já que suas dimensões e cilindrada não os tornam tão adequados a viagens familiares, embora possam fazê-las com alguma limitação. Em porte,  o March supera o Picanto por certa margem: 18 centímetros em comprimento e 6,5 cm em distância entre eixos, o que não chega a afastá-los do mesmo segmento de mercado. E as potências  dos motores flexíveis de quatro válvulas por cilindro são bem próximas, com 3 cv a mais para o Kia no caso do uso de gasolina e 6 cv quando se roda com álcool.

Vale a pena correr para comprar o sul-coreano antes que o novo IPI entre em vigor, ou o nipo-mexicano é a melhor opção e ficará ainda mais depois que o imposto subir? Após algumas páginas teremos a resposta.

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 10/12/11

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade