Espaço para as aventuras

Clique para ampliar a imagem

A Citroën Aircross chega para desafiar a Fiat Idea Adventure, de
visual e motor novos, entre as minivans com apelo fora-de-estrada

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Citroën C3 Aircross Exclusive 1,6 16V Flex
4,28 m 110/113 cv R$ 68.050*
 
 
Fiat Idea Adventure Locker 1,8 16V Flex
4,21 m 130/132 cv R$ 67.029*
 
* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

Associar a proposta "aventureira" a uma minivan não é algo comum em âmbito mundial, embora tenha havido casos isolados no exterior, como a Renault Scénic RX4 e, em tamanho maior, a Mitsubishi Space Gear — ambas com tração integral. No Brasil, porém, a fórmula foi aplicada com êxito comercial pela Fiat em 2006, com a Idea Adventure, e inspirou a Citroën a fazer o mesmo com sua Aircross, que chegou ao mercado antes mesmo da versão "civil", a C3 Picasso, prevista para este primeiro semestre.

Com as novidades estéticas e mecânicas da Idea para 2011, entre as quais o motor E-Torq, um confronto se tornava mais interessante. Embora o formato de carroceria do modelo franco-fluminense (fabricado em Porto Real, RJ) esteja mais próximo do de um utilitário esporte, com o capô proeminente, basta entrar na Aircross para perceber que se trata de uma minivan, tanto quanto a concorrente ítalo-mineira, feita em Betim, MG. Nota-se que elas têm a mesma proposta de uso: veículos familiares com tamanho prático para uso na cidade, espaço e desempenho razoáveis para viagens e aptidão para sair do asfalto um pouco maior que a de um carro de passeio típico, embora não se destinem ao uso fora de estrada severo

Há equilíbrio também nos outros "Ps" de nossos comparativos. Em porte, a Aircross supera a Idea por apenas 7 centímetros em comprimento e 3 cm na distância entre eixos. Em potência é a Fiat que vai além, pois o E-Torq de 1,8 litro e 16 válvulas, com 130/132 cv (gasolina e álcool, na ordem), a deixou bem mais vigorosa que a versão anterior (de 1,8 litro, oito válvulas e 112/114 cv) ou mesmo que a concorrente da Citroën, que tem 110/113 cv na unidade 1,6 16V. E quanto ao preço?

A Idea Adventure existe em versão única com ampla oferta de opcionais; já a Aircross oferece três opções, cada uma com poucos itens para seleção à parte. Como é comum, os carros avaliados vieram praticamente completos, o que levou às alturas os preços. Se a Fiat parte de R$ 56,9 mil, a nossa chegava a R$ 67 mil, faltando apenas teto solar e a caixa manual automatizada Dualogic para o valor máximo. Para a Citroën, o preço de entrada da versão Exclusive (R$ 62,3 mil) sobe para R$ 68 mil com todas as opções disponíveis. O resultado foi equilíbrio de preços, mas vale observar que, em linhas gerais, os resultados da comparação aplicam-se também a quem optar pelos modelos sem opcionais. Continua

 
> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 15/2/11

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade