Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Antes tarde...

Clique para ampliar a imagem

Demorou, mas o Focus tornou-se flexível e o Golf foi
reestilizado: como eles se saem frente a frente?

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Ford Focus GLX 1,6 Flex
4,17 m 105/113 cv R$ 46.950*
 
 
Volkswagen Golf Sportline 1,6 Flex
4,14 m 101/103 cv R$ 52.990*
* Preços sugeridos sem opcionais

Em meio ao marasmo que tem envolvido sua categoria (o último lançamento com cinco portas foi o Stilo, há cinco anos!), eles podem ser considerados veteranos entre os hatchbacks médios. Mas têm seus admiradores fiéis e, de tempos em tempos, recebem pequenas evoluções para se manter desejados. São o Golf e o Focus, tradicionais concorrentes que acabam de apresentar novidades: uma reestilização no Volkswagen, motor flexível em combustível no Ford.

Pode-se dizer que ambas as mudanças chegam um tanto tarde. O Golf já tinha mais de oito anos no mercado nacional com o mesmo desenho, enquanto o Focus foi o último hatch médio a poder rodar com álcool ou gasolina. Mas os carros têm mais em comum que a relativa lentidão em acompanhar tendências: são equivalentes em proposta (modelos de cinco portas com perfil familiar, mas também adequados ao público jovem) e porte (diferença de 3 centímetros em comprimento e 9 cm em distância entre eixos) e estão próximos em potência (101/103 cv o VW, 105/113 cv o Ford, com motores de mesma cilindrada e configuração) e preço, os quatro "Ps" que norteiam nossas comparações.

Aqui, uma observação. A VW forneceu para avaliação o Golf Sportline com todos os opcionais, o que inclui diversos itens que o Focus GLX não oferece — caso de teto solar, revestimento dos bancos em couro, computador de bordo e freios com sistema antitravamento ABS. Com isso, de R$ 53 mil o Golf chegava a R$ 66,4 mil, preço superior ao do Focus Ghia 2,0, bem mais potente (147 cv) e dotado dos itens citados. Só que optar por essa versão descartaria o motor 1,6 flexível, alvo de nosso interesse no momento. Assim, deve-se levar em conta que a VW oferece a partir de R$ 48,5 mil o Golf 1,6 básico, concorrente direto do Focus GLX, que começa em R$ 47 mil e chega a R$ 51,8 mil com opcionais. Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica
> Garantia e assistência

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 12/6/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade