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4,17 m |
105/113 cv |
R$ 46.950* |
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Volkswagen
Golf Sportline 1,6 Flex |
4,14 m |
101/103 cv |
R$ 52.990* |
* Preços sugeridos sem
opcionais |
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Em meio ao marasmo que tem envolvido sua categoria (o último lançamento
com cinco portas foi o Stilo, há cinco anos!), eles podem ser
considerados veteranos entre os hatchbacks médios. Mas têm seus
admiradores fiéis e, de tempos em tempos, recebem pequenas evoluções
para se manter desejados. São o Golf e o Focus, tradicionais
concorrentes que acabam de apresentar novidades: uma reestilização no
Volkswagen, motor flexível em combustível
no Ford.
Pode-se dizer que ambas as mudanças chegam um tanto tarde. O Golf já
tinha mais de oito anos no mercado nacional com o mesmo desenho,
enquanto o Focus foi o último hatch médio a poder rodar com álcool ou
gasolina. Mas os carros têm mais em comum que a relativa lentidão em
acompanhar tendências: são equivalentes em proposta (modelos de
cinco portas com perfil familiar, mas também adequados ao público
jovem) e porte (diferença de 3 centímetros em comprimento e 9 cm
em distância entre eixos) e estão próximos em potência (101/103 cv o VW, 105/113 cv
o Ford, com motores de mesma cilindrada e configuração) e preço,
os quatro "Ps" que norteiam nossas comparações.
Aqui, uma observação. A VW forneceu para avaliação o Golf Sportline com
todos os opcionais, o que inclui diversos itens que o Focus GLX não
oferece — caso de teto solar, revestimento dos bancos em couro,
computador de bordo e freios com sistema antitravamento ABS. Com isso,
de R$ 53 mil o Golf chegava a R$ 66,4 mil, preço superior ao do Focus Ghia 2,0, bem mais
potente (147 cv) e dotado dos itens citados.
Só que optar por essa versão descartaria o motor 1,6 flexível, alvo de
nosso interesse no momento. Assim, deve-se levar em conta que a VW
oferece a partir de R$ 48,5 mil o Golf 1,6 básico, concorrente direto do
Focus GLX, que começa em R$ 47 mil e chega a R$ 51,8 mil com opcionais.
Continua
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