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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Os dados dos fabricantes (veja tabela abaixo) já apontavam alguma vantagem em desempenho para o Corsa, mas a simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo revelou uma diferença mais expressiva do que o esperado.

O carro da GM vence em velocidade máxima por cerca de 15 km/h, resultado da associação da maior potência com a melhor aerodinâmica (precisa de 3 cv a menos para manter 120 km/h). Em termos de cálculo de câmbio eles estão próximos, ficando em torno de 300 rpm abaixo do ponto de potência máxima, em quinta marcha, ao atingir a velocidade final. Com o alongamento promovido em 2004, o Polo roda hoje a 120 km/h em quinta a 3.600 rpm, 300 acima do concorrente.

O Corsa também leva vantagem consistente em aceleração, com cerca de dois segundos a menos para ir de 0 a 100 km/h, e em retomada. Nesses quesitos o fator decisivo é o motor com mais torque e potência em qualquer rotação, como se percebe pelas curvas (ao lado).

Já em consumo o Corsa é melhor por margem muito discreta, chegando a empatar em duas condições simuladas e perder em outra, sempre com gasolina. O motor de menor cilindrada beneficia o Polo, mas o câmbio mais curto e a pior aerodinâmica o prejudicam, sobretudo em maior velocidade, como a 120 km/h constantes.
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  Corsa Polo
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 194,6 km/h 195,2 km/h 179,2 km/h 181,1 km/h
Regime à velocidade máxima (5ª.) 5.350 rpm 5.350 rpm 5.400 rpm
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.300 rpm 3.600 rpm
Potência a 120 km/h 26 cv 29 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,9 s 10,8 s 13,1 s 12,9 s
Aceleração de 0 a 400 m 17,6 s 17,4 s 18,7 s 18,6 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 32,2 s 31,9 s 34,2 s 33,9 s
Retomada 80 a 120 km/h em 5a. 14,5 s 14,2 s 17,8 s 17,2 s
Retomada 60 a 100 km/h em 4a. 9,8 s 9,9 s 11,9 s 11,6 s
Consumo em cidade 9,1 km/l 6,6 km/l 9,1 km/l 6,5 km/l
Consumo em estrada 13,0 km/l 9,6 km/l 12,9 km/l 9,3 km/l
Consumo a 60 km/h 14,6 km/l 10,8 km/l 14,7 km/l 10,6 km/l
Consumo a 80 km/h 13,5 km/l 10,0 km/l 13,5 km/l 9,7 km/l
Consumo a 100 km/h 12,4 km/l 9,2 km/l 12,1 km/l 8,7 km/l
Consumo a 120 km/h 11,3 km/l 8,4 km/l 10,8 km/l 7,8 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados dos fabricantes
  Corsa Polo
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 189 km/h 190 km/h 187 km/h 188 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,4 s 10,1 s 11,4 s 11,2 s
Consumo em cidade 11,6 km/l 8,1 km/l 11,5 km/l 7,7 km/l
Consumo em estrada 17,4 km/l 12,0 km/l 17,0 km/l 11,1 km/l
Comentário técnico
> As duas fábricas seguiram a mesma receita nestes motores. O comando de válvulas único aciona duas válvulas por cilindro por meio de alavancas roletadas. O curso dos pistões é maior que o diâmetro de cilindros e, para motores flexíveis em combustível, a taxa de compressão é apenas mediana (10,5:1 no Corsa, 10,8:1 no Polo). Também comum a ambos é o acelerador eletrônico. O propulsor da GM faz parte da Família I, iniciada em 1994 com o 1,0-litro do Corsa Wind, e o da VW (chamado de EA-111) é parte da linha que inclui o 1,0 do Gol/Fox, introduzido em 1997, e o 1,4 hoje em uso na Kombi.

> Antes criticado pelas relações de marcha curtas em excesso, o Polo sofreu alongamentos expressivos em 2004, que pela primeira vez passam por nossa avaliação. A segunda passou de 2,09 para 1,95 (7%); a terceira, de 1,39 para 1,28 (8%); a quarta, de 1,03 para 0,93 (10%);
e a quinta, de 0,78 para 0,74 (5%). A primeira e o diferencial continuam os mesmos. As relações, as mesmas usadas no Fox, representam um passo adicional à mudança aplicada no Polo ainda em 2002, quando apenas a quarta e a quinta foram alongadas.

> A suspensão do Corsa traz vantagens importantes sobre a usada na geração anterior (o atual Classic) e na linha Celta/Prisma. A dianteira possui subchassi, que faz grande diferença na absorção de irregularidades, e ambos os eixos trazem estabilizador, que contém a inclinação da carroceria em curvas e, de outro lado, aumenta o conforto ao permitir o uso de molas mais macias. Vale notar que o Polo também traz esses recursos, exceto o estabilizador traseiro, e usa os mesmos esquemas de suspensão, McPherson à frente e eixo de torção atrás (saiba mais sobre estes e outros tipos).

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