Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Corsa: boa vantagem em desempenho com o motor 1,8, mas uma suspensão que poderia ser mais confortável

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Polo: agilidade com o motor 1,6, rodas de 15 pol e suspensão bem ajustada para conforto e estabilidade

Mecânica, comportamento
e segurança

Há bastante em comum entre os dois motores (saiba mais sobre técnica). Assim, a maior cilindrada do Corsa — 1,8 litro ante 1,6 — representa natural vantagem em potência e torque, que chegam a 114 cv e 17,7 m.kgf contra 103 cv e 14,5 m.kgf do Polo, ambos com uso de álcool. Como os pesos são quase iguais (apenas 4 kg a menos no VW), o motorista nota a vantagem do Corsa desde as baixas rotações, com uma desenvoltura que conquista qualquer um.

O Polo não fica muito atrás e tem desempenho bem adequado. Quem conheceu os primeiros anos-modelo, com suas relações de marcha bem curtas, percebe como o atual está mais longo e agradável, em patamar semelhante ao do Corsa. Nos dois, porém, o nível de ruído em altas rotações está acima do esperado em sua faixa de preço. A conhecida aspereza de funcionamento do motor da GM, por outro lado, melhorou muito no modelo 2006 e hoje está dentro dos padrões.

O Chevrolet mostrou-se bem superior em desempenho na simulação do Best Cars, seja em velocidade máxima, aceleração ou retomada. De 0 a 100 km/h levou cerca de dois segundos a menos e alcançou velocidade em torno de 15 km/h maior. Também foi um pouco melhor em consumo, quase um empate, exceto a 120 km/h, quando assume maior vantagem (veja os resultados e a análise completa).

O câmbio do Polo é primoroso nos engates, muito leves e precisos, o que tornam as mudanças de marcha um prazer. Está certamente no pódio entre os carros nacionais, junto dos Hondas Fit e Civic. O do Corsa, se não incomoda, fica bem atrás em precisão. A marcha à ré é aplicada da mesma forma nos dois, junto à primeira, o que requer o uso de anel-trava.

Os dois fabricantes acertaram a suspensão com vistas a um comportamento preciso nas curvas e inclinação contida da carroceria, mas o Corsa é algo desconfortável em piso irregular. Os pneus de perfil mais baixo do Polo (195/55-15 contra 185/60-14) deixam passar um pouco mais de aspereza, mas nada que incomode, sobretudo com os modernos Pirellis P7 agora em uso — era pior na avaliação feita em 2003, com Firestone Firehawk 700. E ambos transpõem lombadas com tranqüilidade.

A VW deixou de oferecer a assistência eletroidráulica na direção do Polo, que hoje usa um sistema hidráulico como o do Corsa — e funcionam bem, com peso correto em baixa e em alta velocidade. Também estão bem dimensionados os freios, com discos apenas à frente e opção de sistema antitravamento (ABS).

Os dois contam com faróis de duplo refletor e superfície complexa, unidades de neblina à frente e atrás e luz suplementar de freio. Apenas a GM inclui ajuste elétrico do facho dos faróis, mas são exclusivos do VW os repetidores laterais das luzes de direção e seu retrovisor esquerdo biconvexo supera por larga margem o plano do Corsa em campo visual. No restante a visibilidade é boa nos dois carros, com certa limitação para trás pela altura dos porta-malas. Bolsas infláveis frontais são disponíveis em ambos como opcional. O quinto ocupante dispõe de cinto de três pontos apenas no Corsa, e encosto de cabeça, só no Polo. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade