Saiba como anunciar
 
Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Quatro modos de aventura

Clique para ampliar a imagem

Minivan, utilitário esporte, perua ou hatch? Comparamos
estas opções de carros urbanos com espírito fora-de-estrada

Texto e fotos: Fabrício Samahá

A proposta não é nova — começou em 1999 com a Palio Adventure —, mas foi nos últimos dois anos que ela mais cresceu em interesse entre os brasileiros. São os carros "aventureiros", um modo charmoso de definir modelos que podem ir mais longe, mas não muito mais longe, que os carros comuns quando termina o asfalto. Embora não possuam tração nas quatro rodas, trazem suspensão elevada e pneus de perfil mais alto (em alguns casos do tipo uso-misto), para superar estradas de terra e trechos irregulares com mais robustez.

Se a Ford é a única a ter um legitimo utilitário esporte nessa categoria, o EcoSport, outras marcas buscaram alternativas para aproveitar a onda. A Volkswagen fez em 2005 o CrossFox, versão do hatch pequeno Fox. A Fiat, que já havia estendido a proposta da Palio Adventure ao furgão Doblò, aplicou-a no ano passado à minivan Idea. Ao mesmo tempo aparecia a Peugeot 206 Escapade, com receita idêntica à da Palio. Portanto, quatro configurações de carroceria em carros que têm muito em comum.

Por incrível que pareça, todos seguem a mesma proposta: modelos de cinco portas com capacidade de bagagem apenas razoável, voltados a solteiros, casais sem filhos ou mesmo pequenas famílias, com fins de uso urbano sobretudo, mas capazes de um fora-de-estrada leve e eventual. Com motores de 1,6 litro (exceto a Idea, que é 1,8) flexíveis em combustível, obtêm potência entre 101 e 114 cv, já considerado o uso de gasolina ou álcool. Também se parecem em porte, com variação de até 20 centímetros em comprimento e 7 cm na distância entre eixos.

Até em preço há equilíbrio. Se os valores básicos são bem diferentes, a faixa estreita-se ao se adicionar equipamentos em igualdade, já que os mais baratos cobram à parte itens que os mais caros têm de série. Na condição em que foram avaliados, o CrossFox custa R$ 62,8 mil; a Idea, R$ 62,4 mil; o EcoSport XLS, R$ 55,5 mil; e a 206, R$ 52,8 mil. Portanto, equilíbrio nos quatro "Ps" de nossos comparativos, o que surpreende ao se partir de carros tão diferentes em concepção. Continua

 
Fiat Idea Adventure 1,8 Flex
4,14 m 112/114 cv R$ 62.423
 
 
Peugeot 206 Escapade 1,6 16V Flex
4,02 m 110/113 cv R$ 52.800
 
Ford EcoSport XLS 1,6 Flex
4,22 m 105,2/111 cv R$ 55.563
 
 
Volkswagen CrossFox 1,6 Total Flex
4,09 m 101/103 cv R$ 62.860
Concepção e estilo
Conforto e conveniência
Mecânica, comportamento e segurança
Simulação de desempenho
Preços
Equipamentos de série e opcionais
Comentário técnico
Custo-benefício
Nossas notas
Ficha técnica
Garantia e assistência

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 13/1/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade