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As amplas lanternas ajudam na impressão de carro maior do novo Siena, mas a seção central da carroceria é a mesma desde o primeiro modelo, em 1998

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O projeto mais moderno do conjunto salta aos olhos no Fiesta, que chegou a um ótimo resultado com a adição do terceiro volume; as lanternas triangulares lembram as do Mondeo

Concepção e estilo

O Fiesta de quinta geração (leia história) é contemporâneo em termos mundiais, tendo sido lançado no Salão de Frankfurt de 2001. O novo modelo de três volumes foi desenvolvido aqui, já que os europeus não são adeptos desse formato em carros pequenos — a geração anterior também era exclusiva de países ditos emergentes, como Índia, México, África de Sul e Brasil. A versão nacional, mesmo a hatch, difere da européia no aspecto frontal e no recorte das portas, que na nossa não avança sobre o teto.

A linha Palio é também um projeto com olhos no Terceiro Mundo, destinado a países asiáticos, europeus do leste e sul-americanos — a Fiat italiana possui o Punto no mesmo segmento. O hatch nasceu aqui em 1996 e o sedã Siena dois anos depois, então produzido na Argentina. Foram remodelados na frente e na traseira para 2001 e há pouco para 2004, sem alterar o desenho da parte central (por isso não se pode falar em terceira geração).

Os desenhistas da Ford conseguiram um resultado brilhante no novo Fiesta, em que o porta-malas destacado combina com o restante da carroceria como se houvesse nascido com ela. As formas angulosas lembram as de Focus e Mondeo e agradaram muito à maioria dos que o viram, sendo um inegável atributo do carro. Nem mesmo a altura acima da média do hatch de que deriva prejudicou sua harmonia. O mesmo não pode ser dito do Siena: embora a recente remodelação tenha sido bem aceita pela maior parte dos que ouvimos, conferindo-lhe ar de carro maior, há relativa dissonância entre a frente "nervosa", a traseira "limpa" e as laterais mantidas do primeiro modelo.

O Fiesta não exibe aerodinâmica das melhores para um projeto tão recente, com Cx de 0,36 (como comparação, há 20 anos o Escort já tinha 0,38). O do Siena não é informado, mas deve estar próximo ao de 0,33 divulgado para o primeiro Palio, tendo ainda a vantagem da menor área frontal.

Conforto e conveniência

Se por fora o Fiesta conquista, por dentro ele decepciona. A excessiva redução de custos promovida pela Ford nesta geração levou a um acabamento precário que salta aos olhos, com plásticos rígidos, encaixes imperfeitos, parafusos à mostra (nos trilhos que fixam os bancos, por exemplo) e comandos duros e de aparência frágil, como os de ventilação. E não se pode dizer que tenha havido evolução desde 2002. Continua

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