Best Cars Web Site
Comparativo Completo
A Idea colocada à prova

Clique para ampliar a imagem

A minivan da Fiat enfrenta os concorrentes da GM e da
Honda na faixa de preço que começa em R$ 50 mil

Chevrolet Meriva Premium
1,8 Flexpower
Fiat Idea HLX
1,8 Flex
Honda Fit EX
1,5 16V VTEC
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Com a versão EX 1,5 o Fit torna-se mais próximo das minivans em preço e potência, embora seja considerado pelo BCWS um hatchback

A Fiat levou mais de seis anos, desde a inauguração do segmento de minivans compactas (pela Scénic, em abril de 1999), para lançar a sua no Brasil. E o fez logo com a mais compacta da categoria, a Idea, que chega para fazer o elo entre as menores minivans — como a própria Scénic e a Meriva — e os carros pequenos em formato monovolume, como o VW Fox e o Honda Fit.

Como o leitor assíduo do BCWS já sabe, para nós o Fit não é uma minivan e sim um hatchback — não é à toa que todos o chamam pelo masculino, e a Meriva, pelo feminino, a não ser a própria GM... A Idea, por seu formato e sobretudo altura, coloca-se também entre as minivans, mas com dimensões que ficam a meio-caminho entre o modelo da Honda e o da Chevrolet. Atendido o fator porte e somado à similaridade em potência e proposta, não resta dúvida de que um comparativo pode ser feito entre os três.

Um fator decisivo para isso foi o lançamento do Fit EX, com motor de 1,5 litro e 105 cv, em março passado. Ao contrário da versão LXL de 1,35 litro e 80 cv, que resulta em grande disparidade de potência, a opção de topo é bem mais coerente com as duas minivans, que compartilham o motor 1,8 flexível em combustível de até 114 cv.

E quanto ao preço, o outro dos "quatro Ps"? O EX custa R$ 50,7 mil em pacote fechado, pois o único opcional é o câmbio de variação contínua (CVT), que deixamos de fora por não ser disponível nas oponentes. A Meriva Premium, versão superior, sai a R$ 52,8 mil sem opções, mas passa de R$ 60 mil com elas (agora apenas duas: arranjo de bancos FlexSpace e sistema de áudio). A Idea de 1,8 litro, HLX, começa com o menor preço dos três (R$ 46,7 mil), mas precisa de opcionais para se equivaler aos outros em equipamentos. A unidade avaliada chegava a R$ 60,4 mil e ainda não trazia as bolsas infláveis frontais, de série nos demais; por outro lado, tinha vários itens de conveniência, como veremos adiante. Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica
> Garantia e assistência

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 20/12/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade