Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Em busca de um ideal

Clique para ampliar a imagem

A Ford desenvolveu o EcoSport 4WD espelhando-se
no Toyota RAV4: como eles se saem frente a frente?

Ford EcoSport 4WD 2,0 16V Toyota RAV4 4WD 2,0 16V
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Em outubro do ano passado, enquanto transitava pela fábrica da Ford em Camaçari, BA durante o evento do Focus 2004, este editor notou algo de diferente: um EcoSport, com placas azuis de teste, sem o eixo traseiro de torção claramente visível nos modelos de tração dianteira então disponíveis. Era sem dúvida o "Eco" de tração integral — e, estacionado junto dele, um Toyota RAV4. A Ford usava o modelo japonês como referência para desenvolver e ajustar seu conjunto mecânico.

Tão logo o 4WD — como acabou sendo denominado — chegou a nossas mãos, aquela cena dentro do complexo baiano veio à memória. Aproveitando que o RAV4 recebeu alterações de estilo para este ano, o BCWS resolveu unir neste comparativo os dois utilitários esporte: o que serviu de parâmetro e o que buscou igualá-lo ou, quem sabe, superá-lo.

É preciso esclarecer que um dos "quatro Ps" de nossos comparativos não pôde ser atendido: preço.

Oferecido a salgados R$ 120,4 mil, o Toyota é nada menos que 79% mais caro que o Ford, que custa R$ 67,1 mil já com os bancos de couro, opcionais. Parte da diferença, claro, deve-se ao fato de um vir do Japão e outro sair dali de Camaçari, mas há também atributos no RAV4 que justificam — em parte — custar mais.

Os outros "Ps" não deixam dúvidas: não fosse pelo preço, seriam concorrentes muito diretos. Ambos têm a mesma proposta, de utilitário urbano com vocação para um fora-de-estrada leve; potências muito próximas, 143 cv no Ford e 150 no Toyota, extraídas de modernos motores de 2,0 litros e 16 válvulas; e porte praticamente igual, incluindo a distância entre eixos de 2,49 metros.

Equivalem-se, ainda, na concepção mecânica, da estrutura monobloco à suspensão traseira independente, passando pela tração integral permanente e sem reduzida — mas o japonês só é vendido hoje com câmbio automático, item ainda não disponível no nacional. Continua

A diferença de preços é enorme, mas de resto concorrem em proposta, porte e potência

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 22/6/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados