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Comparativo Completo

Pequenos com luxo de médios

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Desenvolvidos para mercados como o nosso, os sedãs
compactos de três marcas oferecem recursos de carros maiores

Chevrolet Corsa Sedan
Premium 1,8 Flexpower
Fiat Siena HLX
1,8 Flex
Volkswagen Polo
Sedan 1,6
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Dois deles têm maior cilindrada, 1,8 ante 1,6 litro, e motor flexível, mas o confronto ainda assim é equilibrado em porte, proposta, potência e preço

Poderíamos falar em carros para o Terceiro Mundo, não fosse o teor pejorativo que essa expressão carrega. Pois é a pura verdade: modelos pequenos de três volumes são raros nos países desenvolvidos, mas muito comuns naqueles ditos "em desenvolvimento". Da vizinha Argentina aos distantes Irã, Turquia, Índia e China, são esses os mercados almejados pelos fabricantes que aplicam um porta-malas saliente a seus hatchbacks compactos.

No caso brasileiro, existe uma explicação para seu sucesso. Foi-se o tempo em que um médio-grande – o Monza, entre 1984 e 1986 – conseguia ser líder do mercado. O brasileiro empobreceu, os carros estão mais caros (mesmo que alguns tentem nos convencer do contrário, apoiados na discutível conversão dos preços para dólares) e muita gente teve de descer de categoria, isto é, optar por um carro de menor porte no momento da troca.

É nesse contexto que entram os sedãs pequenos com certos luxos. Um segmento que contava com modestas opções há 20 anos – Chevette, Voyage, Oggi – tem hoje modelos modernos, com motores de até 2,0 litros e opcionais antes reservados a segmentos superiores, como bancos revestidos de couro, limpador de pára-brisa automático e rádio com MP3. Não são baratos, é verdade, mas oferecem conforto e desempenho próximos aos de automóveis maiores.

A recente reformulação do Siena levou o BCWS a compará-lo aos dois mais recentes adversários, Corsa e Polo Sedan. O segmento completa-se com o Clio e com o Fiesta Sedan, este em vias de substituição pela nova geração produzida em Camaçari, BA. Como o Polo 2,0 de 116 cv não estava disponível para avaliação, ficamos com a versão 1,6, algo inferior em potência aos demais: 101 cv, contra 109 do Corsa e 110 do Siena – estes rodando com álcool, pois são flexíveis em combustível.

Atendidos os critérios de porte, potência e proposta, vejamos como fica o último dos "quatro Ps" que determinam nossos comparativos – o preço. O Siena é claramente mais barato (R$ 32,5 mil) no modelo básico, mas vem "depenado", sem ar-condicionado e vários outros itens que nos outros são de série. Os mais equipados Corsa e Polo custam quase o mesmo, perto de R$ 40 mil. Com todos os opcionais, os três superam R$ 45 mil e o Fiat passa dos R$ 55 mil, graças à oferta de itens de que os demais não dispõem (veja relação de equipamentos e opcionais). Continua

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Data de publicação: 17/8/04

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