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Comparativo Completo

Dois modos de dizer sport-wagon

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Como marcas tão antagônicas quanto Volvo e
Alfa Romeo produzem desejáveis peruas esportivas

Alfa Romeo 156 SportWagon 2,0 T.S. Volvo V40 T4 2,0
Texto e fotos: Fabrício Samahá

A esposa fica indecisa entre uma minivan e um utilitário-esporte, enquanto suas preferências passam longe de tudo o que se pareça com furgões comerciais ou jipes. A solução para um consenso pode estar numa sport-wagon, uma perua esportiva.

Esse segmento está sendo redescoberto pelos americanos, que até há pouco só tinham olhos para veículos com mais de 1,6 metro de altura, mas sempre foi forte na Europa. No Brasil, à parte modelos menores com um certo apelo jovem, como Parati e Xsara Break, a oferta de peruas esportivas começa no A, com a Alfa Romeo 156 Sport Wagon, e chega ao V, de Volvo V40.

Clique para ampliar a imagem Rara iniciativa da Alfa Romeo no segmento de peruas, a 156 SW esbanja elegância. Os pequenos vidros traseiros e as lanternas afiladas concorrem para o ar encorpado e esportivo

Reuni-las para um comparativo parece absurdo à primeira vista. Um alfista não tem olhos para um Volvo, enquanto um apreciador dos carros suecos repudia os modelos italianos. Só que o mundo não se restringe a radicais apaixonados: há uma grande parcela de compradores do mercado de luxo que analisa friamente as opções e quer saber qual a melhor escolha -- e é para esses que as comparamos.

Paixões à parte, há muito em comum entre elas, como o porte (entreeixos de 2,55 m na Volvo e 2,59 m na Alfa, comprimentos semelhantes) e o preço. Para maior equilíbrio em potência e preço, a V40 deveria ser a versão intermediária chamada 2.0T, de 165 cv (12 a mais que a 156) e R$ 96.750, mas a Volvo não a possui para avaliação da imprensa. Assim, ficamos com a T4 de 200 cv, penalizada em preço (veja valores), mas com previsível vantagem em desempenho.

Concepção e estilo   A série 40 da Volvo (sedã S40 e perua V40) é uma veterana no mercado mundial, tendo sido lançada em 1995 e recebido retoques em 2001. Esses modelos são produzidos na Holanda em uma associação (Nedcar) entre a marca, a Mitsubishi e o governo local -- e por isso criticados pelos puristas, que exigem procedência sueca de um Volvo. Os Alfas 156 são mais recentes: o sedã surgiu em 1997 e a perua em 2000. Também já sofreram pequenas mudanças (saiba mais), mas ainda não introduzidas aqui.

A série 40 inaugurou a renovação de estilo da Volvo nos últimos anos. A perua V40 tem estilo dos mais harmoniosos e ainda atual, mas não consegue competir em beleza com a 156
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A V40 é um símbolo da renovação de estilo da Volvo nos últimos anos, com suas formas arredondadas e a traseira muito atraente -- embora a frente ainda seja um tanto retilínea e austera. Por melhor que fosse, porém, seria difícil competir em beleza com a 156 Sport Wagon, uma das mais belas peruas que o mundo já viu.

Rara iniciativa da marca no segmento de peruas (a última foi a 33, há cerca de uma década), a Alfa cativa pelo todo e pelos detalhes: o "escudo" da marca avançando sobre o espaço da placa dianteira, os vincos no capô e nos pára-lamas, os faróis e lanternas de perfil baixo e -- marcas registradas dos 156 -- as maçanetas traseiras ocultas junto à janela, enquanto as dianteiras têm estilo nostálgico. Se a V40 transmite solidez com um tempero esportivo, a 156 é puramente sport-wagon.
Continua

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Data de publicação deste artigo: 28/5/02

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